“O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ana Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melgar Junior, Eduardo Garralaga, Caetano, Marcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13168
Resumo: The emergency situations inaugurated with the COVID-19 pandemic forced us to conjecture about the dynamics of sociabilities and the ways in which they are constituted in life amidst the lethality of the SARS-CoV-2 virus and the necropolitics in Brazil. In several cities across the country, the alternative found was remote learning and, in others, given the digital exclusion, schools instituted possible educational practices in order to maintain bonds with children. With attention to this scenario, our objective is to interrogate the teaching experiences, in unequal socioeconomic contexts that characterize the city of Pelotas, in the interior of the state of Rio Grande do Sul, about student access to remote teaching technologies or possible educational practices proposed by “Secretaria Municipal de Educação e Deporto – SMED”. For this, informal dialogues were carried out with professors and directive pedagogical teams, through instant conversation applications. The considerations show that the pandemic accentuated the drama experienced by impoverished populations, laying bare the violent scenario of neoliberal necropolitics that dismantled social policies in recent years.
id FURG-2_242f24eb8b5480e28e87732a5c265948
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/13168
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19PobrezaEducação escolar públicaAcesso à tecnologiaThe emergency situations inaugurated with the COVID-19 pandemic forced us to conjecture about the dynamics of sociabilities and the ways in which they are constituted in life amidst the lethality of the SARS-CoV-2 virus and the necropolitics in Brazil. In several cities across the country, the alternative found was remote learning and, in others, given the digital exclusion, schools instituted possible educational practices in order to maintain bonds with children. With attention to this scenario, our objective is to interrogate the teaching experiences, in unequal socioeconomic contexts that characterize the city of Pelotas, in the interior of the state of Rio Grande do Sul, about student access to remote teaching technologies or possible educational practices proposed by “Secretaria Municipal de Educação e Deporto – SMED”. For this, informal dialogues were carried out with professors and directive pedagogical teams, through instant conversation applications. The considerations show that the pandemic accentuated the drama experienced by impoverished populations, laying bare the violent scenario of neoliberal necropolitics that dismantled social policies in recent years.Las situaciones de emergencia inauguradas con la pandemia COVID-19 obligaron a conjeturar sobre la dinámica de las sociabilidades y las formas en que se constituyen la vida en medio de la letalidad del virus SARS-CoV-2 y la necropolítica en curso en Brasil. En varias ciudades del país, la alternativa encontrada fue el aprendizaje a distancia y, en otras, ante la exclusión digital, las escuelas instituyeron posibles prácticas educativas para mantener lazos con las/os estudiantes. Con atención a este escenario, nuestro objetivo es interrogar las experiencias docentes, en contextos socioeconómicos desiguales que caracterizan a la ciudad de Pelotas, en el interior del estado de Rio Grande do Sul, sobre el acceso de los estudiantes a las tecnologías de enseñanza remota o las posibles prácticas educativas propuestas por la “Secretaria Municipal de Educação e Deporte – SMED”. Para eso, se realizaron diálogos informales con profesoras/es y equipos pedagógicos directivos, a través de aplicativos de conversación instantánea. Las consideraciones muestran que la pandemia acentuó el drama vivido por las poblaciones empobrecidas, dejando al descubierto el escenario violento de la necropolítica neoliberal que desmanteló las políticas sociales en los últimos años.  As situações emergenciais inauguradas com a pandemia de Covid-19 nos obrigaram a conjecturar sobre as dinâmicas de sociabilidades e os modos como elas se constituem na vida em meio à letalidade do vírus Sars-CoV-2 e das necropolíticas em curso no Brasil. Em várias cidades pelo país, a alternativa encontrada foi o ensino remoto e, em outras, dada a exclusão digital, as escolas instituíram práticas educativas possíveis com vista a manter os vínculos com as crianças. Com atenção a esse cenário, nosso objetivo é interrogar as experiências docentes, em contextos socioeconômicos desiguais que marcam a cidade de Pelotas, interior do estado do Rio Grande do Sul, sobre o acesso de estudantes as tecnologias de ensino remoto ou práticas educativas possíveis propostas pela Secretaria Municipal de Educação e Deporto. Para isso, foram realizados diálogos informais com docentes e equipes pedagógicas diretivas, por meio de aplicativos de conversas instantâneas, a exemplo de WhatsApp, a fim de discutir suas experiências acerca do ensino remoto e das possibilidades no que diz respeito ao auxílio e manutenção de vínculo com as/os estudantes. As ponderações, balizadas nas contribuições de Michel Foucault, Judith Butler e Achille Mbembe expõem que a pandemia acentuou o drama vivido pelas populações empobrecidas, desnudando o cenário violento das necropolíticas neoliberais que desmantelaram as políticas sociais nos últimos anos.Universidade Federal do Rio Grande2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1316810.14295/momento.v30i02.13168Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 133-153Momento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 133-1532316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/13168/9025Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Ana Gabriela da Silva Melgar Junior, Eduardo GarralagaCaetano, Marcio2021-12-21T22:17:33Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/13168Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-12-21T22:17:33Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19
title “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19
spellingShingle “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19
Vieira, Ana Gabriela da Silva
Pobreza
Educação escolar pública
Acesso à tecnologia
title_short “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19
title_full “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19
title_fullStr “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19
title_full_unstemmed “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19
title_sort “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19
author Vieira, Ana Gabriela da Silva
author_facet Vieira, Ana Gabriela da Silva
Melgar Junior, Eduardo Garralaga
Caetano, Marcio
author_role author
author2 Melgar Junior, Eduardo Garralaga
Caetano, Marcio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ana Gabriela da Silva
Melgar Junior, Eduardo Garralaga
Caetano, Marcio
dc.subject.por.fl_str_mv Pobreza
Educação escolar pública
Acesso à tecnologia
topic Pobreza
Educação escolar pública
Acesso à tecnologia
description The emergency situations inaugurated with the COVID-19 pandemic forced us to conjecture about the dynamics of sociabilities and the ways in which they are constituted in life amidst the lethality of the SARS-CoV-2 virus and the necropolitics in Brazil. In several cities across the country, the alternative found was remote learning and, in others, given the digital exclusion, schools instituted possible educational practices in order to maintain bonds with children. With attention to this scenario, our objective is to interrogate the teaching experiences, in unequal socioeconomic contexts that characterize the city of Pelotas, in the interior of the state of Rio Grande do Sul, about student access to remote teaching technologies or possible educational practices proposed by “Secretaria Municipal de Educação e Deporto – SMED”. For this, informal dialogues were carried out with professors and directive pedagogical teams, through instant conversation applications. The considerations show that the pandemic accentuated the drama experienced by impoverished populations, laying bare the violent scenario of neoliberal necropolitics that dismantled social policies in recent years.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13168
10.14295/momento.v30i02.13168
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13168
identifier_str_mv 10.14295/momento.v30i02.13168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13168/9025
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 30 No. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 133-153
Momento - Diálogos em Educação; v. 30 n. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas; 133-153
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944872095285248