REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327 |
Resumo: | O presente estudo trata dos processos educativos que ocorrem em instituições de ensino não escolares e teve como objetivos compreender como se organizam os projetos pedagógicos e atividades desenvolvidas nesses espaços de educação e compreender as representações que educadores constroem acerca da educação não escolar. Para tanto, realizamos um estudo descritivo por meio de observações, diários de campo e questionários com educadores sociais em duas instituições de Porto Alegre. Assim, compreendemos as particularidades desses locais de educação não escolar. São espaços que ofertam uma diversidade de oficinas, buscam complementar o ensino escolar, além de acolher as crianças e suas famílias. Apesar da singularidade das instituições de educação não escolar, encontra-se uma certa aproximação com a organização e ações das escolas regulares. |
id |
FURG-12_c7651be7a21f77a6c2389019b2607db3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11327 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAREducaçãoEducação não-escolarEducação integralProfessoresO presente estudo trata dos processos educativos que ocorrem em instituições de ensino não escolares e teve como objetivos compreender como se organizam os projetos pedagógicos e atividades desenvolvidas nesses espaços de educação e compreender as representações que educadores constroem acerca da educação não escolar. Para tanto, realizamos um estudo descritivo por meio de observações, diários de campo e questionários com educadores sociais em duas instituições de Porto Alegre. Assim, compreendemos as particularidades desses locais de educação não escolar. São espaços que ofertam uma diversidade de oficinas, buscam complementar o ensino escolar, além de acolher as crianças e suas famílias. Apesar da singularidade das instituições de educação não escolar, encontra-se uma certa aproximação com a organização e ações das escolas regulares.Lepidus2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1132710.14295/rds.v21i2.11327Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 45-591809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327/7607https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327/8291Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Caroline SilvaWittizorecki, Elisandro Schultz2020-08-07T14:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/11327Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-08-07T14:59:11Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR |
title |
REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR Pinheiro, Caroline Silva Educação Educação não-escolar Educação integral Professores |
title_short |
REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR |
title_full |
REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR |
author |
Pinheiro, Caroline Silva |
author_facet |
Pinheiro, Caroline Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Caroline Silva Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação não-escolar Educação integral Professores |
topic |
Educação Educação não-escolar Educação integral Professores |
description |
O presente estudo trata dos processos educativos que ocorrem em instituições de ensino não escolares e teve como objetivos compreender como se organizam os projetos pedagógicos e atividades desenvolvidas nesses espaços de educação e compreender as representações que educadores constroem acerca da educação não escolar. Para tanto, realizamos um estudo descritivo por meio de observações, diários de campo e questionários com educadores sociais em duas instituições de Porto Alegre. Assim, compreendemos as particularidades desses locais de educação não escolar. São espaços que ofertam uma diversidade de oficinas, buscam complementar o ensino escolar, além de acolher as crianças e suas famílias. Apesar da singularidade das instituições de educação não escolar, encontra-se uma certa aproximação com a organização e ações das escolas regulares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327 10.14295/rds.v21i2.11327 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v21i2.11327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327/7607 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11327/8291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 45-59 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941409431552 |