OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185 |
Resumo: | Este estudo é recorte de um estudo maior, que integra uma pesquisa de Mestrado Profissional, em Educação, iniciada em 2019, ainda andamento, sobre as perspectivas do ensino da matemática. O presente artigo, apresenta recorte que versou sobre o modo como os recursos tecnológicos estariam sendo utilizados. Cabe observar que a coleta e análises se deram antes de adentrarmos no período pandêmico. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, foram analisadas dissertações publicadas nos últimos cinco anos (2015-2020) nos Programas de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação. Como aporte teórico o estudo contou com D’ambrosio, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva e Lévy. Os resultados evidenciam a necessidade de propostas curriculares nas escolas de educação básica que busquem o desenvolvimento da matemática de forma criativa e que possa ser estimulada por meio de situações de investigação que conectem a matemática com a realidade. |
id |
FURG-12_a8e5a18273517605520600b7e3951d77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13185 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos?Este estudo é recorte de um estudo maior, que integra uma pesquisa de Mestrado Profissional, em Educação, iniciada em 2019, ainda andamento, sobre as perspectivas do ensino da matemática. O presente artigo, apresenta recorte que versou sobre o modo como os recursos tecnológicos estariam sendo utilizados. Cabe observar que a coleta e análises se deram antes de adentrarmos no período pandêmico. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, foram analisadas dissertações publicadas nos últimos cinco anos (2015-2020) nos Programas de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação. Como aporte teórico o estudo contou com D’ambrosio, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva e Lévy. Os resultados evidenciam a necessidade de propostas curriculares nas escolas de educação básica que busquem o desenvolvimento da matemática de forma criativa e que possa ser estimulada por meio de situações de investigação que conectem a matemática com a realidade.Lepidus2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1318510.14295/rds.v24i2.13185Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 139-1531809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185/10207Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Maiara BuenoMonteiro Lemos, Sandra 2024-02-28T21:09:18Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13185Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-28T21:09:18Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos? |
title |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos? |
spellingShingle |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos? do Nascimento, Maiara Bueno |
title_short |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos? |
title_full |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos? |
title_fullStr |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos? |
title_full_unstemmed |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos? |
title_sort |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS USADOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: o que dizem os estudos? |
author |
do Nascimento, Maiara Bueno |
author_facet |
do Nascimento, Maiara Bueno Monteiro Lemos, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro Lemos, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Maiara Bueno Monteiro Lemos, Sandra |
description |
Este estudo é recorte de um estudo maior, que integra uma pesquisa de Mestrado Profissional, em Educação, iniciada em 2019, ainda andamento, sobre as perspectivas do ensino da matemática. O presente artigo, apresenta recorte que versou sobre o modo como os recursos tecnológicos estariam sendo utilizados. Cabe observar que a coleta e análises se deram antes de adentrarmos no período pandêmico. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, foram analisadas dissertações publicadas nos últimos cinco anos (2015-2020) nos Programas de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação. Como aporte teórico o estudo contou com D’ambrosio, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva e Lévy. Os resultados evidenciam a necessidade de propostas curriculares nas escolas de educação básica que busquem o desenvolvimento da matemática de forma criativa e que possa ser estimulada por meio de situações de investigação que conectem a matemática com a realidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185 10.14295/rds.v24i2.13185 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v24i2.13185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13185/10207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 24 n. 2 (2022): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ; 139-153 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938472370176 |