Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794 |
Resumo: | Este texto resulta de uma pesquisa de maior amplitude em que se buscaram os entendimentos e percepções dos sujeitos da formação sobre os elementos sócio-históricos da formação on-line (mediação, interação e interatividade) à luz dos processos formativos típicos da cultura digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e multirreferencial. Os sujeitos investigados foram os alunos, tutores e professores de cursos on-line no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Utilizou-se de análise documental, observação direta, questionários e entrevistas. Os achados da pesquisa apontam que os elementos sócio-históricos são interdependentes e mantenedores das relações didático-pedagógicas promotoras de situações de aprendizagens. Evidencia também que, na cultura digital, a formação on-line decorre da mescla e de hibridizações de práticas que catalisam as ações que ocorrem em ‘espaços’ on-line e presencial. |
id |
FURG-2_66b5f7ad198aef8be99905d3bf72b5df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7794 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digitalCultura digitalElementos sócio-históricosAmbientes Virtuais de AprendizagemEste texto resulta de uma pesquisa de maior amplitude em que se buscaram os entendimentos e percepções dos sujeitos da formação sobre os elementos sócio-históricos da formação on-line (mediação, interação e interatividade) à luz dos processos formativos típicos da cultura digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e multirreferencial. Os sujeitos investigados foram os alunos, tutores e professores de cursos on-line no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Utilizou-se de análise documental, observação direta, questionários e entrevistas. Os achados da pesquisa apontam que os elementos sócio-históricos são interdependentes e mantenedores das relações didático-pedagógicas promotoras de situações de aprendizagens. Evidencia também que, na cultura digital, a formação on-line decorre da mescla e de hibridizações de práticas que catalisam as ações que ocorrem em ‘espaços’ on-line e presencial.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/779410.14295/momento.v27i1.7794Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 108-127Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 108-1272316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794/5236Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Danilo Garcia daAlonso, Katia Morosov2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7794Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital |
title |
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital |
spellingShingle |
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital Silva, Danilo Garcia da Cultura digital Elementos sócio-históricos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_short |
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital |
title_full |
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital |
title_fullStr |
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital |
title_full_unstemmed |
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital |
title_sort |
Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital |
author |
Silva, Danilo Garcia da |
author_facet |
Silva, Danilo Garcia da Alonso, Katia Morosov |
author_role |
author |
author2 |
Alonso, Katia Morosov |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Danilo Garcia da Alonso, Katia Morosov |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura digital Elementos sócio-históricos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
topic |
Cultura digital Elementos sócio-históricos Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
description |
Este texto resulta de uma pesquisa de maior amplitude em que se buscaram os entendimentos e percepções dos sujeitos da formação sobre os elementos sócio-históricos da formação on-line (mediação, interação e interatividade) à luz dos processos formativos típicos da cultura digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e multirreferencial. Os sujeitos investigados foram os alunos, tutores e professores de cursos on-line no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Utilizou-se de análise documental, observação direta, questionários e entrevistas. Os achados da pesquisa apontam que os elementos sócio-históricos são interdependentes e mantenedores das relações didático-pedagógicas promotoras de situações de aprendizagens. Evidencia também que, na cultura digital, a formação on-line decorre da mescla e de hibridizações de práticas que catalisam as ações que ocorrem em ‘espaços’ on-line e presencial. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794 10.14295/momento.v27i1.7794 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.7794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7794/5236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 108-127 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 108-127 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870741573632 |