PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9063
Resumo: Resumo: Alinhado à expansão do número de academias de ginástica no Brasil, surgiu um novo produto no mercado do fitness: as franquias de programas de aulas pré-coreografadas. Diante desse cenário, o artigo buscou identificar o que leva um professor de Educação Física a se tornar um franqueado, bem como discutir possíveis interfaces entre sua atuação profissional e a formação inicial. Entrevistas foram realizadas com cinco profissionais de Educação Física com formação em licenciatura, franqueados a um programa de aulas pré-coreografadas e atuantes com a modalidade a que são franqueados no momento da pesquisa. Concluímos que as principais motivações para se tornar um franqueado são o gosto pessoal pela dança, as experiências sociocorporais anteriores à formação inicial, o suporte fornecido pela franquia e o marketing disponibilizado pela mesma. Isto afeta a atuação profissional no sentido de sua responsabilização por se manter atualizado e atuante no mercado recrutando um público-alvo.
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