O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153 |
Resumo: | Este artigo discorre sobre um projeto de produção de avatares, com acadêmicos de graduação, professores e acadêmicos do programa de Pós-Graduação em Educação-UFSM. O desenvolvimento desse trabalho objetivou mobilizar os envolvidos para projetarem-se como super-heróis universitários, potencializando seu poder de “criação”, através do imaginário social para que possíveis mudanças possam ser repensadas no âmbito educacional. Dessa forma, a invenção do super-herói universitário, instigou a elaboração de um manifesto grafo poético, um texto crítico para a área da educação, aonde os participantes deveriam formular um apelido-verbete, suas qualidades visuais, sua predestinação, seu oponente, seu ponto forte e fraco, seu instrumento de poder, por meio de metáforas que imaginavam um campo alegórico para a Universidade. Assim, a partir desta experiência foi possível pensar sobre as questões postas na formação de professores pelo viés do imaginário social, especialmente sobre as significações imaginárias dos acadêmicos e professores acerca da universidade e de seu papel na sociedade. |
id |
FURG-2_7b87af33eb71dce5ac374835448b1ce5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/8153 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na UniversidadeEducação. Imaginário Social. Formação de ProfessoresEste artigo discorre sobre um projeto de produção de avatares, com acadêmicos de graduação, professores e acadêmicos do programa de Pós-Graduação em Educação-UFSM. O desenvolvimento desse trabalho objetivou mobilizar os envolvidos para projetarem-se como super-heróis universitários, potencializando seu poder de “criação”, através do imaginário social para que possíveis mudanças possam ser repensadas no âmbito educacional. Dessa forma, a invenção do super-herói universitário, instigou a elaboração de um manifesto grafo poético, um texto crítico para a área da educação, aonde os participantes deveriam formular um apelido-verbete, suas qualidades visuais, sua predestinação, seu oponente, seu ponto forte e fraco, seu instrumento de poder, por meio de metáforas que imaginavam um campo alegórico para a Universidade. Assim, a partir desta experiência foi possível pensar sobre as questões postas na formação de professores pelo viés do imaginário social, especialmente sobre as significações imaginárias dos acadêmicos e professores acerca da universidade e de seu papel na sociedade.Universidade Federal do Rio Grande2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/815310.14295/momento.v28i1.8153Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 381-396Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 381-3962316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153/5800Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFacco, SamaraDeus, Ana Iara Silva deOliveira, Valeska Maria Fortes de2019-04-26T16:00:01Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/8153Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2019-04-26T16:00:01Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade |
title |
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade |
spellingShingle |
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade Facco, Samara Educação. Imaginário Social. Formação de Professores |
title_short |
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade |
title_full |
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade |
title_fullStr |
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade |
title_full_unstemmed |
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade |
title_sort |
O lugar do Imaginário na formação de professores e a criação de avatares na Universidade |
author |
Facco, Samara |
author_facet |
Facco, Samara Deus, Ana Iara Silva de Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
author_role |
author |
author2 |
Deus, Ana Iara Silva de Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Facco, Samara Deus, Ana Iara Silva de Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Imaginário Social. Formação de Professores |
topic |
Educação. Imaginário Social. Formação de Professores |
description |
Este artigo discorre sobre um projeto de produção de avatares, com acadêmicos de graduação, professores e acadêmicos do programa de Pós-Graduação em Educação-UFSM. O desenvolvimento desse trabalho objetivou mobilizar os envolvidos para projetarem-se como super-heróis universitários, potencializando seu poder de “criação”, através do imaginário social para que possíveis mudanças possam ser repensadas no âmbito educacional. Dessa forma, a invenção do super-herói universitário, instigou a elaboração de um manifesto grafo poético, um texto crítico para a área da educação, aonde os participantes deveriam formular um apelido-verbete, suas qualidades visuais, sua predestinação, seu oponente, seu ponto forte e fraco, seu instrumento de poder, por meio de metáforas que imaginavam um campo alegórico para a Universidade. Assim, a partir desta experiência foi possível pensar sobre as questões postas na formação de professores pelo viés do imaginário social, especialmente sobre as significações imaginárias dos acadêmicos e professores acerca da universidade e de seu papel na sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153 10.14295/momento.v28i1.8153 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v28i1.8153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8153/5800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 28 No. 1 (2019); 381-396 Momento - Diálogos em Educação; v. 28 n. 1 (2019); 381-396 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870792953856 |