Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511 |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir as práticas pedagógicas adotadas em instituições privadas de Ensino Superior para qualificar a proficiência em leitura de textos acadêmicos. A reflexão proposta considera o perfil dos universitários ingressantes em cursos noturnos – jovens adultos egressos de escolas públicas e inseridos no mercado de trabalho –, que apresentam, em sua maioria, dificuldade em produção de leitura e de textos científicos. Para proceder à análise de pesquisas recentes nesta área de conhecimento, considera-se o conceito de alfabetização acadêmica (CARLINO, 2005) e a prática de ensino com uso polígrafos no Ensino Superior (GUIRALDELLI, 2008), com o propósito de apresentar estratégias bem-sucedidas de ensino e aprendizagem da produção e da compreensão textual dos gêneros textuais acadêmicos. Palavras-chave: Leitura. Ensino Superior. Licenciaturas. Gêneros textuais acadêmicos. |
id |
FURG-2_db76f152302ba9219dda0543d25a1d38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5511 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicasLeitura. Ensino Superior. Gêneros textuais acadêmicos.Leitura no Ensino SuperiorEste trabalho objetiva discutir as práticas pedagógicas adotadas em instituições privadas de Ensino Superior para qualificar a proficiência em leitura de textos acadêmicos. A reflexão proposta considera o perfil dos universitários ingressantes em cursos noturnos – jovens adultos egressos de escolas públicas e inseridos no mercado de trabalho –, que apresentam, em sua maioria, dificuldade em produção de leitura e de textos científicos. Para proceder à análise de pesquisas recentes nesta área de conhecimento, considera-se o conceito de alfabetização acadêmica (CARLINO, 2005) e a prática de ensino com uso polígrafos no Ensino Superior (GUIRALDELLI, 2008), com o propósito de apresentar estratégias bem-sucedidas de ensino e aprendizagem da produção e da compreensão textual dos gêneros textuais acadêmicos. Palavras-chave: Leitura. Ensino Superior. Licenciaturas. Gêneros textuais acadêmicos.Universidade Federal do Rio Grande2016-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 73-90Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 73-902316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511/3843Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Zoraia AguiarBarros, Simone Lima2018-05-08T14:58:27Zoai:periodicos.furg.br:article/5511Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:58:27Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas |
title |
Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas |
spellingShingle |
Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas Bittencourt, Zoraia Aguiar Leitura. Ensino Superior. Gêneros textuais acadêmicos. Leitura no Ensino Superior |
title_short |
Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas |
title_full |
Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas |
title_fullStr |
Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas |
title_sort |
Leitura em instituições privadas de ensino superior: discutindo estratégias pedagógicas |
author |
Bittencourt, Zoraia Aguiar |
author_facet |
Bittencourt, Zoraia Aguiar Barros, Simone Lima |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Simone Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Zoraia Aguiar Barros, Simone Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Ensino Superior. Gêneros textuais acadêmicos. Leitura no Ensino Superior |
topic |
Leitura. Ensino Superior. Gêneros textuais acadêmicos. Leitura no Ensino Superior |
description |
Este trabalho objetiva discutir as práticas pedagógicas adotadas em instituições privadas de Ensino Superior para qualificar a proficiência em leitura de textos acadêmicos. A reflexão proposta considera o perfil dos universitários ingressantes em cursos noturnos – jovens adultos egressos de escolas públicas e inseridos no mercado de trabalho –, que apresentam, em sua maioria, dificuldade em produção de leitura e de textos científicos. Para proceder à análise de pesquisas recentes nesta área de conhecimento, considera-se o conceito de alfabetização acadêmica (CARLINO, 2005) e a prática de ensino com uso polígrafos no Ensino Superior (GUIRALDELLI, 2008), com o propósito de apresentar estratégias bem-sucedidas de ensino e aprendizagem da produção e da compreensão textual dos gêneros textuais acadêmicos. Palavras-chave: Leitura. Ensino Superior. Licenciaturas. Gêneros textuais acadêmicos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5511/3843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 24 No. 2 (2015); 73-90 Momento - Diálogos em Educação; v. 24 n. 2 (2015); 73-90 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249437270016 |