A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Larissa Batista dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Backes, Luciana, Gabriel, Naidi Carmen, Felicetti, Vera Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prâksis
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586
Resumo: A necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos.
id Feevale-1_bd1b57f6e171aa1fa47bf4de0faac482
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2586
network_acronym_str Feevale-1
network_name_str Revista Prâksis
repository_id_str
spelling A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTEEscola ribeirinhaPandemiaSaberes pedagógicosTecnologiaA necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos.Universidade Feevale2021-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/258610.25112/rpr.v3.2586Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 56-762448-19391807-111210.25112/rpr.v3ireponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586/2915Copyright (c) 2021 Revista Prâksishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Larissa Batista dos Backes, LucianaGabriel, Naidi CarmenFelicetti, Vera Lucia2021-09-01T18:01:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2586Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2021-09-01T18:01:18Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
title A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
spellingShingle A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
Santos, Larissa Batista dos
Escola ribeirinha
Pandemia
Saberes pedagógicos
Tecnologia
title_short A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
title_full A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
title_fullStr A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
title_sort A REALIDADE DA EDUCAÇÃO RIBEIRINHA NO CONTEXTO DA COVID-19: SABERES PEDAGÓGICOS PARA A AÇÃO DOCENTE
author Santos, Larissa Batista dos
author_facet Santos, Larissa Batista dos
Backes, Luciana
Gabriel, Naidi Carmen
Felicetti, Vera Lucia
author_role author
author2 Backes, Luciana
Gabriel, Naidi Carmen
Felicetti, Vera Lucia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Larissa Batista dos
Backes, Luciana
Gabriel, Naidi Carmen
Felicetti, Vera Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Escola ribeirinha
Pandemia
Saberes pedagógicos
Tecnologia
topic Escola ribeirinha
Pandemia
Saberes pedagógicos
Tecnologia
description A necessidade de distanciamento social físico, instaurada pela pandemia da Covid-19, fez emergir problemáticas que antes eram amenizadas pelo contato precário em regiões que já viviam um certo isolamento. O objetivo deste artigo consiste em identificar a articulação entre os saberes e as problemáticas na educação, para proposições alternativas na educação ribeirinha. Para realizar a pesquisa exploratória, a produção de dados empíricos ocorreu na Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade de Fátima, no Rio Negro – Amazonas. Participaram deste estudo uma professora e alunos do 6º ano e da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Foi utilizado como instrumento para a produção de dados o comunicador instantâneo whatsapp. As reflexões iniciais revelaram os entraves tecnológicos vivenciados no contexto educacional ribeirinho e como os saberes pedagógicos, contemplando docente e alunos, estão em constante construção oportunizando formas de aprendizagem condizentes com a realidade dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586
10.25112/rpr.v3.2586
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586
identifier_str_mv 10.25112/rpr.v3.2586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2586/2915
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Prâksis
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prâksis; v. 3 (2021): A era do imprevisto: Pandemia Covid-19 – Parte 2; 56-76
2448-1939
1807-1112
10.25112/rpr.v3i
reponame:Revista Prâksis
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Revista Prâksis
collection Revista Prâksis
repository.name.fl_str_mv Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv ||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325125363269632