DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mianes, Felipe Leão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8215
Resumo: O artigo analisa concepções clínicas e culturais de representação das pessoas com deficiência visual. Foi baseado em análise bibliográfica de obras autobiográficas de pessoas cegas, como Hingson (2010) e Bavcar (2003), bem como de análises teóricas de autores como Vygotsky (1991), Martins (2013). Analiso possibilidades de pensar sobre a deficiência visual através de parâmetros culturais, para além da limitação corporal. Nos resultados, notei que as concepções clínicas tendem a limitar esse grupo, já as concepções culturais podem ampliar as percepções sobre essas pessoas como formas diferentes de ver o mundo, indo muito além da deficiência. Outro resultado é o processo de representação da deficiência visual por aqueles que vivenciam essa condição, através da publicação de materiais autobiográficos que possibilitam formas diversificadas de perceber os pontos de vista desses sujeitos.                                                                                 
id FURG-2_4d9c644a6137d38b184ce9d9bf3e9268
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8215
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidadesDeficiência visual. Representação. Educação InclusivaDeficiência visualO artigo analisa concepções clínicas e culturais de representação das pessoas com deficiência visual. Foi baseado em análise bibliográfica de obras autobiográficas de pessoas cegas, como Hingson (2010) e Bavcar (2003), bem como de análises teóricas de autores como Vygotsky (1991), Martins (2013). Analiso possibilidades de pensar sobre a deficiência visual através de parâmetros culturais, para além da limitação corporal. Nos resultados, notei que as concepções clínicas tendem a limitar esse grupo, já as concepções culturais podem ampliar as percepções sobre essas pessoas como formas diferentes de ver o mundo, indo muito além da deficiência. Outro resultado é o processo de representação da deficiência visual por aqueles que vivenciam essa condição, através da publicação de materiais autobiográficos que possibilitam formas diversificadas de perceber os pontos de vista desses sujeitos.                                                                                 Universidade Federal do Rio Grande2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/821510.14295/momento.v29i3.8215Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)2316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8215/8727Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMianes, Felipe Leão2021-05-05T19:30:08Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8215Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2021-05-05T19:30:08Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades
title DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades
spellingShingle DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades
Mianes, Felipe Leão
Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva
Deficiência visual
title_short DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades
title_full DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades
title_fullStr DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades
title_full_unstemmed DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades
title_sort DEFICIÊNCIA VISUAL: olhares e possibilidades
author Mianes, Felipe Leão
author_facet Mianes, Felipe Leão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mianes, Felipe Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva
Deficiência visual
topic Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva
Deficiência visual
description O artigo analisa concepções clínicas e culturais de representação das pessoas com deficiência visual. Foi baseado em análise bibliográfica de obras autobiográficas de pessoas cegas, como Hingson (2010) e Bavcar (2003), bem como de análises teóricas de autores como Vygotsky (1991), Martins (2013). Analiso possibilidades de pensar sobre a deficiência visual através de parâmetros culturais, para além da limitação corporal. Nos resultados, notei que as concepções clínicas tendem a limitar esse grupo, já as concepções culturais podem ampliar as percepções sobre essas pessoas como formas diferentes de ver o mundo, indo muito além da deficiência. Outro resultado é o processo de representação da deficiência visual por aqueles que vivenciam essa condição, através da publicação de materiais autobiográficos que possibilitam formas diversificadas de perceber os pontos de vista desses sujeitos.                                                                                 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8215
10.14295/momento.v29i3.8215
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8215
identifier_str_mv 10.14295/momento.v29i3.8215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8215/8727
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 29 No. 3 (2020)
Momento - Diálogos em Educação; v. 29 n. 3 (2020)
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870802391040