Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485 |
Resumo: | Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto |
id |
UNICAMP-30_4eee673f0196498ebc0775c426a87a2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1080414 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escolaSharing circus pedagogical practices at schoolCircoArte e educaçãoAtividades circensesEducação básicaEducação física escolarCircusArt and educationCircus activitiesBasic educationPhysical educationOrientador: Marco Antonio Coelho BortoletoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O circo atrai a atenção de profissionais de áreas diversas, e cada vez mais de professores da educação física que atuam no âmbito da educação básica. É, especificamente no campo da pedagogia das atividades circenses, que notamos o crescente interesse dos professores da educação física pelo ensino das atividades circenses. De fato, estudos anteriores indicam que o professor consiste na "chave" que abre a porta para a entrada das atividades circenses na escola e, por isso, analisar a experiência deles parece ser um caminho interessante para aprofundar nossos saberes sobre essa área do conhecimento. Desse modo, esta pesquisa estudou diferentes casos visando analisar as práticas pedagógicas de professores no ensino formal. Tomamos como referência escolas brasileiras de ensino fundamental nas quais as atividades circenses são desenvolvidas regularmente, ressaltando as práticas pedagógicas e analisando-as conforme as particularidades de cada contexto. Realizamos um estudo de dois casos, nas cidades de Itatiba-SP e Belo Horizonte-MG respectivamente, conduzindo um estudo de campo que incluiu observações diretas das aulas e entrevistas em profundidade. As entrevistas foram realizadas com a professora de educação física e com a coordenadora pedagógica da escola de Itatiba; e com o professor de circo e tutora pedagógica da escola de Belo Horizonte. Destacamos que os dois casos se diferenciam principalmente em relação ao contexto, enquanto na primeira escola se aborda o circo como um dos conteúdos das aulas de educação física, na outra escola a prática é desenvolvida em uma disciplina específica. Em ambos os casos o/a professor(a) é o principal responsável pelo desenvolvimento das atividades circenses na escola, justificando-o fundamentalmente devido a relevância do circo como prática expressiva, embora a dimensão artística não seja abordada de modo continuado durante as aulas. Este estudo se soma a outros anteriores ressaltando a importância das atividades circenses para a educação integral na educação formalAbstract: The circus attracts the attention of professionals from different areas, above all, from physical education and basic education. It is specifically in the field of circus pedagogy that we note the growing interest of physical education teachers in the teaching of circus activities. In fact, previous studies indicate that the teacher is the "key" that opens the door to the entrance of circus activities in school and, therefore, analyzing their experience seems to be an important way to deepen our knowledge about this innovative area of knowledge. Thereby, this research studied different cases to analyze the pedagogical practices of teachers in formal education. In this sense, we take as reference Brazilian elementary schools in which circus activities are developed regularly, highlighting pedagogical practices and analyzing them according to the particularities of each context. We conducted a study of two cases, in the cities of Itatiba-SP and Belo Horizonte-MG respectively, conducting a field study that included direct observations of the classes and in-depth interviews. The interviews were carried out with the physical education teacher and with the pedagogical coordinator of the school in Itatiba; and with the teacher of circus and pedagogical tutor of the school in Belo Horizonte. In the organization and interpretation we categorize the data according to previous studies. We emphasize that the two cases differ mainly in relation to the context, while in the first school the circus is approached as one of the contents of the physical education classes, in the other school the practice is developed in a specific discipline. In both cases the teacher is mainly responsible for the development of circus activities in school, justifying it fundamentally because of the importance of the circus as expressive practice, although the artistic dimension is not approached in a continuous way during the lessons. This study joins previous ones, highlighting the importance of circus activities for integral education in formal educationMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação FísicaCNPQ130899/2017-8[s.n.]Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-Miranda, Rita de Cassia FernandesRamos, Glauco Nunes SoutoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardani, Leonora Tanasovici, 1992-20182018-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485CARDANI, Leonora Tanasovici. Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola. 2018. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080414Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-15T16:59:50Zoai::1080414Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-15T16:59:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola Sharing circus pedagogical practices at school |
title |
Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola |
spellingShingle |
Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola Cardani, Leonora Tanasovici, 1992- Circo Arte e educação Atividades circenses Educação básica Educação física escolar Circus Art and education Circus activities Basic education Physical education |
title_short |
Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola |
title_full |
Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola |
title_fullStr |
Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola |
title_full_unstemmed |
Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola |
title_sort |
Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola |
author |
Cardani, Leonora Tanasovici, 1992- |
author_facet |
Cardani, Leonora Tanasovici, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- Miranda, Rita de Cassia Fernandes Ramos, Glauco Nunes Souto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardani, Leonora Tanasovici, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circo Arte e educação Atividades circenses Educação básica Educação física escolar Circus Art and education Circus activities Basic education Physical education |
topic |
Circo Arte e educação Atividades circenses Educação básica Educação física escolar Circus Art and education Circus activities Basic education Physical education |
description |
Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-11-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485 CARDANI, Leonora Tanasovici. Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola. 2018. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485 |
identifier_str_mv |
CARDANI, Leonora Tanasovici. Compartilhando práticas pedagógicas do circo na escola. 2018. 1 recurso online (143 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635485. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080414 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (143 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189138592694272 |