Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordovil, Ronara Viana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Da Costa, Paula Naranjo, Lobo, Huanderson Barroso, de Souza, José Camilo Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7750
Resumo: O presente artigo abre uma discussão em torno do ensino escolar e do saber cotidiano apreendido e exercitado nos espaços de vivências das crianças ribeirinhas amazônicas. O percurso objetivou apresentar um panorama de como as crianças ribeirinhas estão rodeadas por conhecimento científico nas atividades de subsistência que realizam com os pais e que fazem parte do currículo escolar, mas que não é ressignificado dentro do espaço educacional porque não reflete a união dos dois saberes e nem é feito o caminho pelo qual o conhecimento percorre. Neste movimento abre-se reflexão sobre uma proposta de ensino através da interdisciplinaridade, com diálogos entre professores-professores e professores-estudantes que possibilita um saber abrangente e integral. O embasamento teórico que sustenta esta discussão se apoia em: Andrade (2013); Kaercher (2014); Pontuschka, Paganelli, Cacete (2007) e Castrogiovanni (2003) os quais apresentam posicionamentos em torno do saber construído na prática e no fazer cotidiano. Tal premissa abre possibilidades de integração com o saber apreendido dentro da escola e leva os estudantes a reflexão ampla de conceitos científicos, conduzindo-os a uma formação integral. Os caminhos metodológicos se prenderam em descrever as relações vividas nos caminhos da escola, no meio da mata e na beira do rio, pois nesse espaço de vida se constrói e se desenvolve o estudante de escola ribeirinha.
id FURG-2_68abf4a74fc98867e3c9fda917dfa262
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7750
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhasAmazôniaEscolaCriançaRibeirinho.ENTRE O VIVIDO E O PERCEBIDOO SABER ESCOLAR E A REALIDADE DAS CRIANÇAS RIBEIRINHASO presente artigo abre uma discussão em torno do ensino escolar e do saber cotidiano apreendido e exercitado nos espaços de vivências das crianças ribeirinhas amazônicas. O percurso objetivou apresentar um panorama de como as crianças ribeirinhas estão rodeadas por conhecimento científico nas atividades de subsistência que realizam com os pais e que fazem parte do currículo escolar, mas que não é ressignificado dentro do espaço educacional porque não reflete a união dos dois saberes e nem é feito o caminho pelo qual o conhecimento percorre. Neste movimento abre-se reflexão sobre uma proposta de ensino através da interdisciplinaridade, com diálogos entre professores-professores e professores-estudantes que possibilita um saber abrangente e integral. O embasamento teórico que sustenta esta discussão se apoia em: Andrade (2013); Kaercher (2014); Pontuschka, Paganelli, Cacete (2007) e Castrogiovanni (2003) os quais apresentam posicionamentos em torno do saber construído na prática e no fazer cotidiano. Tal premissa abre possibilidades de integração com o saber apreendido dentro da escola e leva os estudantes a reflexão ampla de conceitos científicos, conduzindo-os a uma formação integral. Os caminhos metodológicos se prenderam em descrever as relações vividas nos caminhos da escola, no meio da mata e na beira do rio, pois nesse espaço de vida se constrói e se desenvolve o estudante de escola ribeirinha.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/775010.14295/momento.v27i1.7750Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 387-398Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 387-3982316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7750/5250Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordovil, Ronara VianaDa Costa, Paula NaranjoLobo, Huanderson Barrosode Souza, José Camilo Ramos2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/7750Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas
title Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas
spellingShingle Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas
Cordovil, Ronara Viana
Amazônia
Escola
Criança
Ribeirinho.
ENTRE O VIVIDO E O PERCEBIDO
O SABER ESCOLAR E A REALIDADE DAS CRIANÇAS RIBEIRINHAS
title_short Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas
title_full Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas
title_fullStr Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas
title_full_unstemmed Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas
title_sort Entre o vivido e o percebido: o saber escolar e a realidade das crianças ribeirinhas
author Cordovil, Ronara Viana
author_facet Cordovil, Ronara Viana
Da Costa, Paula Naranjo
Lobo, Huanderson Barroso
de Souza, José Camilo Ramos
author_role author
author2 Da Costa, Paula Naranjo
Lobo, Huanderson Barroso
de Souza, José Camilo Ramos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordovil, Ronara Viana
Da Costa, Paula Naranjo
Lobo, Huanderson Barroso
de Souza, José Camilo Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia
Escola
Criança
Ribeirinho.
ENTRE O VIVIDO E O PERCEBIDO
O SABER ESCOLAR E A REALIDADE DAS CRIANÇAS RIBEIRINHAS
topic Amazônia
Escola
Criança
Ribeirinho.
ENTRE O VIVIDO E O PERCEBIDO
O SABER ESCOLAR E A REALIDADE DAS CRIANÇAS RIBEIRINHAS
description O presente artigo abre uma discussão em torno do ensino escolar e do saber cotidiano apreendido e exercitado nos espaços de vivências das crianças ribeirinhas amazônicas. O percurso objetivou apresentar um panorama de como as crianças ribeirinhas estão rodeadas por conhecimento científico nas atividades de subsistência que realizam com os pais e que fazem parte do currículo escolar, mas que não é ressignificado dentro do espaço educacional porque não reflete a união dos dois saberes e nem é feito o caminho pelo qual o conhecimento percorre. Neste movimento abre-se reflexão sobre uma proposta de ensino através da interdisciplinaridade, com diálogos entre professores-professores e professores-estudantes que possibilita um saber abrangente e integral. O embasamento teórico que sustenta esta discussão se apoia em: Andrade (2013); Kaercher (2014); Pontuschka, Paganelli, Cacete (2007) e Castrogiovanni (2003) os quais apresentam posicionamentos em torno do saber construído na prática e no fazer cotidiano. Tal premissa abre possibilidades de integração com o saber apreendido dentro da escola e leva os estudantes a reflexão ampla de conceitos científicos, conduzindo-os a uma formação integral. Os caminhos metodológicos se prenderam em descrever as relações vividas nos caminhos da escola, no meio da mata e na beira do rio, pois nesse espaço de vida se constrói e se desenvolve o estudante de escola ribeirinha.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7750
10.14295/momento.v27i1.7750
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7750
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.7750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7750/5250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 387-398
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 387-398
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249825243136