Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barros, Simone Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511
Resumo: Este trabalho objetiva discutir as práticas pedagógicas adotadas em instituições privadas de Ensino Superior para qualificar a proficiência em leitura de textos acadêmicos. A reflexão proposta considera o perfil dos universitários ingressantes em cursos noturnos – jovens adultos egressos de escolas públicas e inseridos no mercado de trabalho –, que apresentam, em sua maioria, dificuldade em produção de leitura e de textos científicos. Para proceder à análise de pesquisas recentes nesta área de conhecimento, considera-se o conceito de alfabetização acadêmica (CARLINO, 2005) e a prática de ensino com uso polígrafos no Ensino Superior (GUIRALDELLI, 2008), com o propósito de apresentar estratégias bem-sucedidas de ensino e aprendizagem da produção e da compreensão textual dos gêneros textuais acadêmicos. Palavras-chave: Leitura. Ensino Superior. Licenciaturas. Gêneros textuais acadêmicos.
id FURG-2_3951ddcdba1b994641f09c1b2d25d074
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5511
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicasLeitura. Ensino Superior. Gêneros textuais acadêmicos.Leitura no Ensino SuperiorEste trabalho objetiva discutir as práticas pedagógicas adotadas em instituições privadas de Ensino Superior para qualificar a proficiência em leitura de textos acadêmicos. A reflexão proposta considera o perfil dos universitários ingressantes em cursos noturnos – jovens adultos egressos de escolas públicas e inseridos no mercado de trabalho –, que apresentam, em sua maioria, dificuldade em produção de leitura e de textos científicos. Para proceder à análise de pesquisas recentes nesta área de conhecimento, considera-se o conceito de alfabetização acadêmica (CARLINO, 2005) e a prática de ensino com uso polígrafos no Ensino Superior (GUIRALDELLI, 2008), com o propósito de apresentar estratégias bem-sucedidas de ensino e aprendizagem da produção e da compreensão textual dos gêneros textuais acadêmicos. Palavras-chave: Leitura. Ensino Superior. Licenciaturas. Gêneros textuais acadêmicos.Universidade Federal do Rio Grande2016-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 73-90Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 73-902316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511/3843Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Zoraia AguiarBarros, Simone Lima2018-05-08T14:58:27Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5511Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:58:27Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas
title Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas
spellingShingle Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas
Bittencourt, Zoraia Aguiar
Leitura. Ensino Superior. Gêneros textuais acadêmicos.
Leitura no Ensino Superior
title_short Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas
title_full Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas
title_fullStr Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas
title_full_unstemmed Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas
title_sort Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas
author Bittencourt, Zoraia Aguiar
author_facet Bittencourt, Zoraia Aguiar
Barros, Simone Lima
author_role author
author2 Barros, Simone Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Zoraia Aguiar
Barros, Simone Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Ensino Superior. Gêneros textuais acadêmicos.
Leitura no Ensino Superior
topic Leitura. Ensino Superior. Gêneros textuais acadêmicos.
Leitura no Ensino Superior
description Este trabalho objetiva discutir as práticas pedagógicas adotadas em instituições privadas de Ensino Superior para qualificar a proficiência em leitura de textos acadêmicos. A reflexão proposta considera o perfil dos universitários ingressantes em cursos noturnos – jovens adultos egressos de escolas públicas e inseridos no mercado de trabalho –, que apresentam, em sua maioria, dificuldade em produção de leitura e de textos científicos. Para proceder à análise de pesquisas recentes nesta área de conhecimento, considera-se o conceito de alfabetização acadêmica (CARLINO, 2005) e a prática de ensino com uso polígrafos no Ensino Superior (GUIRALDELLI, 2008), com o propósito de apresentar estratégias bem-sucedidas de ensino e aprendizagem da produção e da compreensão textual dos gêneros textuais acadêmicos. Palavras-chave: Leitura. Ensino Superior. Licenciaturas. Gêneros textuais acadêmicos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511/3843
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 73-90
Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 73-90
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870257131520