EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902 |
Resumo: | O artigo discorre sobre um projeto pedagógico desenvolvido colaborativamente por professores de atividades e de educação física, no âmbito da Educação Infantil, em uma instituição pública do Distrito Federal. O objetivo é descrever essa experiência, assim como analisá-la à luz de elementos teóricos do campo da educação física e da educação. Como escolha metodológica, utilizou-se a pesquisa pedagógica, provocando o grupo de professores à construção de um projeto organizado por meio de ações integradas e interdisciplinares. O projeto abordou a tríade "alimentação, higiene e valores", mediada pela literatura infantil, que norteou as atividades voltadas às crianças. Em paralelo, organizamos um grupo de formação entre esses professores, que subsidiou o desenvolvimento de todas as etapas do projeto. Destacamos o diálogo e o trabalho coletivo ao longo do processo e identificamos que a interdisciplinaridade representa uma perspectiva heurística para a atuação docente na Educação Infantil. |
id |
FURG-12_fa10a7f4747ad81ae424a5a33409daf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/12902 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINARO artigo discorre sobre um projeto pedagógico desenvolvido colaborativamente por professores de atividades e de educação física, no âmbito da Educação Infantil, em uma instituição pública do Distrito Federal. O objetivo é descrever essa experiência, assim como analisá-la à luz de elementos teóricos do campo da educação física e da educação. Como escolha metodológica, utilizou-se a pesquisa pedagógica, provocando o grupo de professores à construção de um projeto organizado por meio de ações integradas e interdisciplinares. O projeto abordou a tríade "alimentação, higiene e valores", mediada pela literatura infantil, que norteou as atividades voltadas às crianças. Em paralelo, organizamos um grupo de formação entre esses professores, que subsidiou o desenvolvimento de todas as etapas do projeto. Destacamos o diálogo e o trabalho coletivo ao longo do processo e identificamos que a interdisciplinaridade representa uma perspectiva heurística para a atuação docente na Educação Infantil.Lepidus2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1290210.14295/rds.v23i1.12902Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 137-1511809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902/9227Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes Lino, RenataDittrich Wiggers, Ingrid2022-01-24T16:07:06Zoai:periodicos.furg.br:article/12902Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2022-01-24T16:07:06Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR de Moraes Lino, Renata |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROJETO PEDAGÓGICO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR |
author |
de Moraes Lino, Renata |
author_facet |
de Moraes Lino, Renata Dittrich Wiggers, Ingrid |
author_role |
author |
author2 |
Dittrich Wiggers, Ingrid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes Lino, Renata Dittrich Wiggers, Ingrid |
description |
O artigo discorre sobre um projeto pedagógico desenvolvido colaborativamente por professores de atividades e de educação física, no âmbito da Educação Infantil, em uma instituição pública do Distrito Federal. O objetivo é descrever essa experiência, assim como analisá-la à luz de elementos teóricos do campo da educação física e da educação. Como escolha metodológica, utilizou-se a pesquisa pedagógica, provocando o grupo de professores à construção de um projeto organizado por meio de ações integradas e interdisciplinares. O projeto abordou a tríade "alimentação, higiene e valores", mediada pela literatura infantil, que norteou as atividades voltadas às crianças. Em paralelo, organizamos um grupo de formação entre esses professores, que subsidiou o desenvolvimento de todas as etapas do projeto. Destacamos o diálogo e o trabalho coletivo ao longo do processo e identificamos que a interdisciplinaridade representa uma perspectiva heurística para a atuação docente na Educação Infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902 10.14295/rds.v23i1.12902 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902 |
identifier_str_mv |
10.14295/rds.v23i1.12902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/12902/9227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 23 n. 1 (2021): DOSSIÊ: Da inserção à legitimação: dilemas e perspectivas da educação física com a educação infantil e DOSSIÊ: Múltiplas linguagens nas infâncias; 137-151 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941517434881 |