O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6733 |
Resumo: | Este estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa e tem como propósito investigar os efeitos de sentidos em charges que representam o professor a partir de um confronto entre “o ontem e o hoje”. Para tanto, serão analisadas as imagens – forma singular de representação do gênero em estudo – buscando responder ao seguinte questionamento: como se dá a representação de sujeito professor instaurada a partir de charges brasileiras? Diante disso, buscou-se refletir acerca da representação da identidade do sujeito professor pelo suposto modo despretensioso que a charge conduz o seu discurso, atentando para o fato de que, revestidos pelo humor, tais imagens sedimentam e naturalizam práticas de depreciação e exclusão em relação às identidades sociais. Percebeu-se, então, que paira sobre o sujeito professor determinados estereótipos que marcam-no como vítima; como um ser fraco e passivo não só diante de todo o maquinário sistémico-social, mas também da sua própria identificação enquanto profissional docente. |
id |
FURG-2_2d1267b5f629e3acdefb149efc9f391d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/6733 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidadesAnálise do DiscursoChargeSujeito professorEste estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa e tem como propósito investigar os efeitos de sentidos em charges que representam o professor a partir de um confronto entre “o ontem e o hoje”. Para tanto, serão analisadas as imagens – forma singular de representação do gênero em estudo – buscando responder ao seguinte questionamento: como se dá a representação de sujeito professor instaurada a partir de charges brasileiras? Diante disso, buscou-se refletir acerca da representação da identidade do sujeito professor pelo suposto modo despretensioso que a charge conduz o seu discurso, atentando para o fato de que, revestidos pelo humor, tais imagens sedimentam e naturalizam práticas de depreciação e exclusão em relação às identidades sociais. Percebeu-se, então, que paira sobre o sujeito professor determinados estereótipos que marcam-no como vítima; como um ser fraco e passivo não só diante de todo o maquinário sistémico-social, mas também da sua própria identificação enquanto profissional docente.Universidade Federal do Rio Grande2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/673310.14295/momento.v26i2.6733Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 265-281Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 265-2812316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6733/5010Oliveira, Ataualpa Luiz deSilva, Rhuan Jonathan dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T14:25:29Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/6733Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-06-11T14:25:29Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades |
title |
O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades |
spellingShingle |
O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades Oliveira, Ataualpa Luiz de Análise do Discurso Charge Sujeito professor |
title_short |
O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades |
title_full |
O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades |
title_fullStr |
O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades |
title_full_unstemmed |
O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades |
title_sort |
O sujeito professor em charges brasileiras: discursos, representações e identidades |
author |
Oliveira, Ataualpa Luiz de |
author_facet |
Oliveira, Ataualpa Luiz de Silva, Rhuan Jonathan da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rhuan Jonathan da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ataualpa Luiz de Silva, Rhuan Jonathan da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso Charge Sujeito professor |
topic |
Análise do Discurso Charge Sujeito professor |
description |
Este estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa e tem como propósito investigar os efeitos de sentidos em charges que representam o professor a partir de um confronto entre “o ontem e o hoje”. Para tanto, serão analisadas as imagens – forma singular de representação do gênero em estudo – buscando responder ao seguinte questionamento: como se dá a representação de sujeito professor instaurada a partir de charges brasileiras? Diante disso, buscou-se refletir acerca da representação da identidade do sujeito professor pelo suposto modo despretensioso que a charge conduz o seu discurso, atentando para o fato de que, revestidos pelo humor, tais imagens sedimentam e naturalizam práticas de depreciação e exclusão em relação às identidades sociais. Percebeu-se, então, que paira sobre o sujeito professor determinados estereótipos que marcam-no como vítima; como um ser fraco e passivo não só diante de todo o maquinário sistémico-social, mas também da sua própria identificação enquanto profissional docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6733 10.14295/momento.v26i2.6733 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6733 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v26i2.6733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6733/5010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 2 (2017); 265-281 Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 2 (2017); 265-281 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870685999104 |