PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13083 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar contribuições da psicologia escolar/educacional para a formação docente no contexto da pandemia de Covid-19, por meio de um relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o trabalho foi realizado em uma escola pública de um município do interior do Estado de São Paulo no período de um semestre letivo, totalizando 152 horas de atividades. A sistemática de atuação girou em torno de quatro aspectos: observação/avaliação, onde a estagiária realizou o levantamento de necessidades; relatório de observação/avaliação, caracterizado pela apresentação dos dados coletados; elaboração e apresentação do projeto de intervenção e; o processo de intervenção, que foi realizado de forma remota. O trabalho buscou a superação de uma atuação patologizante historicamente constituída em psicologia escolar, e possibilitou a instrumentalização docente no que se refere à especificidade do trabalho educativo, bem como a escuta e o acolhimento com vistas à atenuação do sofrimento docente intensificado no período da pandemia. |
id |
FURG-2_192faa32bc4b37f0877db68f06bbf075 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13083 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19Psicologia escolarTrabalho educativo PandemiaPsicologia histórico-culturalPedagogia Histórico-CríticaEste artigo tem como objetivo apresentar contribuições da psicologia escolar/educacional para a formação docente no contexto da pandemia de Covid-19, por meio de um relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o trabalho foi realizado em uma escola pública de um município do interior do Estado de São Paulo no período de um semestre letivo, totalizando 152 horas de atividades. A sistemática de atuação girou em torno de quatro aspectos: observação/avaliação, onde a estagiária realizou o levantamento de necessidades; relatório de observação/avaliação, caracterizado pela apresentação dos dados coletados; elaboração e apresentação do projeto de intervenção e; o processo de intervenção, que foi realizado de forma remota. O trabalho buscou a superação de uma atuação patologizante historicamente constituída em psicologia escolar, e possibilitou a instrumentalização docente no que se refere à especificidade do trabalho educativo, bem como a escuta e o acolhimento com vistas à atenuação do sofrimento docente intensificado no período da pandemia.Universidade Federal do Rio Grande2021-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1308310.14295/momento.v30i01.13083Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico críticaMomento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico crítica2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/13083/8963Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCrespi, Maria Clara Favarãodos Anjos, Ricardo Eleuterio2021-10-26T23:54:24Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13083Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-10-26T23:54:24Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 |
title |
PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 |
spellingShingle |
PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 Crespi, Maria Clara Favarão Psicologia escolar Trabalho educativo Pandemia Psicologia histórico-cultural Pedagogia Histórico-Crítica |
title_short |
PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 |
title_full |
PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 |
title_fullStr |
PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 |
title_sort |
PSICOLOGIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 |
author |
Crespi, Maria Clara Favarão |
author_facet |
Crespi, Maria Clara Favarão dos Anjos, Ricardo Eleuterio |
author_role |
author |
author2 |
dos Anjos, Ricardo Eleuterio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crespi, Maria Clara Favarão dos Anjos, Ricardo Eleuterio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Trabalho educativo Pandemia Psicologia histórico-cultural Pedagogia Histórico-Crítica |
topic |
Psicologia escolar Trabalho educativo Pandemia Psicologia histórico-cultural Pedagogia Histórico-Crítica |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar contribuições da psicologia escolar/educacional para a formação docente no contexto da pandemia de Covid-19, por meio de um relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o trabalho foi realizado em uma escola pública de um município do interior do Estado de São Paulo no período de um semestre letivo, totalizando 152 horas de atividades. A sistemática de atuação girou em torno de quatro aspectos: observação/avaliação, onde a estagiária realizou o levantamento de necessidades; relatório de observação/avaliação, caracterizado pela apresentação dos dados coletados; elaboração e apresentação do projeto de intervenção e; o processo de intervenção, que foi realizado de forma remota. O trabalho buscou a superação de uma atuação patologizante historicamente constituída em psicologia escolar, e possibilitou a instrumentalização docente no que se refere à especificidade do trabalho educativo, bem como a escuta e o acolhimento com vistas à atenuação do sofrimento docente intensificado no período da pandemia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13083 10.14295/momento.v30i01.13083 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13083 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v30i01.13083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13083/8963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico crítica Momento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 01 (2021): Dossiê temático: Aspectos da educação escolar sob influência da pandemia da Covid-19: debates e perspectivas com análises a partir da teoria histórico crítica 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944872069070848 |