TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano. |
id |
FURG-2_0f300af51f4d87f7eb12bf227e9615d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8530 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciaturaInfluência da tecnologiaProcessos CognitivosAtençãoResolução de ProblemasHabilidades de comunicaçãoEste estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano.Universidade Federal do Rio Grande2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/853010.14295/momento.v29i2.8530Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530/8317Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Daniela K.Melo, Hiago Murilo de2020-12-03T16:56:20Zoai:periodicos.furg.br:article/8530Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2020-12-03T16:56:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura Ramos, Daniela K. Influência da tecnologia Processos Cognitivos Atenção Resolução de Problemas Habilidades de comunicação |
title_short |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title_full |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
title_sort |
TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura |
author |
Ramos, Daniela K. |
author_facet |
Ramos, Daniela K. Melo, Hiago Murilo de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Hiago Murilo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Daniela K. Melo, Hiago Murilo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influência da tecnologia Processos Cognitivos Atenção Resolução de Problemas Habilidades de comunicação |
topic |
Influência da tecnologia Processos Cognitivos Atenção Resolução de Problemas Habilidades de comunicação |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530 10.14295/momento.v29i2.8530 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v29i2.8530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8530/8317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 2 (2020) Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 2 (2020) 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249935343616 |