O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
DOI: | 10.14295/momento.v27i2.8058 |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058 |
Resumo: | A alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar. |
id |
FURG-2_21a243c2b7716e482a549bd5a4dbacca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/8058 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
spelling |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafioAlfabetizaçãoPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaMonitoramentoPNAICA alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/805810.14295/momento.v27i2.8058Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-206Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-2062316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058/5349Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Amélia Escotto do Amaralde Lucena, Magda Cristina DiasAbreu, Ana Claudia dos Santos2018-09-14T17:24:04Zoai:periodicos.furg.br:article/8058Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
spellingShingle |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral Alfabetização Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Monitoramento PNAIC Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral Alfabetização Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Monitoramento PNAIC |
title_short |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title_full |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title_fullStr |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title_full_unstemmed |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
title_sort |
O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio |
author |
Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral |
author_facet |
Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral de Lucena, Magda Cristina Dias Abreu, Ana Claudia dos Santos de Lucena, Magda Cristina Dias Abreu, Ana Claudia dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
de Lucena, Magda Cristina Dias Abreu, Ana Claudia dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Amélia Escotto do Amaral de Lucena, Magda Cristina Dias Abreu, Ana Claudia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Monitoramento PNAIC |
topic |
Alfabetização Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Monitoramento PNAIC |
description |
A alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058 10.14295/momento.v27i2.8058 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.8058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058/5349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-206 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-206 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1822176317446029313 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.8058 |