Letramento literário e formação leitora : desafios na educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Somacal, Amanda Caroline
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256622
Resumo: Esta pesquisa teve como motivação reforçar a ideia de que pessoas com deficiência possuem o direito de estar em contato com as artes, mais especificamente com a literatura. A pergunta norteadora, ou seja, o motivo que fez com que essa pesquisa nascesse foi: “como transformar em leitores os alunos público-alvo da Educação Especial?”. A partir dessa pergunta, foram elaborados os objetivos, sendo eles: diferenciar as formas de leitura, considerando todas as maneiras de ser leitor; pesquisar diferentes recursos para ofertar uma formação leitora de qualidade; sugerir estratégias pedagógicas que incentivem a formação de um novo leitor; e contribuir para a pesquisa sobre o tema relativo à aquisição de leitura. O contexto é de uma instituição especializada em Educação Especial. Dessa forma, o objeto de pesquisa foi a formação leitora na Educação Especial. O corpus para a pesquisa foi constituído de cinco títulos que trazem a temática Literatura e Educação Especial, em pesquisas com recorte de tempo de 12 anos, de 2010 até os dias atuais. A partir das discussões trazidas por esses textos, outros autores foram acrescentados com a intenção de complementar teoricamente, como Paulo Freire (1989) com sua definição de leitura de mundo, Magda Soares (2002) que é referência quando o assunto é letramento e Rildo Cosson (2021) com seu trabalho sobre letramento literário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que buscou, nos textos já existentes, embasamento para a intenção de pesquisa. O resultado deste trabalho pode ser sintetizado como a defesa de uma docência que inclua todos os seus alunos, flexibilizando o currículo para poder atender de forma humana e empática todos os que passam por nossas salas de aula.
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