As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Susana Schneid
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905
Resumo: Este ensaio explora as potências democráticas, especialmente, com relação à Educação Física escolar, das políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio (EM) no século XXI. Faz-se um levantamento histórico até à entrada na Democracia Nacional (1988) e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), explanando-se o seio político-educativo consolidado nos anos 2000 com as gestões petistas Lula e Dilma, que consolidaram os objetos focos desta análise: o Decreto 5.154 (2004), o Programa de EM Inovador (2009), Diretrizes Curriculares (2012) e o Pacto Nacional de Fortalecimento do EM (2013).
id FURG-12_b5d02754e07cdc6e513638288d24ec7a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5905
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXIEnsino médioPolíticas educacionaisEducação FísicaEste ensaio explora as potências democráticas, especialmente, com relação à Educação Física escolar, das políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio (EM) no século XXI. Faz-se um levantamento histórico até à entrada na Democracia Nacional (1988) e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), explanando-se o seio político-educativo consolidado nos anos 2000 com as gestões petistas Lula e Dilma, que consolidaram os objetos focos desta análise: o Decreto 5.154 (2004), o Programa de EM Inovador (2009), Diretrizes Curriculares (2012) e o Pacto Nacional de Fortalecimento do EM (2013).Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 107-1201809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905/3648Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessScherer, Susana Schneid2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5905Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI
title As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI
spellingShingle As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI
Scherer, Susana Schneid
Ensino médio
Políticas educacionais
Educação Física
title_short As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI
title_full As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI
title_fullStr As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI
title_full_unstemmed As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI
title_sort As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI
author Scherer, Susana Schneid
author_facet Scherer, Susana Schneid
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Susana Schneid
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Políticas educacionais
Educação Física
topic Ensino médio
Políticas educacionais
Educação Física
description Este ensaio explora as potências democráticas, especialmente, com relação à Educação Física escolar, das políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio (EM) no século XXI. Faz-se um levantamento histórico até à entrada na Democracia Nacional (1988) e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), explanando-se o seio político-educativo consolidado nos anos 2000 com as gestões petistas Lula e Dilma, que consolidaram os objetos focos desta análise: o Decreto 5.154 (2004), o Programa de EM Inovador (2009), Diretrizes Curriculares (2012) e o Pacto Nacional de Fortalecimento do EM (2013).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905/3648
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 107-120
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940969029632