EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Moraes Lino, Renata
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dittrich Wiggers, Ingrid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902
Resumo: O artigo discorre sobre um projeto pedagógico desenvolvido colaborativamente por professores de atividades e de educação física, no âmbito da Educação Infantil, em uma instituição pública do Distrito Federal. O objetivo é descrever essa experiência, assim como analisá-la à luz de elementos teóricos do campo da educação física e da educação. Como escolha metodológica, utilizou-se a pesquisa pedagógica, provocando o grupo de professores à construção de um projeto organizado por meio de ações integradas e interdisciplinares. O projeto abordou a tríade "alimentação, higiene e valores", mediada pela literatura infantil, que norteou as atividades voltadas às crianças. Em paralelo, organizamos um grupo de formação entre esses professores, que subsidiou o desenvolvimento de todas as etapas do projeto. Destacamos o diálogo e o trabalho coletivo ao longo do processo e identificamos que a interdisciplinaridade representa uma perspectiva heurística para a atuação docente na Educação Infantil.
id FURG-12_fa10a7f4747ad81ae424a5a33409daf5
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/12902
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINARO artigo discorre sobre um projeto pedagógico desenvolvido colaborativamente por professores de atividades e de educação física, no âmbito da Educação Infantil, em uma instituição pública do Distrito Federal. O objetivo é descrever essa experiência, assim como analisá-la à luz de elementos teóricos do campo da educação física e da educação. Como escolha metodológica, utilizou-se a pesquisa pedagógica, provocando o grupo de professores à construção de um projeto organizado por meio de ações integradas e interdisciplinares. O projeto abordou a tríade "alimentação, higiene e valores", mediada pela literatura infantil, que norteou as atividades voltadas às crianças. Em paralelo, organizamos um grupo de formação entre esses professores, que subsidiou o desenvolvimento de todas as etapas do projeto. Destacamos o diálogo e o trabalho coletivo ao longo do processo e identificamos que a interdisciplinaridade representa uma perspectiva heurística para a atuação docente na Educação Infantil.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1290210.14295/rds.v23i1.12902Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 137-1511809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902/9227Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes Lino, RenataDittrich Wiggers, Ingrid2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12902Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR
title EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR
de Moraes Lino, Renata
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR
author de Moraes Lino, Renata
author_facet de Moraes Lino, Renata
Dittrich Wiggers, Ingrid
author_role author
author2 Dittrich Wiggers, Ingrid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Moraes Lino, Renata
Dittrich Wiggers, Ingrid
description O artigo discorre sobre um projeto pedagógico desenvolvido colaborativamente por professores de atividades e de educação física, no âmbito da Educação Infantil, em uma instituição pública do Distrito Federal. O objetivo é descrever essa experiência, assim como analisá-la à luz de elementos teóricos do campo da educação física e da educação. Como escolha metodológica, utilizou-se a pesquisa pedagógica, provocando o grupo de professores à construção de um projeto organizado por meio de ações integradas e interdisciplinares. O projeto abordou a tríade "alimentação, higiene e valores", mediada pela literatura infantil, que norteou as atividades voltadas às crianças. Em paralelo, organizamos um grupo de formação entre esses professores, que subsidiou o desenvolvimento de todas as etapas do projeto. Destacamos o diálogo e o trabalho coletivo ao longo do processo e identificamos que a interdisciplinaridade representa uma perspectiva heurística para a atuação docente na Educação Infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902
10.14295/rds.v23i1.12902
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902
identifier_str_mv 10.14295/rds.v23i1.12902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902/9227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 137-151
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941517434881