Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817 |
Resumo: | Este artigo explora metodologias de pesquisa sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear as metodologias utilizadas nas pesquisas empíricas no Brasil sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. A revisão de literatura detectou que a ampla maioria das pesquisas tem abordagem qualitativa, em detrimento de análises quantitativas e estatísticas. Em relação aos objetivos, há um equilíbrio entre pesquisas exploratórias e descritivas, com ausência de pesquisas explicativas. Como instrumento de coleta de dados, predominam amplamente os questionários, seguidos de entrevistas. Os sujeitos das pesquisas são primordialmente os próprios tutores, com poucos casos de triangulação de fontes. As amostras das pesquisas variam bastantes, desde um grupo de seis tutores até um conjunto de 153 alunos e 20 tutores. Como estratégias de análise e interpretação de dados, predominam análise de conteúdo e análise do discurso. Identifica-se também um baixo uso de softwares para tratamento de dados, sejam qualitativos ou quantitativos. Gráficos e tabelas são utilizados com frequência para apresentar os resultados das pesquisas. O artigo conclui que é necessário desenvolver linhas de pesquisa que envolvam abordagem quantitativas em língua portuguesa sobre tutoria online, incluindo a utilização de softwares para análise de dados. Mostrou-se também necessário desenvolver pesquisas que tenham objetivos explicativos, assim como incluir nas pesquisas outras fontes além dos próprios tutores, como alunos e coordenadores. Por fim, é também importante incorporar outros referenciais teóricos para a análise de dados, além da análise de conteúdo. |
id |
FURG-2_41b60fc74fd5ab997c8b5ab8cc81be0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7817 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distânciaTutor. Educação a Distância. Metodologia.Educação a DistânciaEste artigo explora metodologias de pesquisa sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear as metodologias utilizadas nas pesquisas empíricas no Brasil sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. A revisão de literatura detectou que a ampla maioria das pesquisas tem abordagem qualitativa, em detrimento de análises quantitativas e estatísticas. Em relação aos objetivos, há um equilíbrio entre pesquisas exploratórias e descritivas, com ausência de pesquisas explicativas. Como instrumento de coleta de dados, predominam amplamente os questionários, seguidos de entrevistas. Os sujeitos das pesquisas são primordialmente os próprios tutores, com poucos casos de triangulação de fontes. As amostras das pesquisas variam bastantes, desde um grupo de seis tutores até um conjunto de 153 alunos e 20 tutores. Como estratégias de análise e interpretação de dados, predominam análise de conteúdo e análise do discurso. Identifica-se também um baixo uso de softwares para tratamento de dados, sejam qualitativos ou quantitativos. Gráficos e tabelas são utilizados com frequência para apresentar os resultados das pesquisas. O artigo conclui que é necessário desenvolver linhas de pesquisa que envolvam abordagem quantitativas em língua portuguesa sobre tutoria online, incluindo a utilização de softwares para análise de dados. Mostrou-se também necessário desenvolver pesquisas que tenham objetivos explicativos, assim como incluir nas pesquisas outras fontes além dos próprios tutores, como alunos e coordenadores. Por fim, é também importante incorporar outros referenciais teóricos para a análise de dados, além da análise de conteúdo.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/781710.14295/momento.v27i1.7817Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 19-41Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 19-412316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817/5275Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMattar, JoaoRodrigues, Lucilene Marques MartinsCzeszak, Wanderlucy A. Alves CorrêaGraciani, Juliana Santos2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/7817Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância |
title |
Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância |
spellingShingle |
Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância Mattar, Joao Tutor. Educação a Distância. Metodologia. Educação a Distância |
title_short |
Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância |
title_full |
Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância |
title_fullStr |
Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância |
title_full_unstemmed |
Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância |
title_sort |
Metodologias para pesquisas sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância |
author |
Mattar, Joao |
author_facet |
Mattar, Joao Rodrigues, Lucilene Marques Martins Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Graciani, Juliana Santos |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Lucilene Marques Martins Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Graciani, Juliana Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattar, Joao Rodrigues, Lucilene Marques Martins Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa Graciani, Juliana Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutor. Educação a Distância. Metodologia. Educação a Distância |
topic |
Tutor. Educação a Distância. Metodologia. Educação a Distância |
description |
Este artigo explora metodologias de pesquisa sobre tutoria online. É uma revisão sistemática da literatura em língua portuguesa. Seu objetivo é mapear as metodologias utilizadas nas pesquisas empíricas no Brasil sobre competências e funções dos tutores online em educação a distância. A revisão de literatura detectou que a ampla maioria das pesquisas tem abordagem qualitativa, em detrimento de análises quantitativas e estatísticas. Em relação aos objetivos, há um equilíbrio entre pesquisas exploratórias e descritivas, com ausência de pesquisas explicativas. Como instrumento de coleta de dados, predominam amplamente os questionários, seguidos de entrevistas. Os sujeitos das pesquisas são primordialmente os próprios tutores, com poucos casos de triangulação de fontes. As amostras das pesquisas variam bastantes, desde um grupo de seis tutores até um conjunto de 153 alunos e 20 tutores. Como estratégias de análise e interpretação de dados, predominam análise de conteúdo e análise do discurso. Identifica-se também um baixo uso de softwares para tratamento de dados, sejam qualitativos ou quantitativos. Gráficos e tabelas são utilizados com frequência para apresentar os resultados das pesquisas. O artigo conclui que é necessário desenvolver linhas de pesquisa que envolvam abordagem quantitativas em língua portuguesa sobre tutoria online, incluindo a utilização de softwares para análise de dados. Mostrou-se também necessário desenvolver pesquisas que tenham objetivos explicativos, assim como incluir nas pesquisas outras fontes além dos próprios tutores, como alunos e coordenadores. Por fim, é também importante incorporar outros referenciais teóricos para a análise de dados, além da análise de conteúdo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817 10.14295/momento.v27i1.7817 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.7817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7817/5275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 19-41 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 19-41 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249849360384 |