Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485
Resumo: Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
id UNICAMP-30_4eee673f0196498ebc0775c426a87a2c
oai_identifier_str oai::1080414
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escolaSharing circus pedagogical practices at schoolCircoArte e educaçãoAtividades circensesEducação básicaEducação física escolarCircusArt and educationCircus activitiesBasic educationPhysical educationOrientador: Marco Antonio Coelho BortoletoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O circo atrai a atenção de profissionais de áreas diversas, e cada vez mais de professores da educação física que atuam no âmbito da educação básica. É, especificamente no campo da pedagogia das atividades circenses, que notamos o crescente interesse dos professores da educação física pelo ensino das atividades circenses. De fato, estudos anteriores indicam que o professor consiste na "chave" que abre a porta para a entrada das atividades circenses na escola e, por isso, analisar a experiência deles parece ser um caminho interessante para aprofundar nossos saberes sobre essa área do conhecimento. Desse modo, esta pesquisa estudou diferentes casos visando analisar as práticas pedagógicas de professores no ensino formal. Tomamos como referência escolas brasileiras de ensino fundamental nas quais as atividades circenses são desenvolvidas regularmente, ressaltando as práticas pedagógicas e analisando-as conforme as particularidades de cada contexto. Realizamos um estudo de dois casos, nas cidades de Itatiba-SP e Belo Horizonte-MG respectivamente, conduzindo um estudo de campo que incluiu observações diretas das aulas e entrevistas em profundidade. As entrevistas foram realizadas com a professora de educação física e com a coordenadora pedagógica da escola de Itatiba; e com o professor de circo e tutora pedagógica da escola de Belo Horizonte. Destacamos que os dois casos se diferenciam principalmente em relação ao contexto, enquanto na primeira escola se aborda o circo como um dos conteúdos das aulas de educação física, na outra escola a prática é desenvolvida em uma disciplina específica. Em ambos os casos o/a professor(a) é o principal responsável pelo desenvolvimento das atividades circenses na escola, justificando-o fundamentalmente devido a relevância do circo como prática expressiva, embora a dimensão artística não seja abordada de modo continuado durante as aulas. Este estudo se soma a outros anteriores ressaltando a importância das atividades circenses para a educação integral na educação formalAbstract: The circus attracts the attention of professionals from different areas, above all, from physical education and basic education. It is specifically in the field of circus pedagogy that we note the growing interest of physical education teachers in the teaching of circus activities. In fact, previous studies indicate that the teacher is the "key" that opens the door to the entrance of circus activities in school and, therefore, analyzing their experience seems to be an important way to deepen our knowledge about this innovative area of knowledge. Thereby, this research studied different cases to analyze the pedagogical practices of teachers in formal education. In this sense, we take as reference Brazilian elementary schools in which circus activities are developed regularly, highlighting pedagogical practices and analyzing them according to the particularities of each context. We conducted a study of two cases, in the cities of Itatiba-SP and Belo Horizonte-MG respectively, conducting a field study that included direct observations of the classes and in-depth interviews. The interviews were carried out with the physical education teacher and with the pedagogical coordinator of the school in Itatiba; and with the teacher of circus and pedagogical tutor of the school in Belo Horizonte. In the organization and interpretation we categorize the data according to previous studies. We emphasize that the two cases differ mainly in relation to the context, while in the first school the circus is approached as one of the contents of the physical education classes, in the other school the practice is developed in a specific discipline. In both cases the teacher is mainly responsible for the development of circus activities in school, justifying it fundamentally because of the importance of the circus as expressive practice, although the artistic dimension is not approached in a continuous way during the lessons. This study joins previous ones, highlighting the importance of circus activities for integral education in formal educationMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação FísicaCNPQ130899/2017-8[s.n.]Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-Miranda, Rita de Cassia FernandesRamos, Glauco Nunes SoutoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardani, Leonora Tanasovici, 1992-20182018-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485CARDANI, Leonora Tanasovici. Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola. 2018. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080414Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-15T16:59:50Zoai::1080414Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-15T16:59:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
Sharing circus pedagogical practices at school
title Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
spellingShingle Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-
Circo
Arte e educação
Atividades circenses
Educação básica
Educação física escolar
Circus
Art and education
Circus activities
Basic education
Physical education
title_short Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
title_full Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
title_fullStr Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
title_full_unstemmed Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
title_sort Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
author Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-
author_facet Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Miranda, Rita de Cassia Fernandes
Ramos, Glauco Nunes Souto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardani, Leonora Tanasovici, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Circo
Arte e educação
Atividades circenses
Educação básica
Educação física escolar
Circus
Art and education
Circus activities
Basic education
Physical education
topic Circo
Arte e educação
Atividades circenses
Educação básica
Educação física escolar
Circus
Art and education
Circus activities
Basic education
Physical education
description Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485
CARDANI, Leonora Tanasovici. Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola. 2018. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485
identifier_str_mv CARDANI, Leonora Tanasovici. Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola. 2018. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080414
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189138592694272