Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Kelly Aparecida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194263
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
id UFSC_2229bcc74469518d2baeab483b106575
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/194263
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGomes, Kelly AparecidaCatapan, Araci Hack2019-03-28T17:02:16Z2019-03-28T17:02:16Z2018356421https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194263Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.O entendimento das controvérsias entre a educação presencial e a educação a distância pode superar a dicotomia que ainda se sustenta entre o presencial-virtual, pela potencialidade de um acoplamento estrutural implícito nessa organização (MATURANA; VARELA, 1997, 2001). Essa possibilidade de acoplamento presencial-virtual na educação superior está implícita nas políticas públicas instituídas pelo governo brasileiro por meio das Portarias nº. 2.253/2002, nº. 4.059/2004 e nº. 1.134/2016, popularmente conhecida como política de 20% a distância , que autoriza a oferta de atividades ou disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais. O objetivo desta tese é mapear as controvérsias que emergem entre os actantes envolvidos na implementação dessa política, actantes entendidos aqui na perspectiva da Teoria Ator-Rede (LATOUR 1994, 2012; LEMOS, 2013). Aplica-se a proposta metodológica dessa teoria, a cartografia de controvérsias (VENTURINI, 2010; 2012) para mapear os conflitos e embates que emergem entre actantes na implementação dessa política nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras, mais especificamente nas IES do Estado de Santa Catarina que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE. Para perseguir os rastros dos actantes imersos na rede de associações estudada, elege-se a abordagem mista de investigação, por meio da estratégia aninhada concomitante de Creswell (2007). Esta estratégia é pertinente quando se busca perspectivas mais amplas na coleta de dados, usando técnicas e métodos diferentes de investigação. Para o rastreamento dos actantes foram eleitas três instrumentos de coleta de pesquisa: entrevistas semiestruturadas com os gestores das IES, grupos focais com professores e estudantes; formulário baseado em escala de diferencial semântico aplicado a professores e estudantes. Com base nas controvérsias mapeadas entre os actantes, identificou-se que o processo de acoplamento presencial-virtual está em construção, predominando ainda entre os actantes a ideia de separação entre educação presencial e educação a distância. A análise dos rastros deixados pelos actantes possibilitou a construção de um diagrama de controvérsias que pode contribuir com IES na construção, organização e implementação dessa política para a melhoria dos projetos em andamento.Abstract :The understanding of the controversies between face-to-face education and distance education can overcome the dichotomy that still holds between virtual presence and the potential of a structural coupling implicit in this organization (MATURANA; VARELA, 1997, 2001). This possibility of coupling - presential-virtual - in higher education is implicit in the public policies instituted by the Brazilian government through the Ordinances nº. 2.253/2002, nº. 4.059/2004 e nº. 1.134/2016, popularly known as a \"20% distance\" policy, which authorizes the provision of distance learning activities / disciplines in face-to-face degree course. The purpose of this thesis is to map the controversies that emerge among the actors involved in the implementation of this policy, actors understood here from the perspective of the Actor-Network Theory (LATOUR 1994, 2012; LEMOS, 2013). It is applied the methodological proposal of this theory, cartography of controversies (VENTURINI, 2010; 2012) to map the conflicts and conflicts that emerge between actants in the implementation of this policy in Brazilian higher education institutions, more specifically in the State HEIs of Santa Catarina that make up the Catarinense Association of Educational Foundations - ACAFE. To pursue the traces of the actants immersed in the network of associations studied, the mixed approach of investigation is chosen, through the concomitant nested strategy of Creswell (2007). This strategy is relevant when looking for broader perspectives in data collection, using different research techniques and methods. For the tracking of the actants, three research collection instruments were chosen: semi-structured interviews with the HEI managers, focus groups with teachers and students; form based on semantic differential scale applied to teachers and students. Based on the controversies mapped among the actants, it was identified that the process of virtual-face coupling is under construction, and the idea of separating between face-to-face and distance education predominates among actants. The analysis of the traces left by the actantes allowed the construction of a diagram of controversies that can contribute with HEI in the construction, organization and implementation of this policy for the improvement of projects in progress.256 p.| il., gráfs.porEducaçãoEnsino à distânciaEnsino superiorPolíticas públicasControvérsias na política de 20% a distância: a caixa-pretainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1334-T.pdfPEED1334-T.pdfapplication/pdf2615745https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/194263/1/PEED1334-T.pdf547a8444c514c8f5a6a2941c5d369fd1MD51123456789/1942632019-03-28 14:02:17.704oai:repositorio.ufsc.br:123456789/194263Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-03-28T17:02:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta
title Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta
spellingShingle Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta
Gomes, Kelly Aparecida
Educação
Ensino à distância
Ensino superior
Políticas públicas
title_short Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta
title_full Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta
title_fullStr Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta
title_full_unstemmed Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta
title_sort Controvérsias na política de 20% a distância: a caixa-preta
author Gomes, Kelly Aparecida
author_facet Gomes, Kelly Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Kelly Aparecida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Catapan, Araci Hack
contributor_str_mv Catapan, Araci Hack
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Ensino à distância
Ensino superior
Políticas públicas
topic Educação
Ensino à distância
Ensino superior
Políticas públicas
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-28T17:02:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-28T17:02:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194263
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 356421
identifier_str_mv 356421
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 256 p.| il., gráfs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/194263/1/PEED1334-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 547a8444c514c8f5a6a2941c5d369fd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804944970579968