O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facco, Samara
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Deus, Ana Iara Silva de, Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153
Resumo: Este artigo discorre sobre um projeto de produção de avatares, com acadêmicos de graduação, professores e acadêmicos do programa de Pós-Graduação em Educação-UFSM. O desenvolvimento desse trabalho objetivou mobilizar os envolvidos para projetarem-se como super-heróis universitários, potencializando seu poder de “criação”, através do imaginário social para que possíveis mudanças possam ser repensadas no âmbito educacional. Dessa forma, a invenção do super-herói universitário, instigou a elaboração de um manifesto grafo poético, um texto crítico para a área da educação, aonde os participantes deveriam formular um apelido-verbete, suas qualidades visuais, sua predestinação, seu oponente, seu ponto forte e fraco, seu instrumento de poder, por meio de metáforas que imaginavam um campo alegórico para a Universidade. Assim, a partir desta experiência foi possível pensar sobre as questões postas na formação de professores pelo viés do imaginário social, especialmente sobre as significações imaginárias dos acadêmicos e professores acerca da universidade e de seu papel na sociedade.
id FURG-2_6cc182bf4ae9034897d39a93a59c5020
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8153
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na UniversidadeEducação. Imaginário Social. Formação de ProfessoresEste artigo discorre sobre um projeto de produção de avatares, com acadêmicos de graduação, professores e acadêmicos do programa de Pós-Graduação em Educação-UFSM. O desenvolvimento desse trabalho objetivou mobilizar os envolvidos para projetarem-se como super-heróis universitários, potencializando seu poder de “criação”, através do imaginário social para que possíveis mudanças possam ser repensadas no âmbito educacional. Dessa forma, a invenção do super-herói universitário, instigou a elaboração de um manifesto grafo poético, um texto crítico para a área da educação, aonde os participantes deveriam formular um apelido-verbete, suas qualidades visuais, sua predestinação, seu oponente, seu ponto forte e fraco, seu instrumento de poder, por meio de metáforas que imaginavam um campo alegórico para a Universidade. Assim, a partir desta experiência foi possível pensar sobre as questões postas na formação de professores pelo viés do imaginário social, especialmente sobre as significações imaginárias dos acadêmicos e professores acerca da universidade e de seu papel na sociedade.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/815310.14295/momento.v28i1.8153Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 381-396Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 381-3962316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153/5800Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFacco, SamaraDeus, Ana Iara Silva deOliveira, Valeska Maria Fortes de2019-04-26T16:00:01Zoai:periodicos.furg.br:article/8153Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
title O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
spellingShingle O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
Facco, Samara
Educação. Imaginário Social. Formação de Professores
title_short O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
title_full O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
title_fullStr O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
title_full_unstemmed O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
title_sort O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
author Facco, Samara
author_facet Facco, Samara
Deus, Ana Iara Silva de
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
author_role author
author2 Deus, Ana Iara Silva de
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facco, Samara
Deus, Ana Iara Silva de
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Imaginário Social. Formação de Professores
topic Educação. Imaginário Social. Formação de Professores
description Este artigo discorre sobre um projeto de produção de avatares, com acadêmicos de graduação, professores e acadêmicos do programa de Pós-Graduação em Educação-UFSM. O desenvolvimento desse trabalho objetivou mobilizar os envolvidos para projetarem-se como super-heróis universitários, potencializando seu poder de “criação”, através do imaginário social para que possíveis mudanças possam ser repensadas no âmbito educacional. Dessa forma, a invenção do super-herói universitário, instigou a elaboração de um manifesto grafo poético, um texto crítico para a área da educação, aonde os participantes deveriam formular um apelido-verbete, suas qualidades visuais, sua predestinação, seu oponente, seu ponto forte e fraco, seu instrumento de poder, por meio de metáforas que imaginavam um campo alegórico para a Universidade. Assim, a partir desta experiência foi possível pensar sobre as questões postas na formação de professores pelo viés do imaginário social, especialmente sobre as significações imaginárias dos acadêmicos e professores acerca da universidade e de seu papel na sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153
10.14295/momento.v28i1.8153
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153
identifier_str_mv 10.14295/momento.v28i1.8153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153/5800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 381-396
Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 381-396
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249898643456