UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani Vasques, Daniel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Py Mariante Neto, Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo analisar os usos das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o ensino da Educação Física escolar em uma escola pública de ensino básico durante o ensino remoto. Para tal, os dados foram produzidos a partir de uma pesquisa-ação. Três elementos empírico-analíticos compuseram a configuração: as normas da escola, as condições de acesso e as intencionalidades pedagógicas. As transformações no ensino passaram da manutenção do vínculo dos estudantes com a escola ao aumento dos instrumentos de controle e de autocontrole e o incremento nas possibilidades de interação professor-estudante. A incorporação de um habitus educacional remoto se relaciona com a transitoriedade da configuração e das tensões. As TIC são um elemento civilizador de um processo de educação que perpassa a construção das emoções. Ao mesmo tempo que essas se transformam, potencializam-se as diferenças sociais; à educação cabe agir como fator de resistência a esses processos.
id FURG-12_f7d72bca15393212e8c4763fbb81f76f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13538
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIAEssa pesquisa teve como objetivo analisar os usos das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o ensino da Educação Física escolar em uma escola pública de ensino básico durante o ensino remoto. Para tal, os dados foram produzidos a partir de uma pesquisa-ação. Três elementos empírico-analíticos compuseram a configuração: as normas da escola, as condições de acesso e as intencionalidades pedagógicas. As transformações no ensino passaram da manutenção do vínculo dos estudantes com a escola ao aumento dos instrumentos de controle e de autocontrole e o incremento nas possibilidades de interação professor-estudante. A incorporação de um habitus educacional remoto se relaciona com a transitoriedade da configuração e das tensões. As TIC são um elemento civilizador de um processo de educação que perpassa a construção das emoções. Ao mesmo tempo que essas se transformam, potencializam-se as diferenças sociais; à educação cabe agir como fator de resistência a esses processos.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1353810.14295/rds.v23i2.13538Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 14-281809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538/9487Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordani Vasques, DanielPy Mariante Neto, Flávio2024-02-22T22:45:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13538Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:45:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
title UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
spellingShingle UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
Giordani Vasques, Daniel
title_short UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
title_full UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
title_fullStr UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
title_sort UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
author Giordani Vasques, Daniel
author_facet Giordani Vasques, Daniel
Py Mariante Neto, Flávio
author_role author
author2 Py Mariante Neto, Flávio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordani Vasques, Daniel
Py Mariante Neto, Flávio
description Essa pesquisa teve como objetivo analisar os usos das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o ensino da Educação Física escolar em uma escola pública de ensino básico durante o ensino remoto. Para tal, os dados foram produzidos a partir de uma pesquisa-ação. Três elementos empírico-analíticos compuseram a configuração: as normas da escola, as condições de acesso e as intencionalidades pedagógicas. As transformações no ensino passaram da manutenção do vínculo dos estudantes com a escola ao aumento dos instrumentos de controle e de autocontrole e o incremento nas possibilidades de interação professor-estudante. A incorporação de um habitus educacional remoto se relaciona com a transitoriedade da configuração e das tensões. As TIC são um elemento civilizador de um processo de educação que perpassa a construção das emoções. Ao mesmo tempo que essas se transformam, potencializam-se as diferenças sociais; à educação cabe agir como fator de resistência a esses processos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538
10.14295/rds.v23i2.13538
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i2.13538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538/9487
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 14-28
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041938483904512