Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Júnior, Isaias Batista
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maio, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938
Resumo: A assunção de matrizes identitárias heteronormativas tende a imputar sanções aqueles sujeitos que agem em descumprimento aos processos colonizadores e essa violência adquire contornos dramáticos no ambiente escolar pela ausência de estratégias e na extensa cadeia de negativação e invisibilidades impostas a alunos/as homossexuais. Ancorados nos Estudos Culturais pretendemos evidenciar a constituição da(s) identidade(s) e (re)produção da(s) diferença(s) manifestas neste espaço através do uso de referências sobre a temática em questão. Observamos que é empírica a necessidade de se pensar cotidianamente em estratégias e políticas de combate e enfrentamento às diversas formas de assédio e opressão a que são submetidas pessoas não heteronormatizadas e nesse embate a escola tem papel de destaque no reconhecimento e valoração de direitos e deveres.
id FURG-2_385ff064b3de6a4aea5deca32806764e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4938
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolarIdentidadeDiferençaHeteronormatividadeEscolaA assunção de matrizes identitárias heteronormativas tende a imputar sanções aqueles sujeitos que agem em descumprimento aos processos colonizadores e essa violência adquire contornos dramáticos no ambiente escolar pela ausência de estratégias e na extensa cadeia de negativação e invisibilidades impostas a alunos/as homossexuais. Ancorados nos Estudos Culturais pretendemos evidenciar a constituição da(s) identidade(s) e (re)produção da(s) diferença(s) manifestas neste espaço através do uso de referências sobre a temática em questão. Observamos que é empírica a necessidade de se pensar cotidianamente em estratégias e políticas de combate e enfrentamento às diversas formas de assédio e opressão a que são submetidas pessoas não heteronormatizadas e nesse embate a escola tem papel de destaque no reconhecimento e valoração de direitos e deveres.Universidade Federal do Rio Grande2015-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 73-94Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 73-942316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938/3114Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Júnior, Isaias BatistaMaio, Eliane Rose2018-05-08T14:48:35Zoai:periodicos.furg.br:article/4938Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:48:35Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar
title Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar
spellingShingle Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar
de Oliveira Júnior, Isaias Batista
Identidade
Diferença
Heteronormatividade
Escola
title_short Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar
title_full Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar
title_fullStr Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar
title_full_unstemmed Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar
title_sort Homofobia e (re)produção da(s) diferença(s): ações conjugadas no plural no contexto escolar
author de Oliveira Júnior, Isaias Batista
author_facet de Oliveira Júnior, Isaias Batista
Maio, Eliane Rose
author_role author
author2 Maio, Eliane Rose
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Júnior, Isaias Batista
Maio, Eliane Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Diferença
Heteronormatividade
Escola
topic Identidade
Diferença
Heteronormatividade
Escola
description A assunção de matrizes identitárias heteronormativas tende a imputar sanções aqueles sujeitos que agem em descumprimento aos processos colonizadores e essa violência adquire contornos dramáticos no ambiente escolar pela ausência de estratégias e na extensa cadeia de negativação e invisibilidades impostas a alunos/as homossexuais. Ancorados nos Estudos Culturais pretendemos evidenciar a constituição da(s) identidade(s) e (re)produção da(s) diferença(s) manifestas neste espaço através do uso de referências sobre a temática em questão. Observamos que é empírica a necessidade de se pensar cotidianamente em estratégias e políticas de combate e enfrentamento às diversas formas de assédio e opressão a que são submetidas pessoas não heteronormatizadas e nesse embate a escola tem papel de destaque no reconhecimento e valoração de direitos e deveres.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4938/3114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 23 No. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 73-94
Momento - Diálogos em Educação; v. 23 n. 2 (2014): "LGBTT - Movimentos Sociais e Escolas: experiências, discursos e práticas educativas"; 73-94
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249415249920