Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1408 |
Resumo: | O presente trabalho, a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, analisa criticamente cinco artigos publicados na revista Nova Escola que versam sobre a educação escolar de adolescentes. Para tanto, três categorias foram analisadas, quais sejam: a naturalização da adolescência; a cotidianidade na educação escolar de adolescentes e a referência adulta para o desenvolvimento do adolescente. Com vistas à superação das concepções idealistas e biologizantes sobre essa fase do desenvolvimento, este artigo defende que a educação escolar, ao cumprir sua tarefa de socializar o conhecimento científico, artístico e filosófico em suas formas mais desenvolvidas, contribui para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em suas máximas possibilidades e, consequentemente, para o desenvolvimento da personalidade, devido à formação do pensamento por conceitos e da concepção de mundo nessa idade de transição. |
id |
UESB-6_c35fa44ee7124e7b19a4ba7e04bbf95b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1408 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-críticaEducação escolarAdolescentesPsicologia histórico-culturalPedagogia histórico-críticaIndividualidade para-siO presente trabalho, a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, analisa criticamente cinco artigos publicados na revista Nova Escola que versam sobre a educação escolar de adolescentes. Para tanto, três categorias foram analisadas, quais sejam: a naturalização da adolescência; a cotidianidade na educação escolar de adolescentes e a referência adulta para o desenvolvimento do adolescente. Com vistas à superação das concepções idealistas e biologizantes sobre essa fase do desenvolvimento, este artigo defende que a educação escolar, ao cumprir sua tarefa de socializar o conhecimento científico, artístico e filosófico em suas formas mais desenvolvidas, contribui para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em suas máximas possibilidades e, consequentemente, para o desenvolvimento da personalidade, devido à formação do pensamento por conceitos e da concepção de mundo nessa idade de transição.Edições UESB2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1408Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 3 No. 2 (2014); 58-85Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 3 n. 2 (2014); 58-85Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 3 Núm. 2 (2014); 58-852316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1408/1216dos Anjos, Ricardo Eleutérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-22T17:15:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1408Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2017-09-22T17:15:32Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
title |
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica dos Anjos, Ricardo Eleutério Educação escolar Adolescentes Psicologia histórico-cultural Pedagogia histórico-crítica Individualidade para-si |
title_short |
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Educação escolar de adolescentes: uma análise crítica a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
author |
dos Anjos, Ricardo Eleutério |
author_facet |
dos Anjos, Ricardo Eleutério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Anjos, Ricardo Eleutério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar Adolescentes Psicologia histórico-cultural Pedagogia histórico-crítica Individualidade para-si |
topic |
Educação escolar Adolescentes Psicologia histórico-cultural Pedagogia histórico-crítica Individualidade para-si |
description |
O presente trabalho, a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, analisa criticamente cinco artigos publicados na revista Nova Escola que versam sobre a educação escolar de adolescentes. Para tanto, três categorias foram analisadas, quais sejam: a naturalização da adolescência; a cotidianidade na educação escolar de adolescentes e a referência adulta para o desenvolvimento do adolescente. Com vistas à superação das concepções idealistas e biologizantes sobre essa fase do desenvolvimento, este artigo defende que a educação escolar, ao cumprir sua tarefa de socializar o conhecimento científico, artístico e filosófico em suas formas mais desenvolvidas, contribui para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em suas máximas possibilidades e, consequentemente, para o desenvolvimento da personalidade, devido à formação do pensamento por conceitos e da concepção de mundo nessa idade de transição. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1408 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1408/1216 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 3 No. 2 (2014); 58-85 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 3 n. 2 (2014); 58-85 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 3 Núm. 2 (2014); 58-85 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469389131776 |