POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA E SEUS REFLEXOS NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louzada, Maria Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MOREIRA, Cristiane Hoffmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11675
Resumo: Neste artigo, pretende-se mostrar, através de uma pesquisa teórica e empírica, a expansão do Ensino a Distância – EaD no ensino superior brasileiro, assinalando seu marco regulatório na LDBEN/1996. Discorre-se sobre a evolução no número de matrículas nesta modalidade, como também, sobre as estratégias utilizadas, as ações governamentais, as políticas implementadas e a influência dos organismos internacionais que desencadearam a expansão do EaD. Objetiva-se contextualizar o caminho das políticas públicas que favoreceram a expansão da educação a distância. As informações de embasamento teórico-prático do artigo foram desenvolvidas a partir da realização de pesquisa bibliográfica e de fontes documentais. A consciência coletiva, cada vez mais, procura o avanço tecnológico e curricular na educação, visto que temos a sensação de que a educação caminha lentamente, considerando os avanços e as perspectivas cientificas tecnológicas na sociedade contemporânea. Isso se deve, não só por conta das informações que circulam na sociedade globalizada, mas também porque há uma expectativa de aproximar a educação desse movimento. Decorrente desse fato, esta proposta de pesquisa se justifica pela existência de inferências quanto ao reflexo das políticas públicas no desenvolvimento do Ensino a Distância. Logo, é possível constatar que mesmo o ensino presencial prevalecendo no número de matrículas, o EaD alcançou um crescimento maior.
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