TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
DOI: | 10.14295/momento.v29i2.8530 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano. |
id |
FURG-2_0f300af51f4d87f7eb12bf227e9615d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8530 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
spelling |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciaturaInfluência da tecnologiaProcessos CognitivosAtençãoResolução de ProblemasHabilidades de comunicaçãoEste estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/853010.14295/momento.v29i2.8530Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530/8317Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Daniela K.Melo, Hiago Murilo de2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8530Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura Ramos, Daniela K. Influência da tecnologia Processos Cognitivos Atenção Resolução de Problemas Habilidades de comunicação Ramos, Daniela K. Influência da tecnologia Processos Cognitivos Atenção Resolução de Problemas Habilidades de comunicação |
title_short |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title_full |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title_sort |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
author |
Ramos, Daniela K. |
author_facet |
Ramos, Daniela K. Ramos, Daniela K. Melo, Hiago Murilo de Melo, Hiago Murilo de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Hiago Murilo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Daniela K. Melo, Hiago Murilo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influência da tecnologia Processos Cognitivos Atenção Resolução de Problemas Habilidades de comunicação |
topic |
Influência da tecnologia Processos Cognitivos Atenção Resolução de Problemas Habilidades de comunicação |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530 10.14295/momento.v29i2.8530 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.8530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530/8317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1822176317518381056 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.8530 |