Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148565 |
Resumo: | Delimitado pelo tema da constituição recente das lutas como objeto desejado por currículos escolares e acadêmicos de Educação Física, este artigo tem por objetivo problematizar a produção das lutas enquanto um saber que tem merecido a dedicação de uma ordem discursiva acadêmica, científica e pedagógica. A partir de um movimento de pesquisa inspirado no referencial foucaultiano, foi ativado um exercício problematizador guiado por perguntas do tipo: como e por que as lutas se constituem enquanto parte do pensamento da Educação Física? Como resultado, pudemos observar as lutas enquanto o produto de capturas e processos inventivos que põem em funcionamento constantes práticas de significação acerca dos seus aspectos educativos. O destaque de alguns marcos constituintes dessa relação de pertencimento como a apropriação pelas correntes ginásticas e esportivas, sua inserção em currículos de formação e a disputa jurídica acerca de seu reconhecimento como mercado de trabalho, indicam processos descontínuos e contingentes pelos quais tais práticas se constituem em objeto de saber potente ao exercício de produção do conhecimento em Educação Física atualmente. |
id |
USP-35_5dafeeeb3d00ab51d3edc0ba0b26a626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/148565 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículoEducação Física; Currículo; Práticas de Significação; Problematização; Lutas.Delimitado pelo tema da constituição recente das lutas como objeto desejado por currículos escolares e acadêmicos de Educação Física, este artigo tem por objetivo problematizar a produção das lutas enquanto um saber que tem merecido a dedicação de uma ordem discursiva acadêmica, científica e pedagógica. A partir de um movimento de pesquisa inspirado no referencial foucaultiano, foi ativado um exercício problematizador guiado por perguntas do tipo: como e por que as lutas se constituem enquanto parte do pensamento da Educação Física? Como resultado, pudemos observar as lutas enquanto o produto de capturas e processos inventivos que põem em funcionamento constantes práticas de significação acerca dos seus aspectos educativos. O destaque de alguns marcos constituintes dessa relação de pertencimento como a apropriação pelas correntes ginásticas e esportivas, sua inserção em currículos de formação e a disputa jurídica acerca de seu reconhecimento como mercado de trabalho, indicam processos descontínuos e contingentes pelos quais tais práticas se constituem em objeto de saber potente ao exercício de produção do conhecimento em Educação Física atualmente.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14856510.11606/1807-5509201700030571Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 571-582Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 571-582Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 571-5821981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148565/146056Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Arisson Vinícius LandgrafSilva, Méri Rosane Santos da2019-03-17T14:28:25Zoai:revistas.usp.br:article/148565Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T14:28:25Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo |
title |
Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo |
spellingShingle |
Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf Educação Física; Currículo; Práticas de Significação; Problematização; Lutas. |
title_short |
Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo |
title_full |
Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo |
title_fullStr |
Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo |
title_full_unstemmed |
Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo |
title_sort |
Sobre invenções e capturas: lutas, educação física e currículo |
author |
Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf |
author_facet |
Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf Silva, Méri Rosane Santos da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Méri Rosane Santos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Arisson Vinícius Landgraf Silva, Méri Rosane Santos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física; Currículo; Práticas de Significação; Problematização; Lutas. |
topic |
Educação Física; Currículo; Práticas de Significação; Problematização; Lutas. |
description |
Delimitado pelo tema da constituição recente das lutas como objeto desejado por currículos escolares e acadêmicos de Educação Física, este artigo tem por objetivo problematizar a produção das lutas enquanto um saber que tem merecido a dedicação de uma ordem discursiva acadêmica, científica e pedagógica. A partir de um movimento de pesquisa inspirado no referencial foucaultiano, foi ativado um exercício problematizador guiado por perguntas do tipo: como e por que as lutas se constituem enquanto parte do pensamento da Educação Física? Como resultado, pudemos observar as lutas enquanto o produto de capturas e processos inventivos que põem em funcionamento constantes práticas de significação acerca dos seus aspectos educativos. O destaque de alguns marcos constituintes dessa relação de pertencimento como a apropriação pelas correntes ginásticas e esportivas, sua inserção em currículos de formação e a disputa jurídica acerca de seu reconhecimento como mercado de trabalho, indicam processos descontínuos e contingentes pelos quais tais práticas se constituem em objeto de saber potente ao exercício de produção do conhecimento em Educação Física atualmente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148565 10.11606/1807-5509201700030571 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148565 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201700030571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148565/146056 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 3 (2017); 571-582 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 3 (2017); 571-582 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 3 (2017); 571-582 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933679865856 |