O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, José Francisco Baroni
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868
Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa etnográfica que objetivou investigar como é compartilhado o saber circense nas aulas oferecidas pelo Circo Girassol. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que na práxis pedagógica do Girassol os artistas-professores primam por uma metodologia centrada no professor onde os malabarismos e acrobacias são transmitidas aos alunos a partir de uma didática da demonstração; os gestos são ensinados através de padrões de movimentos estabelecidos como modelares e corretos; o corpo é educado para uma postura da retidão.
id FURG-12_ed3592cf336f3b814b9b2617ab1ddf88
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3868
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagemEste artigo resulta de uma pesquisa etnográfica que objetivou investigar como é compartilhado o saber circense nas aulas oferecidas pelo Circo Girassol. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que na práxis pedagógica do Girassol os artistas-professores primam por uma metodologia centrada no professor onde os malabarismos e acrobacias são transmitidas aos alunos a partir de uma didática da demonstração; os gestos são ensinados através de padrões de movimentos estabelecidos como modelares e corretos; o corpo é educado para uma postura da retidão.Lepidus2014-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 2 (2013); 125-1391809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868/2704Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, José Francisco Baroni2018-11-08T18:40:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3868Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:40Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.
title O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.
spellingShingle O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.
Silveira, José Francisco Baroni
Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagem
title_short O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.
title_full O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.
title_fullStr O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.
title_full_unstemmed O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.
title_sort O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.
author Silveira, José Francisco Baroni
author_facet Silveira, José Francisco Baroni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, José Francisco Baroni
dc.subject.por.fl_str_mv Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagem
topic Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagem
description Este artigo resulta de uma pesquisa etnográfica que objetivou investigar como é compartilhado o saber circense nas aulas oferecidas pelo Circo Girassol. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que na práxis pedagógica do Girassol os artistas-professores primam por uma metodologia centrada no professor onde os malabarismos e acrobacias são transmitidas aos alunos a partir de uma didática da demonstração; os gestos são ensinados através de padrões de movimentos estabelecidos como modelares e corretos; o corpo é educado para uma postura da retidão.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868/2704
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 2 (2013); 125-139
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940435304448