Didática no ensino superior: possibilidades e práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308 |
Resumo: | Este artigo visa discutir a questão da didática no Ensino Superior mediante uma reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem. Desse modo, destacamos, através de uma pesquisa estritamente teórica, os principais desafios que são postos à didática dentro das Instituições de Ensino Superior na atualidade, levando em consideração a significância dos fundamentos didáticos para o exercício da prática docente. Para tanto, daremos ênfase às pesquisas desenvolvidas no Brasil pelos seguintes autores: Pimenta (2015), Anastasiou (2010), Candau (2012), Franco (2013) e Libâneo (2012), dentre outros. Portanto, a partir desse estudo esperamos reforçar, por meio de apontamentos teóricos, a importância da Didática no espaço do Ensino Superior, estacando a necessidade de saberes pedagógicos para uma transformação da prática docente. |
id |
FURG-2_25bca429efc90be59b48cf323b09fadf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7308 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Didática no ensino superior: possibilidades e práticasEnsino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem.Didática no Ensino SuperiorEste artigo visa discutir a questão da didática no Ensino Superior mediante uma reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem. Desse modo, destacamos, através de uma pesquisa estritamente teórica, os principais desafios que são postos à didática dentro das Instituições de Ensino Superior na atualidade, levando em consideração a significância dos fundamentos didáticos para o exercício da prática docente. Para tanto, daremos ênfase às pesquisas desenvolvidas no Brasil pelos seguintes autores: Pimenta (2015), Anastasiou (2010), Candau (2012), Franco (2013) e Libâneo (2012), dentre outros. Portanto, a partir desse estudo esperamos reforçar, por meio de apontamentos teóricos, a importância da Didática no espaço do Ensino Superior, estacando a necessidade de saberes pedagógicos para uma transformação da prática docente.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/730810.14295/momento.v28i1.7308Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 262-277Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 262-2772316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308/5793Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Antônio BatistaFreitas, Maria Cleidiane CavalcanteCarneiro, Stânia Nágila Vasconcelos2019-04-26T16:00:00Zoai:periodicos.furg.br:article/7308Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didática no ensino superior: possibilidades e práticas |
title |
Didática no ensino superior: possibilidades e práticas |
spellingShingle |
Didática no ensino superior: possibilidades e práticas Fernandes, Antônio Batista Ensino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem. Didática no Ensino Superior |
title_short |
Didática no ensino superior: possibilidades e práticas |
title_full |
Didática no ensino superior: possibilidades e práticas |
title_fullStr |
Didática no ensino superior: possibilidades e práticas |
title_full_unstemmed |
Didática no ensino superior: possibilidades e práticas |
title_sort |
Didática no ensino superior: possibilidades e práticas |
author |
Fernandes, Antônio Batista |
author_facet |
Fernandes, Antônio Batista Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Antônio Batista Freitas, Maria Cleidiane Cavalcante Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem. Didática no Ensino Superior |
topic |
Ensino Superior. Didática. Ensino-aprendizagem. Didática no Ensino Superior |
description |
Este artigo visa discutir a questão da didática no Ensino Superior mediante uma reflexão sobre a relação ensino-aprendizagem. Desse modo, destacamos, através de uma pesquisa estritamente teórica, os principais desafios que são postos à didática dentro das Instituições de Ensino Superior na atualidade, levando em consideração a significância dos fundamentos didáticos para o exercício da prática docente. Para tanto, daremos ênfase às pesquisas desenvolvidas no Brasil pelos seguintes autores: Pimenta (2015), Anastasiou (2010), Candau (2012), Franco (2013) e Libâneo (2012), dentre outros. Portanto, a partir desse estudo esperamos reforçar, por meio de apontamentos teóricos, a importância da Didática no espaço do Ensino Superior, estacando a necessidade de saberes pedagógicos para uma transformação da prática docente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308 10.14295/momento.v28i1.7308 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.7308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7308/5793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 262-277 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 262-277 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249799028736 |