Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Vanessa Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Padilha, Andréa wahlbrink, Paludo, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473
Resumo: A partir dos resultados de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; BRANDÃO, 1982; MELLO, 2005) desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigo analisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003-2010; TFOUNI, 1985; FREIRE, 1979-1980) na formação de professores da/na educação do campo (CALAZANS, 1993; CALDART, 2012). A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está na contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, e com isso ampliar suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.
id FURG-2_5d8b82713d92c627e3932395754c2b0e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5473
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do CampoPesquisa-açãoAlfabetização e LetramentoFormação de professoresalfabetização e letramento na educação do campoA partir dos resultados de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; BRANDÃO, 1982; MELLO, 2005) desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigo analisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003-2010; TFOUNI, 1985; FREIRE, 1979-1980) na formação de professores da/na educação do campo (CALAZANS, 1993; CALDART, 2012). A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está na contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, e com isso ampliar suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.Universidade Federal do Rio Grande2017-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/547310.14295/momento.v26i1.5473Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 96-117Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 96-1172316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473/4591Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Vanessa GonçalvesPadilha, Andréa wahlbrinkPaludo, Conceição2017-07-15T20:10:16Zoai:periodicos.furg.br:article/5473Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2017-07-15T20:10:16Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
title Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
spellingShingle Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
Dias, Vanessa Gonçalves
Pesquisa-ação
Alfabetização e Letramento
Formação de professores
alfabetização e letramento na educação do campo
title_short Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
title_full Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
title_fullStr Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
title_full_unstemmed Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
title_sort Os desafios estratégicos da alfabetização e letramento na formação de professores da/na Educação do Campo
author Dias, Vanessa Gonçalves
author_facet Dias, Vanessa Gonçalves
Padilha, Andréa wahlbrink
Paludo, Conceição
author_role author
author2 Padilha, Andréa wahlbrink
Paludo, Conceição
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Vanessa Gonçalves
Padilha, Andréa wahlbrink
Paludo, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação
Alfabetização e Letramento
Formação de professores
alfabetização e letramento na educação do campo
topic Pesquisa-ação
Alfabetização e Letramento
Formação de professores
alfabetização e letramento na educação do campo
description A partir dos resultados de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986; BRANDÃO, 1982; MELLO, 2005) desenvolvida no âmbito do Projeto de Pesquisa Observatório da Educação do Campo/CAPES/INEP em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul, o artigo analisa parte dos dados da pesquisa, a qual foi desenvolvida junto há duas escolas da rede pública municipal, localizadas na zona rural de Pelotas no período de 2011 a 2014. O trabalho possui como foco central de discussão os processos de alfabetização e letramento (SOARES, 2003-2010; TFOUNI, 1985; FREIRE, 1979-1980) na formação de professores da/na educação do campo (CALAZANS, 1993; CALDART, 2012). A coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise dos diários de campo. Considera-se, ao final, como principal resultado da pesquisa, está na contribuição de(re)colocar os professores como protagonistas de seu fazer pedagógico, e com isso ampliar suas condições de análise do processo de aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473
10.14295/momento.v26i1.5473
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473
identifier_str_mv 10.14295/momento.v26i1.5473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5473/4591
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 26 No. 1 (2017); 96-117
Momento - Diálogos em Educação; v. 26 n. 1 (2017); 96-117
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249434124288