O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058 |
Resumo: | A alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar. |
id |
FURG-2_21a243c2b7716e482a549bd5a4dbacca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8058 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafioAlfabetizaçãoPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaMonitoramentoPNAICA alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/805810.14295/momento.v27i2.8058Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-206Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-2062316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058/5349Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Amélia Escotto do Amaralde Lucena, Magda Cristina DiasAbreu, Ana Claudia dos Santos2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/8058Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
spellingShingle |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral Alfabetização Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Monitoramento PNAIC |
title_short |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title_full |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title_fullStr |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title_full_unstemmed |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title_sort |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
author |
Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral |
author_facet |
Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral de Lucena, Magda Cristina Dias Abreu, Ana Claudia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
de Lucena, Magda Cristina Dias Abreu, Ana Claudia dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral de Lucena, Magda Cristina Dias Abreu, Ana Claudia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Monitoramento PNAIC |
topic |
Alfabetização Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Monitoramento PNAIC |
description |
A alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058 10.14295/momento.v27i2.8058 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.8058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058/5349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-206 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-206 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249871380480 |