Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattar, Joao
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Lucilene Marques Martins, Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa, Graciani, Juliana Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817
Resumo: Este artigo explora metodologias de pesquisa sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear as metodologias utilizadas nas pesquisas empíricas no Brasil sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. A revisão de literatura detectou que a ampla maioria das pesquisas tem abordagem qualitativa, em detrimento de análises quantitativas e estatísticas. Em relação aos objetivos, há um equilíbrio entre pesquisas exploratórias e descritivas, com ausência de pesquisas explicativas. Como instrumento de coleta de dados, predominam amplamente os questionários, seguidos de entrevistas. Os sujeitos das pesquisas são primordialmente os próprios tutores, com poucos casos de triangulação de fontes. As amostras das pesquisas variam bastantes, desde um grupo de seis tutores até um conjunto de 153 alunos e 20 tutores. Como estratégias de análise e interpretação de dados, predominam análise de conteúdo e análise do discurso. Identifica-se também um baixo uso de softwares para tratamento de dados, sejam qualitativos ou quantitativos. Gráficos e tabelas são utilizados com frequência para apresentar os resultados das pesquisas. O artigo conclui que é necessário desenvolver linhas de pesquisa que envolvam abordagem quantitativas em língua portuguesa sobre tutoria online, incluindo a utilização de softwares para análise de dados. Mostrou-se também necessário desenvolver pesquisas que tenham objetivos explicativos, assim como incluir nas pesquisas outras fontes além dos próprios tutores, como alunos e coordenadores. Por fim, é também importante incorporar outros referenciais teóricos para a análise de dados, além da análise de conteúdo.
id FURG-2_41b60fc74fd5ab997c8b5ab8cc81be0f
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7817
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distânciaTutor. Educação a Distância. Metodologia.Educação a DistânciaEste artigo explora metodologias de pesquisa sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear as metodologias utilizadas nas pesquisas empíricas no Brasil sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. A revisão de literatura detectou que a ampla maioria das pesquisas tem abordagem qualitativa, em detrimento de análises quantitativas e estatísticas. Em relação aos objetivos, há um equilíbrio entre pesquisas exploratórias e descritivas, com ausência de pesquisas explicativas. Como instrumento de coleta de dados, predominam amplamente os questionários, seguidos de entrevistas. Os sujeitos das pesquisas são primordialmente os próprios tutores, com poucos casos de triangulação de fontes. As amostras das pesquisas variam bastantes, desde um grupo de seis tutores até um conjunto de 153 alunos e 20 tutores. Como estratégias de análise e interpretação de dados, predominam análise de conteúdo e análise do discurso. Identifica-se também um baixo uso de softwares para tratamento de dados, sejam qualitativos ou quantitativos. Gráficos e tabelas são utilizados com frequência para apresentar os resultados das pesquisas. O artigo conclui que é necessário desenvolver linhas de pesquisa que envolvam abordagem quantitativas em língua portuguesa sobre tutoria online, incluindo a utilização de softwares para análise de dados. Mostrou-se também necessário desenvolver pesquisas que tenham objetivos explicativos, assim como incluir nas pesquisas outras fontes além dos próprios tutores, como alunos e coordenadores. Por fim, é também importante incorporar outros referenciais teóricos para a análise de dados, além da análise de conteúdo.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/781710.14295/momento.v27i1.7817Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 19-41Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 19-412316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817/5275Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattar, JoaoRodrigues, Lucilene Marques MartinsCzeszak, Wanderlucy A. Alves CorrêaGraciani, Juliana Santos2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/7817Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
title Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
spellingShingle Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
Mattar, Joao
Tutor. Educação a Distância. Metodologia.
Educação a Distância
title_short Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
title_full Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
title_fullStr Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
title_full_unstemmed Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
title_sort Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
author Mattar, Joao
author_facet Mattar, Joao
Rodrigues, Lucilene Marques Martins
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Graciani, Juliana Santos
author_role author
author2 Rodrigues, Lucilene Marques Martins
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Graciani, Juliana Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattar, Joao
Rodrigues, Lucilene Marques Martins
Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa
Graciani, Juliana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Tutor. Educação a Distância. Metodologia.
Educação a Distância
topic Tutor. Educação a Distância. Metodologia.
Educação a Distância
description Este artigo explora metodologias de pesquisa sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear as metodologias utilizadas nas pesquisas empíricas no Brasil sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. A revisão de literatura detectou que a ampla maioria das pesquisas tem abordagem qualitativa, em detrimento de análises quantitativas e estatísticas. Em relação aos objetivos, há um equilíbrio entre pesquisas exploratórias e descritivas, com ausência de pesquisas explicativas. Como instrumento de coleta de dados, predominam amplamente os questionários, seguidos de entrevistas. Os sujeitos das pesquisas são primordialmente os próprios tutores, com poucos casos de triangulação de fontes. As amostras das pesquisas variam bastantes, desde um grupo de seis tutores até um conjunto de 153 alunos e 20 tutores. Como estratégias de análise e interpretação de dados, predominam análise de conteúdo e análise do discurso. Identifica-se também um baixo uso de softwares para tratamento de dados, sejam qualitativos ou quantitativos. Gráficos e tabelas são utilizados com frequência para apresentar os resultados das pesquisas. O artigo conclui que é necessário desenvolver linhas de pesquisa que envolvam abordagem quantitativas em língua portuguesa sobre tutoria online, incluindo a utilização de softwares para análise de dados. Mostrou-se também necessário desenvolver pesquisas que tenham objetivos explicativos, assim como incluir nas pesquisas outras fontes além dos próprios tutores, como alunos e coordenadores. Por fim, é também importante incorporar outros referenciais teóricos para a análise de dados, além da análise de conteúdo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817
10.14295/momento.v27i1.7817
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.7817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817/5275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 19-41
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 19-41
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249849360384