Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hecktheuer, Luiz Felipe Alcantara, Silva, Méri Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5248
Resumo: O trabalho configura-se como um ensaio sobre Projetos Sociais Esportivos (PSE) na cidade de Rio Grande-RS. Seu objetivo é problematizar algumas “evidências” pelas quais tais iniciativas sociais reconhecem seu público-alvo: os vulneráveis. Para isso, assumimos a problematização enquanto possível movimento cartográfico orientador da abordagem aos PSE enquanto material analítico. Como resultados, destacamos o deslocamento do reconhecimento representativo dos vulneráveis dos PSE para uma lógica de produção de sentidos, o que nos possibilita suspeitar da existência do vulnerável como uma virtualidade que só tem seu sentido nas imprecisões que indicam a potencialidade do indivíduo ser o que ainda não é.
id FURG-12_de182f957f2ed672d8e12c7fd726d00b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5248
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerávelProjetos Sociais EsportivosVulneráveisProblematizaçãoO trabalho configura-se como um ensaio sobre Projetos Sociais Esportivos (PSE) na cidade de Rio Grande-RS. Seu objetivo é problematizar algumas “evidências” pelas quais tais iniciativas sociais reconhecem seu público-alvo: os vulneráveis. Para isso, assumimos a problematização enquanto possível movimento cartográfico orientador da abordagem aos PSE enquanto material analítico. Como resultados, destacamos o deslocamento do reconhecimento representativo dos vulneráveis dos PSE para uma lógica de produção de sentidos, o que nos possibilita suspeitar da existência do vulnerável como uma virtualidade que só tem seu sentido nas imprecisões que indicam a potencialidade do indivíduo ser o que ainda não é.Lepidus2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5248Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 362-3741809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5248/3242Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Arisson Vinícius LandgrafHecktheuer, Luiz Felipe AlcantaraSilva, Méri Santos2018-11-08T18:39:46Zoai:periodicos.furg.br:article/5248Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:39:46Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerável
title Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerável
spellingShingle Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerável
Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
Projetos Sociais Esportivos
Vulneráveis
Problematização
title_short Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerável
title_full Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerável
title_fullStr Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerável
title_full_unstemmed Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerável
title_sort Projetos sociais esportivos: entre o vir a ser e o ser vulnerável
author Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
author_facet Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
Hecktheuer, Luiz Felipe Alcantara
Silva, Méri Santos
author_role author
author2 Hecktheuer, Luiz Felipe Alcantara
Silva, Méri Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
Hecktheuer, Luiz Felipe Alcantara
Silva, Méri Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos Sociais Esportivos
Vulneráveis
Problematização
topic Projetos Sociais Esportivos
Vulneráveis
Problematização
description O trabalho configura-se como um ensaio sobre Projetos Sociais Esportivos (PSE) na cidade de Rio Grande-RS. Seu objetivo é problematizar algumas “evidências” pelas quais tais iniciativas sociais reconhecem seu público-alvo: os vulneráveis. Para isso, assumimos a problematização enquanto possível movimento cartográfico orientador da abordagem aos PSE enquanto material analítico. Como resultados, destacamos o deslocamento do reconhecimento representativo dos vulneráveis dos PSE para uma lógica de produção de sentidos, o que nos possibilita suspeitar da existência do vulnerável como uma virtualidade que só tem seu sentido nas imprecisões que indicam a potencialidade do indivíduo ser o que ainda não é.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5248
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5248/3242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2014: Edição Especial; 362-374
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940535967744