UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo analisar os usos das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o ensino da Educação Física escolar em uma escola pública de ensino básico durante o ensino remoto. Para tal, os dados foram produzidos a partir de uma pesquisa-ação. Três elementos empírico-analíticos compuseram a configuração: as normas da escola, as condições de acesso e as intencionalidades pedagógicas. As transformações no ensino passaram da manutenção do vínculo dos estudantes com a escola ao aumento dos instrumentos de controle e de autocontrole e o incremento nas possibilidades de interação professor-estudante. A incorporação de um habitus educacional remoto se relaciona com a transitoriedade da configuração e das tensões. As TIC são um elemento civilizador de um processo de educação que perpassa a construção das emoções. Ao mesmo tempo que essas se transformam, potencializam-se as diferenças sociais; à educação cabe agir como fator de resistência a esses processos. |
id |
FURG-12_f7d72bca15393212e8c4763fbb81f76f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13538 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIAEssa pesquisa teve como objetivo analisar os usos das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o ensino da Educação Física escolar em uma escola pública de ensino básico durante o ensino remoto. Para tal, os dados foram produzidos a partir de uma pesquisa-ação. Três elementos empírico-analíticos compuseram a configuração: as normas da escola, as condições de acesso e as intencionalidades pedagógicas. As transformações no ensino passaram da manutenção do vínculo dos estudantes com a escola ao aumento dos instrumentos de controle e de autocontrole e o incremento nas possibilidades de interação professor-estudante. A incorporação de um habitus educacional remoto se relaciona com a transitoriedade da configuração e das tensões. As TIC são um elemento civilizador de um processo de educação que perpassa a construção das emoções. Ao mesmo tempo que essas se transformam, potencializam-se as diferenças sociais; à educação cabe agir como fator de resistência a esses processos.Lepidus2022-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1353810.14295/rds.v23i2.13538Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 14-281809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538/9487Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordani Vasques, DanielPy Mariante Neto, Flávio2024-02-22T22:45:22Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13538Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2024-02-22T22:45:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA |
title |
UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA Giordani Vasques, Daniel |
title_short |
UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA |
title_full |
UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA |
title_sort |
UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA |
author |
Giordani Vasques, Daniel |
author_facet |
Giordani Vasques, Daniel Py Mariante Neto, Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Py Mariante Neto, Flávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giordani Vasques, Daniel Py Mariante Neto, Flávio |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo analisar os usos das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o ensino da Educação Física escolar em uma escola pública de ensino básico durante o ensino remoto. Para tal, os dados foram produzidos a partir de uma pesquisa-ação. Três elementos empírico-analíticos compuseram a configuração: as normas da escola, as condições de acesso e as intencionalidades pedagógicas. As transformações no ensino passaram da manutenção do vínculo dos estudantes com a escola ao aumento dos instrumentos de controle e de autocontrole e o incremento nas possibilidades de interação professor-estudante. A incorporação de um habitus educacional remoto se relaciona com a transitoriedade da configuração e das tensões. As TIC são um elemento civilizador de um processo de educação que perpassa a construção das emoções. Ao mesmo tempo que essas se transformam, potencializam-se as diferenças sociais; à educação cabe agir como fator de resistência a esses processos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538 10.14295/rds.v23i2.13538 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i2.13538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/13538/9487 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 2 (2021): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS MODALIDADES REMOTAS E HÍBRIDAS: DISCUSSÕES, SITUAÇÕES POLÍTICAS, IMPLICAÇÕES E EFEITOS CURRICULARES; 14-28 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041938483904512 |