A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Camila Borges, Finoqueto, Leila Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13638
Resumo: O artigo objetivou investigar as vivências, experiências do corpo e a corporeidade na Educação Infantil em tempo de pandemia e de ensino remoto emergencial sob a ótica de professores/as que atuam nesse nível de ensino na rede pública do município do Rio Grande/RS. Em se tratando de uma pesquisa qualitativa, os dados foram levantados por meio de questionário e de rodas de conversa que contaram com a participação de 45 professores/as e passaram pela análise, inspirada na Teoria Fundamentada nos Dados. O estudo evidenciou: a potência da presencialidade dos sentidos e dos corpos na Educação Infantil e a ampliação do repertório dos saberes docentes, uma vez que aos/as professores/as foi exigido recriar e ressignificar os processos pedagógicos, bem como suas condições de trabalho.
id FURG-12_f26518a68f744bb4d28c3f45f3abd709
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/13638
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE O artigo objetivou investigar as vivências, experiências do corpo e a corporeidade na Educação Infantil em tempo de pandemia e de ensino remoto emergencial sob a ótica de professores/as que atuam nesse nível de ensino na rede pública do município do Rio Grande/RS. Em se tratando de uma pesquisa qualitativa, os dados foram levantados por meio de questionário e de rodas de conversa que contaram com a participação de 45 professores/as e passaram pela análise, inspirada na Teoria Fundamentada nos Dados. O estudo evidenciou: a potência da presencialidade dos sentidos e dos corpos na Educação Infantil e a ampliação do repertório dos saberes docentes, uma vez que aos/as professores/as foi exigido recriar e ressignificar os processos pedagógicos, bem como suas condições de trabalho.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1363810.14295/rds.v23i2.13638Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: Educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas: discussões, situações políticas, implicações e efeitos curriculares; 139-1531809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13638/9547Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBersch, Ângela Adriane SchmidtRibeiro, Camila BorgesFinoqueto, Leila Cristiane 2022-05-12T13:59:35Zoai:periodicos.furg.br:article/13638Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-05-12T13:59:35Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE
title A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE
spellingShingle A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE
Bersch, Ângela Adriane Schmidt
title_short A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE
title_full A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE
title_fullStr A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE
title_sort A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS E CONSTÂNCIAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO PLANEJAMENTO DOCENTE
author Bersch, Ângela Adriane Schmidt
author_facet Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Ribeiro, Camila Borges
Finoqueto, Leila Cristiane
author_role author
author2 Ribeiro, Camila Borges
Finoqueto, Leila Cristiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bersch, Ângela Adriane Schmidt
Ribeiro, Camila Borges
Finoqueto, Leila Cristiane
description O artigo objetivou investigar as vivências, experiências do corpo e a corporeidade na Educação Infantil em tempo de pandemia e de ensino remoto emergencial sob a ótica de professores/as que atuam nesse nível de ensino na rede pública do município do Rio Grande/RS. Em se tratando de uma pesquisa qualitativa, os dados foram levantados por meio de questionário e de rodas de conversa que contaram com a participação de 45 professores/as e passaram pela análise, inspirada na Teoria Fundamentada nos Dados. O estudo evidenciou: a potência da presencialidade dos sentidos e dos corpos na Educação Infantil e a ampliação do repertório dos saberes docentes, uma vez que aos/as professores/as foi exigido recriar e ressignificar os processos pedagógicos, bem como suas condições de trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13638
10.14295/rds.v23i2.13638
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13638
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i2.13638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13638/9547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: Educação física escolar nas modalidades remotas e híbridas: discussões, situações políticas, implicações e efeitos curriculares; 139-153
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941657944064