TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Daniela K.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo, Hiago Murilo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano.
id FURG-2_0f300af51f4d87f7eb12bf227e9615d3
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8530
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciaturaInfluência da tecnologiaProcessos CognitivosAtençãoResolução de ProblemasHabilidades de comunicaçãoEste estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/853010.14295/momento.v29i2.8530Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530/8317Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Daniela K.Melo, Hiago Murilo de2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8530Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
title TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
spellingShingle TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
Ramos, Daniela K.
Influência da tecnologia
Processos Cognitivos
Atenção
Resolução de Problemas
Habilidades de comunicação
title_short TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
title_full TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
title_fullStr TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
title_sort TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
author Ramos, Daniela K.
author_facet Ramos, Daniela K.
Melo, Hiago Murilo de
author_role author
author2 Melo, Hiago Murilo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Daniela K.
Melo, Hiago Murilo de
dc.subject.por.fl_str_mv Influência da tecnologia
Processos Cognitivos
Atenção
Resolução de Problemas
Habilidades de comunicação
topic Influência da tecnologia
Processos Cognitivos
Atenção
Resolução de Problemas
Habilidades de comunicação
description Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530
10.14295/momento.v29i2.8530
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i2.8530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530/8317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249935343616