O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868 |
Resumo: | Este artigo resulta de uma pesquisa etnográfica que objetivou investigar como é compartilhado o saber circense nas aulas oferecidas pelo Circo Girassol. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que na práxis pedagógica do Girassol os artistas-professores primam por uma metodologia centrada no professor onde os malabarismos e acrobacias são transmitidas aos alunos a partir de uma didática da demonstração; os gestos são ensinados através de padrões de movimentos estabelecidos como modelares e corretos; o corpo é educado para uma postura da retidão. |
id |
FURG-12_ed3592cf336f3b814b9b2617ab1ddf88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3868 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagemEste artigo resulta de uma pesquisa etnográfica que objetivou investigar como é compartilhado o saber circense nas aulas oferecidas pelo Circo Girassol. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que na práxis pedagógica do Girassol os artistas-professores primam por uma metodologia centrada no professor onde os malabarismos e acrobacias são transmitidas aos alunos a partir de uma didática da demonstração; os gestos são ensinados através de padrões de movimentos estabelecidos como modelares e corretos; o corpo é educado para uma postura da retidão.Lepidus2014-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 2 (2013); 125-1391809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868/2704Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, José Francisco Baroni2018-11-08T18:40:40Zoai:periodicos.furg.br:article/3868Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:40Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. |
title |
O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. |
spellingShingle |
O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. Silveira, José Francisco Baroni Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagem |
title_short |
O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. |
title_full |
O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. |
title_fullStr |
O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. |
title_full_unstemmed |
O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. |
title_sort |
O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. |
author |
Silveira, José Francisco Baroni |
author_facet |
Silveira, José Francisco Baroni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, José Francisco Baroni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagem |
topic |
Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagem |
description |
Este artigo resulta de uma pesquisa etnográfica que objetivou investigar como é compartilhado o saber circense nas aulas oferecidas pelo Circo Girassol. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que na práxis pedagógica do Girassol os artistas-professores primam por uma metodologia centrada no professor onde os malabarismos e acrobacias são transmitidas aos alunos a partir de uma didática da demonstração; os gestos são ensinados através de padrões de movimentos estabelecidos como modelares e corretos; o corpo é educado para uma postura da retidão. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868/2704 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 15 n. 2 (2013); 125-139 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940435304448 |