A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936 |
Resumo: | O objetivo do artigo é evidenciar a discussão da homossexualidade nos estudos sobre a identidade docente, na área da Educação. Para a análise foram utilizadas 04 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado, defendidas entre os anos de 1987 e 2010, disponibilizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado observa-se a (quase) ausência das pesquisas sobre a sexualidade d(o)as professore(a)s com identidades não heteronormativas, o que permite assinalar a necessidade de aprofundamento teórico sobre a homossexualidade, principalmente feminina, nos estudos em educação e gênero. |
id |
FURG-2_32c71f4a314fedb7a426b4f97dc11457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4936 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docenteEducaçãoGêneroHomossexualidadeIdentidade docenteCampo científicoO objetivo do artigo é evidenciar a discussão da homossexualidade nos estudos sobre a identidade docente, na área da Educação. Para a análise foram utilizadas 04 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado, defendidas entre os anos de 1987 e 2010, disponibilizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado observa-se a (quase) ausência das pesquisas sobre a sexualidade d(o)as professore(a)s com identidades não heteronormativas, o que permite assinalar a necessidade de aprofundamento teórico sobre a homossexualidade, principalmente feminina, nos estudos em educação e gênero.Universidade Federal do Rio Grande2015-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 35-54Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 35-542316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936/3111Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Patrícia DanielaAlves Garcia, Maria Manuela2018-05-08T14:48:35Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4936Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:35Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente |
title |
A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente |
spellingShingle |
A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente Maciel, Patrícia Daniela Educação Gênero Homossexualidade Identidade docente Campo científico |
title_short |
A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente |
title_full |
A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente |
title_fullStr |
A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente |
title_full_unstemmed |
A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente |
title_sort |
A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente |
author |
Maciel, Patrícia Daniela |
author_facet |
Maciel, Patrícia Daniela Alves Garcia, Maria Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Alves Garcia, Maria Manuela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Patrícia Daniela Alves Garcia, Maria Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gênero Homossexualidade Identidade docente Campo científico |
topic |
Educação Gênero Homossexualidade Identidade docente Campo científico |
description |
O objetivo do artigo é evidenciar a discussão da homossexualidade nos estudos sobre a identidade docente, na área da Educação. Para a análise foram utilizadas 04 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado, defendidas entre os anos de 1987 e 2010, disponibilizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado observa-se a (quase) ausência das pesquisas sobre a sexualidade d(o)as professore(a)s com identidades não heteronormativas, o que permite assinalar a necessidade de aprofundamento teórico sobre a homossexualidade, principalmente feminina, nos estudos em educação e gênero. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4936/3111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 35-54 Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 35-54 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870233014272 |