Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa consiste em discutir sobre a perspectiva docente em relação à inclusão de alunos com altas habilidades no ambiente escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa e buscou informações em uma revisão de literatura e em dados empíricos levantados por meio de um questionário enviado a docentes. Os resultados apontam para: a) a necessidade de uma cultura inclusiva na escola e na universidade; b) os professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos com altas habilidades; c) a necessidade de uma sólida formação docente inicial e continuada que aborde as altas habilidades. Precisamos que a escola com a cultura de inclusão, na qual todos possam sentir-se acolhidos como parte importante do ambiente de aprendizagem. Os estudantes com altas habilidades são seres privilegiados com uma inteligência fora dos padrões para determinadas áreas e a escola pode ajudá-los a desenvolver este potencial para que tenham uma vida repleta de sentido e feliz. |
id |
UNOCHAPO-1_20b9701340fa5651ac6c5eddf8cdd691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5061 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?Deficiência visual. Representação. Educação InclusivaO objetivo da pesquisa consiste em discutir sobre a perspectiva docente em relação à inclusão de alunos com altas habilidades no ambiente escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa e buscou informações em uma revisão de literatura e em dados empíricos levantados por meio de um questionário enviado a docentes. Os resultados apontam para: a) a necessidade de uma cultura inclusiva na escola e na universidade; b) os professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos com altas habilidades; c) a necessidade de uma sólida formação docente inicial e continuada que aborde as altas habilidades. Precisamos que a escola com a cultura de inclusão, na qual todos possam sentir-se acolhidos como parte importante do ambiente de aprendizagem. Os estudantes com altas habilidades são seres privilegiados com uma inteligência fora dos padrões para determinadas áreas e a escola pode ajudá-los a desenvolver este potencial para que tenham uma vida repleta de sentido e feliz.Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa - Revisão de literatura com dados empíricosapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/506110.22196/rp.v22i0.5061Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061/2931Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJung, Hildegard SusanaVaz, DouglasBenatti, Remi Maria Zanatta2020-05-20T18:29:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5061Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo? |
title |
Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo? |
spellingShingle |
Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo? Jung, Hildegard Susana Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva |
title_short |
Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo? |
title_full |
Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo? |
title_fullStr |
Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo? |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo? |
title_sort |
Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo? |
author |
Jung, Hildegard Susana |
author_facet |
Jung, Hildegard Susana Vaz, Douglas Benatti, Remi Maria Zanatta |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, Douglas Benatti, Remi Maria Zanatta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jung, Hildegard Susana Vaz, Douglas Benatti, Remi Maria Zanatta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva |
topic |
Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva |
description |
O objetivo da pesquisa consiste em discutir sobre a perspectiva docente em relação à inclusão de alunos com altas habilidades no ambiente escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa e buscou informações em uma revisão de literatura e em dados empíricos levantados por meio de um questionário enviado a docentes. Os resultados apontam para: a) a necessidade de uma cultura inclusiva na escola e na universidade; b) os professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos com altas habilidades; c) a necessidade de uma sólida formação docente inicial e continuada que aborde as altas habilidades. Precisamos que a escola com a cultura de inclusão, na qual todos possam sentir-se acolhidos como parte importante do ambiente de aprendizagem. Os estudantes com altas habilidades são seres privilegiados com uma inteligência fora dos padrões para determinadas áreas e a escola pode ajudá-los a desenvolver este potencial para que tenham uma vida repleta de sentido e feliz. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa - Revisão de literatura com dados empíricos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061 10.22196/rp.v22i0.5061 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v22i0.5061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061/2931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16 Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-16 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320995562422272 |