PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rondini, Carina Alexandra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pedro, Ketilin Mayra, Duarte, Cláudia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085
Resumo: A pandemia da COVID-19 fez com que instituições de ensino do mundo inteiro adotassem o ensino remoto emergencial para dar continuidade ao ano letivo. Assim, os professores se reinventam todos os dias para dar continuidade as atividades pedagógicas. O período desafiador pode também ser promissor para a inovação da educação, indicando que as tecnologias digitais podem se tornar grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a concepção de professores acerca do momento revés em que a educação se encontra, e os desafios que a pandemia do COVID-19 impôs à sua práxis. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Paulo, que declararam estarem desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. Identificamos que apesar das dificuldades em transpor o ensino presencial para a modalidade remota e da utilização das TDIC, os docentes apontam o quando o momento pandêmico é desafiador e enriquecedor para a prática docente. Assim, as tecnologias digitais que eram utilizadas como recursos de apoio ao processo de aprendizagem, tornaram-se o artefato principal do ensino remoto.
id UNIT-2_3085433473da77ada5008c4a410f471d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9085
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTECovid-19. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Percepção dos Professores.A pandemia da COVID-19 fez com que instituições de ensino do mundo inteiro adotassem o ensino remoto emergencial para dar continuidade ao ano letivo. Assim, os professores se reinventam todos os dias para dar continuidade as atividades pedagógicas. O período desafiador pode também ser promissor para a inovação da educação, indicando que as tecnologias digitais podem se tornar grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a concepção de professores acerca do momento revés em que a educação se encontra, e os desafios que a pandemia do COVID-19 impôs à sua práxis. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Paulo, que declararam estarem desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. Identificamos que apesar das dificuldades em transpor o ensino presencial para a modalidade remota e da utilização das TDIC, os docentes apontam o quando o momento pandêmico é desafiador e enriquecedor para a prática docente. Assim, as tecnologias digitais que eram utilizadas como recursos de apoio ao processo de aprendizagem, tornaram-se o artefato principal do ensino remoto.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Pauloapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/908510.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 41-572316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRondini, Carina AlexandraPedro, Ketilin MayraDuarte, Cláudia dos Santos2020-11-18T19:37:45Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9085Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:10.885160Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE
title PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE
spellingShingle PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE
Rondini, Carina Alexandra
Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Percepção dos Professores.
title_short PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE
title_full PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE
title_fullStr PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE
title_full_unstemmed PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE
title_sort PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE
author Rondini, Carina Alexandra
author_facet Rondini, Carina Alexandra
Pedro, Ketilin Mayra
Duarte, Cláudia dos Santos
author_role author
author2 Pedro, Ketilin Mayra
Duarte, Cláudia dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rondini, Carina Alexandra
Pedro, Ketilin Mayra
Duarte, Cláudia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Percepção dos Professores.
topic Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Percepção dos Professores.
description A pandemia da COVID-19 fez com que instituições de ensino do mundo inteiro adotassem o ensino remoto emergencial para dar continuidade ao ano letivo. Assim, os professores se reinventam todos os dias para dar continuidade as atividades pedagógicas. O período desafiador pode também ser promissor para a inovação da educação, indicando que as tecnologias digitais podem se tornar grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a concepção de professores acerca do momento revés em que a educação se encontra, e os desafios que a pandemia do COVID-19 impôs à sua práxis. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Paulo, que declararam estarem desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. Identificamos que apesar das dificuldades em transpor o ensino presencial para a modalidade remota e da utilização das TDIC, os docentes apontam o quando o momento pandêmico é desafiador e enriquecedor para a prática docente. Assim, as tecnologias digitais que eram utilizadas como recursos de apoio ao processo de aprendizagem, tornaram-se o artefato principal do ensino remoto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Paulo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085
10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 41-57
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v10n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614921814016