As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905 |
Resumo: | Este ensaio explora as potências democráticas, especialmente, com relação à Educação Física escolar, das políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio (EM) no século XXI. Faz-se um levantamento histórico até à entrada na Democracia Nacional (1988) e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), explanando-se o seio político-educativo consolidado nos anos 2000 com as gestões petistas Lula e Dilma, que consolidaram os objetos focos desta análise: o Decreto 5.154 (2004), o Programa de EM Inovador (2009), Diretrizes Curriculares (2012) e o Pacto Nacional de Fortalecimento do EM (2013). |
id |
FURG-12_b5d02754e07cdc6e513638288d24ec7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5905 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXIEnsino médioPolíticas educacionaisEducação FísicaEste ensaio explora as potências democráticas, especialmente, com relação à Educação Física escolar, das políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio (EM) no século XXI. Faz-se um levantamento histórico até à entrada na Democracia Nacional (1988) e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), explanando-se o seio político-educativo consolidado nos anos 2000 com as gestões petistas Lula e Dilma, que consolidaram os objetos focos desta análise: o Decreto 5.154 (2004), o Programa de EM Inovador (2009), Diretrizes Curriculares (2012) e o Pacto Nacional de Fortalecimento do EM (2013).Lepidus2016-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 107-1201809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905/3648Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessScherer, Susana Schneid2018-11-08T18:38:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5905Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI |
title |
As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI |
spellingShingle |
As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI Scherer, Susana Schneid Ensino médio Políticas educacionais Educação Física |
title_short |
As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI |
title_full |
As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI |
title_fullStr |
As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI |
title_full_unstemmed |
As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI |
title_sort |
As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI |
author |
Scherer, Susana Schneid |
author_facet |
Scherer, Susana Schneid |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Susana Schneid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Políticas educacionais Educação Física |
topic |
Ensino médio Políticas educacionais Educação Física |
description |
Este ensaio explora as potências democráticas, especialmente, com relação à Educação Física escolar, das políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio (EM) no século XXI. Faz-se um levantamento histórico até à entrada na Democracia Nacional (1988) e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), explanando-se o seio político-educativo consolidado nos anos 2000 com as gestões petistas Lula e Dilma, que consolidaram os objetos focos desta análise: o Decreto 5.154 (2004), o Programa de EM Inovador (2009), Diretrizes Curriculares (2012) e o Pacto Nacional de Fortalecimento do EM (2013). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5905/3648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2015: Edição Especial; 107-120 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940969029632 |