A alfabetização no contexto do ensino de nove anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faian, Simone Beretta
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ciríaco, Klinger Teodoro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954
Resumo: Este artigo visa promover uma reflexão sobre a rotina de classes de alfabetização e problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador levando em consideração o ingresso das crianças de cinco anos nesse segmento educacional. Tais aspectos ganham relevância, considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado grandes desafios para todos os envolvidos no processo. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia de trabalho pedagógico utilizada pelos professores perante a ampliação do ensino para nove anos.
id FURG-2_3325d3cdffb4dd9cdb5d66b95389708a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/4954
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling A alfabetização no contexto do ensino de nove anosEnsino Fundamental. Prática pedagógica. Proposta Curricular.AlfabetizaçãoEste artigo visa promover uma reflexão sobre a rotina de classes de alfabetização e problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador levando em consideração o ingresso das crianças de cinco anos nesse segmento educacional. Tais aspectos ganham relevância, considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado grandes desafios para todos os envolvidos no processo. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia de trabalho pedagógico utilizada pelos professores perante a ampliação do ensino para nove anos.Universidade Federal do Rio Grande2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 11-40Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 11-402316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954/3741Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaian, Simone BerettaCiríaco, Klinger Teodoro2018-05-08T14:48:10Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4954Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:10Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A alfabetização no contexto do ensino de nove anos
title A alfabetização no contexto do ensino de nove anos
spellingShingle A alfabetização no contexto do ensino de nove anos
Faian, Simone Beretta
Ensino Fundamental. Prática pedagógica. Proposta Curricular.
Alfabetização
title_short A alfabetização no contexto do ensino de nove anos
title_full A alfabetização no contexto do ensino de nove anos
title_fullStr A alfabetização no contexto do ensino de nove anos
title_full_unstemmed A alfabetização no contexto do ensino de nove anos
title_sort A alfabetização no contexto do ensino de nove anos
author Faian, Simone Beretta
author_facet Faian, Simone Beretta
Ciríaco, Klinger Teodoro
author_role author
author2 Ciríaco, Klinger Teodoro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faian, Simone Beretta
Ciríaco, Klinger Teodoro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental. Prática pedagógica. Proposta Curricular.
Alfabetização
topic Ensino Fundamental. Prática pedagógica. Proposta Curricular.
Alfabetização
description Este artigo visa promover uma reflexão sobre a rotina de classes de alfabetização e problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador levando em consideração o ingresso das crianças de cinco anos nesse segmento educacional. Tais aspectos ganham relevância, considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado grandes desafios para todos os envolvidos no processo. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia de trabalho pedagógico utilizada pelos professores perante a ampliação do ensino para nove anos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954/3741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 1 (2015); 11-40
Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 1 (2015); 11-40
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870240354304