Ser leitor entre a infância e a juventude
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7284 |
Resumo: | RESUMO: Nosso foco neste artigo é localizar nas práticas sociais de leitura e escrita de jovens leitores dificuldades e incentivos que impactam seus percursos leitores na passagem da infância para a juventude. O estudo foi realizado em quatro bibliotecas públicas municipais de Belo Horizonte ao longo do ano de 2014, com jovens que frequentam, escolhem, lêem livros literários e participam das atividades de leitura propostas nesses espaços. A partir das informações sobre proficiência leitora no Brasil (INAF/2012 e PISA/2012) e da perspectiva sociocultural de juventude na contemporaneidade (DAYREEL, 2003; VELHO, 2006 e PERALVA, 2007), letramento literário, comunidades leitoras e dialogismo, discutimos a formação leitora a partir dos relatos de nossos sujeitos. |
id |
FURG-2_24b8f5ebd5546dcaeaa0a48e5e62c97f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7284 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser leitor entre a infância e a juventudejuventudeletramento literárioformação de leitores.Formação de leitores literários jovensRESUMO: Nosso foco neste artigo é localizar nas práticas sociais de leitura e escrita de jovens leitores dificuldades e incentivos que impactam seus percursos leitores na passagem da infância para a juventude. O estudo foi realizado em quatro bibliotecas públicas municipais de Belo Horizonte ao longo do ano de 2014, com jovens que frequentam, escolhem, lêem livros literários e participam das atividades de leitura propostas nesses espaços. A partir das informações sobre proficiência leitora no Brasil (INAF/2012 e PISA/2012) e da perspectiva sociocultural de juventude na contemporaneidade (DAYREEL, 2003; VELHO, 2006 e PERALVA, 2007), letramento literário, comunidades leitoras e dialogismo, discutimos a formação leitora a partir dos relatos de nossos sujeitos.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/728410.14295/momento.v27i2.7284Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 430-450Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 430-4502316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7284/5363Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Daniela Chaves CorrêaOliveira, Dra. Míria Gomes2018-09-14T17:24:04Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7284Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser leitor entre a infância e a juventude |
title |
Ser leitor entre a infância e a juventude |
spellingShingle |
Ser leitor entre a infância e a juventude Figueiredo, Daniela Chaves Corrêa juventude letramento literário formação de leitores. Formação de leitores literários jovens |
title_short |
Ser leitor entre a infância e a juventude |
title_full |
Ser leitor entre a infância e a juventude |
title_fullStr |
Ser leitor entre a infância e a juventude |
title_full_unstemmed |
Ser leitor entre a infância e a juventude |
title_sort |
Ser leitor entre a infância e a juventude |
author |
Figueiredo, Daniela Chaves Corrêa |
author_facet |
Figueiredo, Daniela Chaves Corrêa Oliveira, Dra. Míria Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Dra. Míria Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Daniela Chaves Corrêa Oliveira, Dra. Míria Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
juventude letramento literário formação de leitores. Formação de leitores literários jovens |
topic |
juventude letramento literário formação de leitores. Formação de leitores literários jovens |
description |
RESUMO: Nosso foco neste artigo é localizar nas práticas sociais de leitura e escrita de jovens leitores dificuldades e incentivos que impactam seus percursos leitores na passagem da infância para a juventude. O estudo foi realizado em quatro bibliotecas públicas municipais de Belo Horizonte ao longo do ano de 2014, com jovens que frequentam, escolhem, lêem livros literários e participam das atividades de leitura propostas nesses espaços. A partir das informações sobre proficiência leitora no Brasil (INAF/2012 e PISA/2012) e da perspectiva sociocultural de juventude na contemporaneidade (DAYREEL, 2003; VELHO, 2006 e PERALVA, 2007), letramento literário, comunidades leitoras e dialogismo, discutimos a formação leitora a partir dos relatos de nossos sujeitos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7284 10.14295/momento.v27i2.7284 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7284 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i2.7284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7284/5363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 430-450 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 430-450 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944869650006016 |