REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Caroline Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327
Resumo: O presente estudo trata dos processos educativos que ocorrem em instituições de ensino não escolares e teve como objetivos compreender como se organizam os projetos pedagógicos e atividades desenvolvidas nesses espaços de educação e compreender as representações que educadores constroem acerca da educação não escolar. Para tanto, realizamos um estudo descritivo por meio de observações, diários de campo e questionários com educadores sociais em duas instituições de Porto Alegre. Assim, compreendemos as particularidades desses locais de educação não escolar. São espaços que ofertam uma diversidade de oficinas, buscam complementar o ensino escolar, além de acolher as crianças e suas famílias. Apesar da singularidade das instituições de educação não escolar, encontra-se uma certa aproximação com a organização e ações das escolas regulares.
id FURG-12_c7651be7a21f77a6c2389019b2607db3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11327
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAREducaçãoEducação não-escolarEducação integralProfessoresO presente estudo trata dos processos educativos que ocorrem em instituições de ensino não escolares e teve como objetivos compreender como se organizam os projetos pedagógicos e atividades desenvolvidas nesses espaços de educação e compreender as representações que educadores constroem acerca da educação não escolar. Para tanto, realizamos um estudo descritivo por meio de observações, diários de campo e questionários com educadores sociais em duas instituições de Porto Alegre. Assim, compreendemos as particularidades desses locais de educação não escolar. São espaços que ofertam uma diversidade de oficinas, buscam complementar o ensino escolar, além de acolher as crianças e suas famílias. Apesar da singularidade das instituições de educação não escolar, encontra-se uma certa aproximação com a organização e ações das escolas regulares.Lepidus2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1132710.14295/rds.v21i2.11327Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 45-591809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327/7607https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327/8291Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Caroline SilvaWittizorecki, Elisandro Schultz2020-08-07T14:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/11327Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-08-07T14:59:11Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
title REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
spellingShingle REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
Pinheiro, Caroline Silva
Educação
Educação não-escolar
Educação integral
Professores
title_short REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
title_full REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
title_fullStr REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
title_sort REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
author Pinheiro, Caroline Silva
author_facet Pinheiro, Caroline Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Caroline Silva
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação não-escolar
Educação integral
Professores
topic Educação
Educação não-escolar
Educação integral
Professores
description O presente estudo trata dos processos educativos que ocorrem em instituições de ensino não escolares e teve como objetivos compreender como se organizam os projetos pedagógicos e atividades desenvolvidas nesses espaços de educação e compreender as representações que educadores constroem acerca da educação não escolar. Para tanto, realizamos um estudo descritivo por meio de observações, diários de campo e questionários com educadores sociais em duas instituições de Porto Alegre. Assim, compreendemos as particularidades desses locais de educação não escolar. São espaços que ofertam uma diversidade de oficinas, buscam complementar o ensino escolar, além de acolher as crianças e suas famílias. Apesar da singularidade das instituições de educação não escolar, encontra-se uma certa aproximação com a organização e ações das escolas regulares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327
10.14295/rds.v21i2.11327
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327
identifier_str_mv 10.14295/rds.v21i2.11327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327/7607
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327/8291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 45-59
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941409431552