PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9063 |
Resumo: | Resumo: Alinhado à expansão do número de academias de ginástica no Brasil, surgiu um novo produto no mercado do fitness: as franquias de programas de aulas pré-coreografadas. Diante desse cenário, o artigo buscou identificar o que leva um professor de Educação Física a se tornar um franqueado, bem como discutir possíveis interfaces entre sua atuação profissional e a formação inicial. Entrevistas foram realizadas com cinco profissionais de Educação Física com formação em licenciatura, franqueados a um programa de aulas pré-coreografadas e atuantes com a modalidade a que são franqueados no momento da pesquisa. Concluímos que as principais motivações para se tornar um franqueado são o gosto pessoal pela dança, as experiências sociocorporais anteriores à formação inicial, o suporte fornecido pela franquia e o marketing disponibilizado pela mesma. Isto afeta a atuação profissional no sentido de sua responsabilização por se manter atualizado e atuante no mercado recrutando um público-alvo. |
id |
FURG-12_b4aa384cb5c0f4998dc1398eb4ace15f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9063 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONALeducação físicaginástica de academiaprogramas de ginásticaResumo: Alinhado à expansão do número de academias de ginástica no Brasil, surgiu um novo produto no mercado do fitness: as franquias de programas de aulas pré-coreografadas. Diante desse cenário, o artigo buscou identificar o que leva um professor de Educação Física a se tornar um franqueado, bem como discutir possíveis interfaces entre sua atuação profissional e a formação inicial. Entrevistas foram realizadas com cinco profissionais de Educação Física com formação em licenciatura, franqueados a um programa de aulas pré-coreografadas e atuantes com a modalidade a que são franqueados no momento da pesquisa. Concluímos que as principais motivações para se tornar um franqueado são o gosto pessoal pela dança, as experiências sociocorporais anteriores à formação inicial, o suporte fornecido pela franquia e o marketing disponibilizado pela mesma. Isto afeta a atuação profissional no sentido de sua responsabilização por se manter atualizado e atuante no mercado recrutando um público-alvo.Lepidus2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/906310.14295/rds.v21i1.9063Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 40-521809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9063/7434Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, ElinaFreitas, Gustavo2020-07-06T14:11:17Zoai:periodicos.furg.br:article/9063Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-07-06T14:11:17Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
title |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL Oliveira, Elina educação física ginástica de academia programas de ginástica |
title_short |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
title_sort |
PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRANQUEADOS A PROGRAMAS DE AULAS PRÉ-COREOGRAFADAS: MOTIVAÇÕES, RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
author |
Oliveira, Elina |
author_facet |
Oliveira, Elina Freitas, Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Gustavo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Elina Freitas, Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação física ginástica de academia programas de ginástica |
topic |
educação física ginástica de academia programas de ginástica |
description |
Resumo: Alinhado à expansão do número de academias de ginástica no Brasil, surgiu um novo produto no mercado do fitness: as franquias de programas de aulas pré-coreografadas. Diante desse cenário, o artigo buscou identificar o que leva um professor de Educação Física a se tornar um franqueado, bem como discutir possíveis interfaces entre sua atuação profissional e a formação inicial. Entrevistas foram realizadas com cinco profissionais de Educação Física com formação em licenciatura, franqueados a um programa de aulas pré-coreografadas e atuantes com a modalidade a que são franqueados no momento da pesquisa. Concluímos que as principais motivações para se tornar um franqueado são o gosto pessoal pela dança, as experiências sociocorporais anteriores à formação inicial, o suporte fornecido pela franquia e o marketing disponibilizado pela mesma. Isto afeta a atuação profissional no sentido de sua responsabilização por se manter atualizado e atuante no mercado recrutando um público-alvo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9063 10.14295/rds.v21i1.9063 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9063 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v21i1.9063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/9063/7434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 1 (2019); 40-52 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941381120000 |