A alfabetização no contexto do ensino de nove anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954 |
Resumo: | Este artigo visa promover uma reflexão sobre a rotina de classes de alfabetização e problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador levando em consideração o ingresso das crianças de cinco anos nesse segmento educacional. Tais aspectos ganham relevância, considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado grandes desafios para todos os envolvidos no processo. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia de trabalho pedagógico utilizada pelos professores perante a ampliação do ensino para nove anos. |
id |
FURG-2_3325d3cdffb4dd9cdb5d66b95389708a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4954 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A alfabetização no contexto do ensino de nove anosEnsino Fundamental. Prática pedagógica. Proposta Curricular.AlfabetizaçãoEste artigo visa promover uma reflexão sobre a rotina de classes de alfabetização e problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador levando em consideração o ingresso das crianças de cinco anos nesse segmento educacional. Tais aspectos ganham relevância, considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado grandes desafios para todos os envolvidos no processo. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia de trabalho pedagógico utilizada pelos professores perante a ampliação do ensino para nove anos.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 11-40Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 11-402316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954/3741Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaian, Simone BerettaCiríaco, Klinger Teodoro2018-05-08T14:48:10Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4954Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:10Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A alfabetização no contexto do ensino de nove anos |
title |
A alfabetização no contexto do ensino de nove anos |
spellingShingle |
A alfabetização no contexto do ensino de nove anos Faian, Simone Beretta Ensino Fundamental. Prática pedagógica. Proposta Curricular. Alfabetização |
title_short |
A alfabetização no contexto do ensino de nove anos |
title_full |
A alfabetização no contexto do ensino de nove anos |
title_fullStr |
A alfabetização no contexto do ensino de nove anos |
title_full_unstemmed |
A alfabetização no contexto do ensino de nove anos |
title_sort |
A alfabetização no contexto do ensino de nove anos |
author |
Faian, Simone Beretta |
author_facet |
Faian, Simone Beretta Ciríaco, Klinger Teodoro |
author_role |
author |
author2 |
Ciríaco, Klinger Teodoro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faian, Simone Beretta Ciríaco, Klinger Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental. Prática pedagógica. Proposta Curricular. Alfabetização |
topic |
Ensino Fundamental. Prática pedagógica. Proposta Curricular. Alfabetização |
description |
Este artigo visa promover uma reflexão sobre a rotina de classes de alfabetização e problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador levando em consideração o ingresso das crianças de cinco anos nesse segmento educacional. Tais aspectos ganham relevância, considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado grandes desafios para todos os envolvidos no processo. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia de trabalho pedagógico utilizada pelos professores perante a ampliação do ensino para nove anos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954/3741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 11-40 Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 11-40 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870240354304 |