Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035 |
Resumo: | Este artigo tem como objeto de estudo o mal-estar docente e sua influência na construção da identidade do professor que atua no Programa Educação em Tempo Integral (ProEi), em uma escola pública do interior da Bahia. Busca entender como os novos papéis atribuídos à educação escolar, a partir das configurações sócio-educacionais do Programa, desafiam o professor com as demandas de sua profissão, interferindo na construção de professoralidade. Diante dessa problemática, este estudo objetiva discutir cenários de um Brasil profundo em relação às causas que aprofundam o mal-estar docente numa escola em tempo integral e seus reflexos no processo de construção da identidade e da professoralidade do professor. Espera-se contribuir com problematizações sobre a nova dinâmica escolar, a partir da implantação do ProEi, no sentido de superação desse mal-estar a partir da valorização e da ampliação da formação do professor. |
id |
FURG-2_5e79254cd0ca6f6a6a01643c0faf26eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/9035 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundoEste artigo tem como objeto de estudo o mal-estar docente e sua influência na construção da identidade do professor que atua no Programa Educação em Tempo Integral (ProEi), em uma escola pública do interior da Bahia. Busca entender como os novos papéis atribuídos à educação escolar, a partir das configurações sócio-educacionais do Programa, desafiam o professor com as demandas de sua profissão, interferindo na construção de professoralidade. Diante dessa problemática, este estudo objetiva discutir cenários de um Brasil profundo em relação às causas que aprofundam o mal-estar docente numa escola em tempo integral e seus reflexos no processo de construção da identidade e da professoralidade do professor. Espera-se contribuir com problematizações sobre a nova dinâmica escolar, a partir da implantação do ProEi, no sentido de superação desse mal-estar a partir da valorização e da ampliação da formação do professor.Universidade Federal do Rio Grande2019-10-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/903510.14295/momento.v28i2.9035Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 85-105Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 85-1052316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035/6117Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Jonatas SilvaAnecleto, Úrsula CunhaSacramento, Ivana Carla Oliveira2019-10-24T21:39:00Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/9035Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-10-24T21:39Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo |
title |
Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo |
spellingShingle |
Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo Santiago, Jonatas Silva |
title_short |
Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo |
title_full |
Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo |
title_fullStr |
Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo |
title_full_unstemmed |
Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo |
title_sort |
Mal-estar docente e educação em tempo integral: cenários de um Brasil profundo |
author |
Santiago, Jonatas Silva |
author_facet |
Santiago, Jonatas Silva Anecleto, Úrsula Cunha Sacramento, Ivana Carla Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Anecleto, Úrsula Cunha Sacramento, Ivana Carla Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Jonatas Silva Anecleto, Úrsula Cunha Sacramento, Ivana Carla Oliveira |
description |
Este artigo tem como objeto de estudo o mal-estar docente e sua influência na construção da identidade do professor que atua no Programa Educação em Tempo Integral (ProEi), em uma escola pública do interior da Bahia. Busca entender como os novos papéis atribuídos à educação escolar, a partir das configurações sócio-educacionais do Programa, desafiam o professor com as demandas de sua profissão, interferindo na construção de professoralidade. Diante dessa problemática, este estudo objetiva discutir cenários de um Brasil profundo em relação às causas que aprofundam o mal-estar docente numa escola em tempo integral e seus reflexos no processo de construção da identidade e da professoralidade do professor. Espera-se contribuir com problematizações sobre a nova dinâmica escolar, a partir da implantação do ProEi, no sentido de superação desse mal-estar a partir da valorização e da ampliação da formação do professor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035 10.14295/momento.v28i2.9035 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i2.9035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9035/6117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 2 (2019); 85-105 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 2 (2019); 85-105 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944871256424448 |