Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Danilo Garcia da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alonso, Katia Morosov
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794
Resumo: Este texto resulta de uma pesquisa de maior amplitude em que se buscaram os entendimentos e percepções dos sujeitos da formação sobre os elementos sócio-históricos da formação on-line (mediação, interação e interatividade) à luz dos processos formativos típicos da cultura digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e multirreferencial. Os sujeitos investigados foram os alunos, tutores e professores de cursos on-line no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Utilizou-se de análise documental, observação direta, questionários e entrevistas. Os achados da pesquisa apontam que os elementos sócio-históricos são interdependentes e mantenedores das relações didático-pedagógicas promotoras de situações de aprendizagens. Evidencia também que, na cultura digital, a formação on-line decorre da mescla e de hibridizações de práticas que catalisam as ações que ocorrem em ‘espaços’ on-line e presencial.
id FURG-2_66b5f7ad198aef8be99905d3bf72b5df
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7794
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digitalCultura digitalElementos sócio-históricosAmbientes Virtuais de AprendizagemEste texto resulta de uma pesquisa de maior amplitude em que se buscaram os entendimentos e percepções dos sujeitos da formação sobre os elementos sócio-históricos da formação on-line (mediação, interação e interatividade) à luz dos processos formativos típicos da cultura digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e multirreferencial. Os sujeitos investigados foram os alunos, tutores e professores de cursos on-line no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Utilizou-se de análise documental, observação direta, questionários e entrevistas. Os achados da pesquisa apontam que os elementos sócio-históricos são interdependentes e mantenedores das relações didático-pedagógicas promotoras de situações de aprendizagens. Evidencia também que, na cultura digital, a formação on-line decorre da mescla e de hibridizações de práticas que catalisam as ações que ocorrem em ‘espaços’ on-line e presencial.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/779410.14295/momento.v27i1.7794Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 108-127Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 108-1272316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794/5236Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Danilo Garcia daAlonso, Katia Morosov2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7794Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
title Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
spellingShingle Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
Silva, Danilo Garcia da
Cultura digital
Elementos sócio-históricos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_short Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
title_full Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
title_fullStr Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
title_full_unstemmed Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
title_sort Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
author Silva, Danilo Garcia da
author_facet Silva, Danilo Garcia da
Alonso, Katia Morosov
author_role author
author2 Alonso, Katia Morosov
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Danilo Garcia da
Alonso, Katia Morosov
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura digital
Elementos sócio-históricos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
topic Cultura digital
Elementos sócio-históricos
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
description Este texto resulta de uma pesquisa de maior amplitude em que se buscaram os entendimentos e percepções dos sujeitos da formação sobre os elementos sócio-históricos da formação on-line (mediação, interação e interatividade) à luz dos processos formativos típicos da cultura digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e multirreferencial. Os sujeitos investigados foram os alunos, tutores e professores de cursos on-line no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Utilizou-se de análise documental, observação direta, questionários e entrevistas. Os achados da pesquisa apontam que os elementos sócio-históricos são interdependentes e mantenedores das relações didático-pedagógicas promotoras de situações de aprendizagens. Evidencia também que, na cultura digital, a formação on-line decorre da mescla e de hibridizações de práticas que catalisam as ações que ocorrem em ‘espaços’ on-line e presencial.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794
10.14295/momento.v27i1.7794
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.7794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794/5236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 108-127
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 108-127
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1798944870741573632