Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jacques de Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Corrêa, Ygor, Behrens, Marilda Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775
Resumo: Este artigo analisou as dificuldades enfrentadas por professores de diversos estados do Brasil, que atuam no ambiente hospitalar, quando do processo de ensino e aprendizagem destes em uma formação continuada Online. O aporte teórico apoia-se nas literaturas sobre Educação Online, Formação de Professores e Educação não Formal em ambiente hospitalar. Esta é uma pesquisa qualitativa que analisou 178 respostas de professores sobre as dificuldades encontradas durante a participação de um curso de extensão a distância. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo e com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que a falta de tempo para realizar a formação, deve-se ao excesso de atividades docentes, assim como a dificuldade para interagir como aluno Online são implicações vivenciadas neste processo formativo.
id FURG-2_07c09e03ec476e1d1ff784c21d4c675d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7775
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativoFormação de ProfessoresEducação a DistânciaEducação não FormalEducação a DistânciaEste artigo analisou as dificuldades enfrentadas por professores de diversos estados do Brasil, que atuam no ambiente hospitalar, quando do processo de ensino e aprendizagem destes em uma formação continuada Online. O aporte teórico apoia-se nas literaturas sobre Educação Online, Formação de Professores e Educação não Formal em ambiente hospitalar. Esta é uma pesquisa qualitativa que analisou 178 respostas de professores sobre as dificuldades encontradas durante a participação de um curso de extensão a distância. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo e com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que a falta de tempo para realizar a formação, deve-se ao excesso de atividades docentes, assim como a dificuldade para interagir como aluno Online são implicações vivenciadas neste processo formativo.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/777510.14295/momento.v27i1.7775Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 226-245Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 226-2452316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775/5242Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Jacques de LimaCorrêa, YgorBehrens, Marilda Aparecida2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/7775Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
title Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
spellingShingle Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
Ferreira, Jacques de Lima
Formação de Professores
Educação a Distância
Educação não Formal
Educação a Distância
title_short Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
title_full Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
title_fullStr Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
title_full_unstemmed Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
title_sort Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
author Ferreira, Jacques de Lima
author_facet Ferreira, Jacques de Lima
Corrêa, Ygor
Behrens, Marilda Aparecida
author_role author
author2 Corrêa, Ygor
Behrens, Marilda Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jacques de Lima
Corrêa, Ygor
Behrens, Marilda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Educação a Distância
Educação não Formal
Educação a Distância
topic Formação de Professores
Educação a Distância
Educação não Formal
Educação a Distância
description Este artigo analisou as dificuldades enfrentadas por professores de diversos estados do Brasil, que atuam no ambiente hospitalar, quando do processo de ensino e aprendizagem destes em uma formação continuada Online. O aporte teórico apoia-se nas literaturas sobre Educação Online, Formação de Professores e Educação não Formal em ambiente hospitalar. Esta é uma pesquisa qualitativa que analisou 178 respostas de professores sobre as dificuldades encontradas durante a participação de um curso de extensão a distância. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo e com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que a falta de tempo para realizar a formação, deve-se ao excesso de atividades docentes, assim como a dificuldade para interagir como aluno Online são implicações vivenciadas neste processo formativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775
10.14295/momento.v27i1.7775
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.7775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775/5242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 226-245
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 226-245
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249837826048