Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jung, Hildegard Susana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vaz, Douglas, Benatti, Remi Maria Zanatta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061
Resumo: O objetivo da pesquisa consiste em discutir sobre a perspectiva docente em relação à inclusão de alunos com altas habilidades no ambiente escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa e buscou informações em uma revisão de literatura e em dados empíricos levantados por meio de um questionário enviado a docentes. Os resultados apontam para: a) a necessidade de uma cultura inclusiva na escola e na universidade; b) os professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos com altas habilidades; c) a necessidade de uma sólida formação docente inicial e continuada que aborde as altas habilidades. Precisamos que a escola com a cultura de inclusão, na qual todos possam sentir-se acolhidos como parte importante do ambiente de aprendizagem. Os estudantes com altas habilidades são seres privilegiados com uma inteligência fora dos padrões para determinadas áreas e a escola pode ajudá-los a desenvolver este potencial para que tenham uma vida repleta de sentido e feliz.
id UNOCHAPO-1_20b9701340fa5651ac6c5eddf8cdd691
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5061
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?Deficiência visual. Representação. Educação InclusivaO objetivo da pesquisa consiste em discutir sobre a perspectiva docente em relação à inclusão de alunos com altas habilidades no ambiente escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa e buscou informações em uma revisão de literatura e em dados empíricos levantados por meio de um questionário enviado a docentes. Os resultados apontam para: a) a necessidade de uma cultura inclusiva na escola e na universidade; b) os professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos com altas habilidades; c) a necessidade de uma sólida formação docente inicial e continuada que aborde as altas habilidades. Precisamos que a escola com a cultura de inclusão, na qual todos possam sentir-se acolhidos como parte importante do ambiente de aprendizagem. Os estudantes com altas habilidades são seres privilegiados com uma inteligência fora dos padrões para determinadas áreas e a escola pode ajudá-los a desenvolver este potencial para que tenham uma vida repleta de sentido e feliz.Unochapecó2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa - Revisão de literatura com dados empíricosapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/506110.22196/rp.v22i0.5061Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-161984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061/2931Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJung, Hildegard SusanaVaz, DouglasBenatti, Remi Maria Zanatta2020-05-20T18:29:29Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5061Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-05-20T18:29:29Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
title Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
spellingShingle Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
Jung, Hildegard Susana
Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva
title_short Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
title_full Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
title_fullStr Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
title_full_unstemmed Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
title_sort Saberes docentes sobre o estudante com altas habilidades: estamos preparados para acolhê-lo?
author Jung, Hildegard Susana
author_facet Jung, Hildegard Susana
Vaz, Douglas
Benatti, Remi Maria Zanatta
author_role author
author2 Vaz, Douglas
Benatti, Remi Maria Zanatta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jung, Hildegard Susana
Vaz, Douglas
Benatti, Remi Maria Zanatta
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva
topic Deficiência visual. Representação. Educação Inclusiva
description O objetivo da pesquisa consiste em discutir sobre a perspectiva docente em relação à inclusão de alunos com altas habilidades no ambiente escolar. A metodologia é de abordagem qualitativa e buscou informações em uma revisão de literatura e em dados empíricos levantados por meio de um questionário enviado a docentes. Os resultados apontam para: a) a necessidade de uma cultura inclusiva na escola e na universidade; b) os professores não se sentem preparados para trabalhar com alunos com altas habilidades; c) a necessidade de uma sólida formação docente inicial e continuada que aborde as altas habilidades. Precisamos que a escola com a cultura de inclusão, na qual todos possam sentir-se acolhidos como parte importante do ambiente de aprendizagem. Os estudantes com altas habilidades são seres privilegiados com uma inteligência fora dos padrões para determinadas áreas e a escola pode ajudá-los a desenvolver este potencial para que tenham uma vida repleta de sentido e feliz.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa - Revisão de literatura com dados empíricos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061
10.22196/rp.v22i0.5061
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5061/2931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-16
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-16
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320995562422272