Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Méri Rosane Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148565
Resumo: Delimitado pelo tema da constituição recente das lutas como objeto desejado por currículos escolares e acadêmicos de Educação Física, este artigo tem por objetivo problematizar a produção das lutas enquanto um saber que tem merecido a dedicação de uma ordem discursiva acadêmica, científica e pedagógica. A partir de um movimento de pesquisa inspirado no referencial foucaultiano, foi ativado um exercício problematizador guiado por perguntas do tipo: como e por que as lutas se constituem enquanto parte do pensamento da Educação Física? Como resultado, pudemos observar as lutas enquanto o produto de capturas e processos inventivos que põem em funcionamento constantes práticas de significação acerca dos seus aspectos educativos. O destaque de alguns marcos constituintes dessa relação de pertencimento como a apropriação pelas correntes ginásticas e esportivas, sua inserção em currículos de formação e a disputa jurídica acerca de seu reconhecimento como mercado de trabalho, indicam processos descontínuos e contingentes pelos quais tais práticas se constituem em objeto de saber potente ao exercício de produção do conhecimento em Educação Física atualmente.
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