Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775 |
Resumo: | Este artigo analisou as dificuldades enfrentadas por professores de diversos estados do Brasil, que atuam no ambiente hospitalar, quando do processo de ensino e aprendizagem destes em uma formação continuada Online. O aporte teórico apoia-se nas literaturas sobre Educação Online, Formação de Professores e Educação não Formal em ambiente hospitalar. Esta é uma pesquisa qualitativa que analisou 178 respostas de professores sobre as dificuldades encontradas durante a participação de um curso de extensão a distância. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo e com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que a falta de tempo para realizar a formação, deve-se ao excesso de atividades docentes, assim como a dificuldade para interagir como aluno Online são implicações vivenciadas neste processo formativo. |
id |
FURG-2_6c296e7a24ea7d3ff7981212afb73c95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/7775 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativoFormação de ProfessoresEducação a DistânciaEducação não FormalEducação a DistânciaEste artigo analisou as dificuldades enfrentadas por professores de diversos estados do Brasil, que atuam no ambiente hospitalar, quando do processo de ensino e aprendizagem destes em uma formação continuada Online. O aporte teórico apoia-se nas literaturas sobre Educação Online, Formação de Professores e Educação não Formal em ambiente hospitalar. Esta é uma pesquisa qualitativa que analisou 178 respostas de professores sobre as dificuldades encontradas durante a participação de um curso de extensão a distância. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo e com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que a falta de tempo para realizar a formação, deve-se ao excesso de atividades docentes, assim como a dificuldade para interagir como aluno Online são implicações vivenciadas neste processo formativo.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/777510.14295/momento.v27i1.7775Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 226-245Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 226-2452316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775/5242Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Jacques de LimaCorrêa, YgorBehrens, Marilda Aparecida2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/7775Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo |
title |
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo |
spellingShingle |
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo Ferreira, Jacques de Lima Formação de Professores Educação a Distância Educação não Formal Educação a Distância |
title_short |
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo |
title_full |
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo |
title_fullStr |
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo |
title_full_unstemmed |
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo |
title_sort |
Formação continuada online de professores que atuam em ambiente hospitalar: uma análise das dificuldades presentes no processo formativo |
author |
Ferreira, Jacques de Lima |
author_facet |
Ferreira, Jacques de Lima Corrêa, Ygor Behrens, Marilda Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Ygor Behrens, Marilda Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Jacques de Lima Corrêa, Ygor Behrens, Marilda Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Educação a Distância Educação não Formal Educação a Distância |
topic |
Formação de Professores Educação a Distância Educação não Formal Educação a Distância |
description |
Este artigo analisou as dificuldades enfrentadas por professores de diversos estados do Brasil, que atuam no ambiente hospitalar, quando do processo de ensino e aprendizagem destes em uma formação continuada Online. O aporte teórico apoia-se nas literaturas sobre Educação Online, Formação de Professores e Educação não Formal em ambiente hospitalar. Esta é uma pesquisa qualitativa que analisou 178 respostas de professores sobre as dificuldades encontradas durante a participação de um curso de extensão a distância. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de Análise de Conteúdo e com o auxílio do software Atlas Ti. Os resultados revelaram que a falta de tempo para realizar a formação, deve-se ao excesso de atividades docentes, assim como a dificuldade para interagir como aluno Online são implicações vivenciadas neste processo formativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775 10.14295/momento.v27i1.7775 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.7775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7775/5242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 226-245 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 226-245 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870737379328 |