PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 fez com que instituições de ensino do mundo inteiro adotassem o ensino remoto emergencial para dar continuidade ao ano letivo. Assim, os professores se reinventam todos os dias para dar continuidade as atividades pedagógicas. O período desafiador pode também ser promissor para a inovação da educação, indicando que as tecnologias digitais podem se tornar grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a concepção de professores acerca do momento revés em que a educação se encontra, e os desafios que a pandemia do COVID-19 impôs à sua práxis. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Paulo, que declararam estarem desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. Identificamos que apesar das dificuldades em transpor o ensino presencial para a modalidade remota e da utilização das TDIC, os docentes apontam o quando o momento pandêmico é desafiador e enriquecedor para a prática docente. Assim, as tecnologias digitais que eram utilizadas como recursos de apoio ao processo de aprendizagem, tornaram-se o artefato principal do ensino remoto. |
id |
UNIT-2_3085433473da77ada5008c4a410f471d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9085 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTECovid-19. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Percepção dos Professores.A pandemia da COVID-19 fez com que instituições de ensino do mundo inteiro adotassem o ensino remoto emergencial para dar continuidade ao ano letivo. Assim, os professores se reinventam todos os dias para dar continuidade as atividades pedagógicas. O período desafiador pode também ser promissor para a inovação da educação, indicando que as tecnologias digitais podem se tornar grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a concepção de professores acerca do momento revés em que a educação se encontra, e os desafios que a pandemia do COVID-19 impôs à sua práxis. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Paulo, que declararam estarem desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. Identificamos que apesar das dificuldades em transpor o ensino presencial para a modalidade remota e da utilização das TDIC, os docentes apontam o quando o momento pandêmico é desafiador e enriquecedor para a prática docente. Assim, as tecnologias digitais que eram utilizadas como recursos de apoio ao processo de aprendizagem, tornaram-se o artefato principal do ensino remoto.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Pauloapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/908510.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 41-572316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRondini, Carina AlexandraPedro, Ketilin MayraDuarte, Cláudia dos Santos2020-11-18T19:37:45Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9085Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:10.885160Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE |
title |
PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE |
spellingShingle |
PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE Rondini, Carina Alexandra Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Percepção dos Professores. |
title_short |
PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE |
title_full |
PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE |
title_fullStr |
PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE |
title_full_unstemmed |
PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE |
title_sort |
PANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: MUDANÇAS NA PRÁXIS DOCENTE |
author |
Rondini, Carina Alexandra |
author_facet |
Rondini, Carina Alexandra Pedro, Ketilin Mayra Duarte, Cláudia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pedro, Ketilin Mayra Duarte, Cláudia dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rondini, Carina Alexandra Pedro, Ketilin Mayra Duarte, Cláudia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Percepção dos Professores. |
topic |
Covid-19. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais. Percepção dos Professores. |
description |
A pandemia da COVID-19 fez com que instituições de ensino do mundo inteiro adotassem o ensino remoto emergencial para dar continuidade ao ano letivo. Assim, os professores se reinventam todos os dias para dar continuidade as atividades pedagógicas. O período desafiador pode também ser promissor para a inovação da educação, indicando que as tecnologias digitais podem se tornar grandes aliadas no processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. O objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a concepção de professores acerca do momento revés em que a educação se encontra, e os desafios que a pandemia do COVID-19 impôs à sua práxis. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Paulo, que declararam estarem desenvolvendo atividades de ensino na modalidade remota. Identificamos que apesar das dificuldades em transpor o ensino presencial para a modalidade remota e da utilização das TDIC, os docentes apontam o quando o momento pandêmico é desafiador e enriquecedor para a prática docente. Assim, as tecnologias digitais que eram utilizadas como recursos de apoio ao processo de aprendizagem, tornaram-se o artefato principal do ensino remoto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo quanti-qualitativo, composto por uma amostra não probabilística, formada por 170 professores da sala de aula regular da Educação Básica, do estado de São Paulo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085/4128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 41-57 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614921814016 |