O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafio
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058 |
Resumo: | A alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar. |
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O pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC) e suas ações: o monitoramento como desafioAlfabetizaçãoPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaMonitoramentoPNAICA alfabetização e seus resultados, no Brasil, historicamente desafia as políticas públicas de formação de professores. Embora as ações desencadeadas por essas políticas e seus respectivos programas sejam marcadas por certo distanciamento entre os propósitos legislativos e as condições reais de implementação, tornam-se cada vez mais necessárias. Dentre as políticas recentes, serve de exemplo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), voltado para a formação continuada de alfabetizadores. Nessa perspectiva, neste artigo analisam-se, a partir das determinações do PNAIC, as estratégias de acompanhamento de processos e resultados, especificamente as formas de monitoramento propostas. A análise ratifica como desafios: o uso do princípio da performatividade, os resultados das avaliações externas como critério de acompanhamento das ações e a efetividade desses resultados no contexto do cotidiano escolar.Universidade Federal do Rio Grande2018-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/805810.14295/momento.v27i2.8058Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-206Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 2 (2018): Política Educacional de Formação de Professores no Brasil; 188-2062316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8058/5349Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Amélia Escotto do Amaralde Lucena, Magda Cristina DiasAbreu, Ana Claudia dos Santos2018-09-14T17:24:04Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8058Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:24:04Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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