Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Daniel Giordani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265546
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as emoções e violências manifestadas na configuração social de retorno à presencialidade na escola. Para isso, realizou-se uma incursão etnográfica que incluiu observação participante, diários de campo e entrevistas com professores. A configuração foi construída com base em três elementos. O primeiro entende a escola como normatizadora dos modos legítimos de agir e trata da reconstrução de um habitus escolar que inclui os reaprendizados dos autocontroles. O segundo analisa as emoções e a saúde mental, tendo em vista a quantidade de choros, crises, depressões e ansiedades observadas. O terceiro versa sobre o ‘mau comportamento’ e as violências dos estudantes, e relaciona-os à necessidade de um reaprendizado das etiquetas e à ascensão de um código de conduta autoritário, violento e misógino no País. Os aprendizados atitudinais e sociais de um código de conduta humanista e democrático parecem ser um caminho para tensionar essa direção descivilizadora.
id UFRGS-2_0b07985b925fd376ce060fdf149dacdb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265546
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vasques, Daniel GiordaniWittizorecki, Elisandro Schultz2023-09-30T03:42:06Z20230103-4111http://hdl.handle.net/10183/265546001172937Este estudo teve como objetivo analisar as emoções e violências manifestadas na configuração social de retorno à presencialidade na escola. Para isso, realizou-se uma incursão etnográfica que incluiu observação participante, diários de campo e entrevistas com professores. A configuração foi construída com base em três elementos. O primeiro entende a escola como normatizadora dos modos legítimos de agir e trata da reconstrução de um habitus escolar que inclui os reaprendizados dos autocontroles. O segundo analisa as emoções e a saúde mental, tendo em vista a quantidade de choros, crises, depressões e ansiedades observadas. O terceiro versa sobre o ‘mau comportamento’ e as violências dos estudantes, e relaciona-os à necessidade de um reaprendizado das etiquetas e à ascensão de um código de conduta autoritário, violento e misógino no País. Os aprendizados atitudinais e sociais de um código de conduta humanista e democrático parecem ser um caminho para tensionar essa direção descivilizadora.This study aimed to analyze the emotions and violence manifested in the social configuration of returning to presentiality at school. For this, an ethnographic incursion was carried out that included participant observation, field diaries and interviews with teachers. The configuration was built around three elements. The first understands the school as a standardizer of legitimate ways of acting and deals with the reconstruction of a school habitus that includes the re-learning of self-control. The second analyzes emotions and mental health, considering the amount of crying, crises, depressions and anxieties observed. The third deals with the 'misbehavior' and violence of students,and relates them to the need for a relearning of etiquette and the rise of an authoritarian, violent and misogynistic code of conduct in the country. The attitudinal and social learnings of a humanist and democratic code of conduct seem to be a way to tension this decivilizing direction.Este estudio tuvo como objetivo analizar las emociones y violencias manifestadas en la configuración social del retorno a la presencialidad en la escuela. Para ello se realizó una incursión etnográfica que incluyó observación participante, diarios de campo y entrevistas. La configuración se construyó en torno a tres elementos. El primero entiende la escuela como normadora de formas legítimas de actuar y se ocupa de la reconstrucción de un habitus escolar que incluye el reaprendizaje del autocontrol. El segundo analiza las emociones y la salud mental, considerando la cantidad de llantos, crisis, depresiones y ansiedades observadas. El tercero trata sobre las 'malas conductas' y la violencia, y las relaciona con la necesidad de un reaprendizaje de la etiqueta y el surgimiento de un código de conducta autoritario, violento y misógino. Los aprendizajes actitudinales de un código de conducta humanista y democrático parecen ser una forma de tensionar esta dirección descivilizadora.application/pdfporMotrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.66 (2023), p. 01-20Educação física escolarEmoçõesViolênciaRetorno à escolaEmotionsViolenceReturn to schoolFigurationPhysical educationEducación físicaEmocionesViolenciaRegreso a la escuelaConfiguraciónEmoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação FísicaEmotions and violence in the return to presence at school : a configurational analysis in the environments of Physical EducationEmociones y violencia en el retorno a la presencialidad escolar: un análisis configuracional en los ambientes de Educación Físicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172937.pdf.txt001172937.pdf.txtExtracted Texttext/plain62929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265546/2/001172937.pdf.txtb4afee489a48470a4d55dfd141e15a8eMD52ORIGINAL001172937.pdfTexto completoapplication/pdf279730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265546/1/001172937.pdf1c4b5012a5b129df94d56cb0a9b67abdMD5110183/2655462023-10-01 03:38:50.764047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265546Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Emotions and violence in the return to presence at school : a configurational analysis in the environments of Physical Education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Emociones y violencia en el retorno a la presencialidad escolar: un análisis configuracional en los ambientes de Educación Física
title Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Física
spellingShingle Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Física
Vasques, Daniel Giordani
Educação física escolar
Emoções
Violência
Retorno à escola
Emotions
Violence
Return to school
Figuration
Physical education
Educación física
Emociones
Violencia
Regreso a la escuela
Configuración
title_short Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Física
title_full Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Física
title_fullStr Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Física
title_full_unstemmed Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Física
title_sort Emoções e violências no retorno à presencialidade na escola : uma análise configuracional nos entornos da Educação Física
author Vasques, Daniel Giordani
author_facet Vasques, Daniel Giordani
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Daniel Giordani
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Emoções
Violência
Retorno à escola
topic Educação física escolar
Emoções
Violência
Retorno à escola
Emotions
Violence
Return to school
Figuration
Physical education
Educación física
Emociones
Violencia
Regreso a la escuela
Configuración
dc.subject.eng.fl_str_mv Emotions
Violence
Return to school
Figuration
Physical education
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación física
Emociones
Violencia
Regreso a la escuela
Configuración
description Este estudo teve como objetivo analisar as emoções e violências manifestadas na configuração social de retorno à presencialidade na escola. Para isso, realizou-se uma incursão etnográfica que incluiu observação participante, diários de campo e entrevistas com professores. A configuração foi construída com base em três elementos. O primeiro entende a escola como normatizadora dos modos legítimos de agir e trata da reconstrução de um habitus escolar que inclui os reaprendizados dos autocontroles. O segundo analisa as emoções e a saúde mental, tendo em vista a quantidade de choros, crises, depressões e ansiedades observadas. O terceiro versa sobre o ‘mau comportamento’ e as violências dos estudantes, e relaciona-os à necessidade de um reaprendizado das etiquetas e à ascensão de um código de conduta autoritário, violento e misógino no País. Os aprendizados atitudinais e sociais de um código de conduta humanista e democrático parecem ser um caminho para tensionar essa direção descivilizadora.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-30T03:42:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265546
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-4111
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172937
identifier_str_mv 0103-4111
001172937
url http://hdl.handle.net/10183/265546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Motrivivência. Florianópolis. Vol. 35, n.66 (2023), p. 01-20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265546/2/001172937.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265546/1/001172937.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4afee489a48470a4d55dfd141e15a8e
1c4b5012a5b129df94d56cb0a9b67abd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225100032212992