Caminhos percorridos para a implementação da lei nº 10.639/03 nas escolas da rede municipal de ensino de Esteio-RS
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4224 |
Resumo: | Este artigo apresentar os resultados da pesquisa que investigou como a política antirracista (Lei Federal 10.639/03) foi recontextualizada pelo magistério municipal de Esteio, representado pelo Grupo de Estudo sobre Africanidades no período de 2003 a 2008. A pesquisa tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo iluminado pelo paradigma da Teoria Crítica. A pesquisa indicou que os professores não tomam os textos das políticas como meros executores. Esses atores sociais são capazes de interpretar, reinterpretar e recriar as políticas no contexto da prática cotidiana das escolas. O Grupo de Estudos sobre Africanidades materializa o processo e os movimentos de interpretação e reinterpretação dos instrumentos antirracistas na rede municipal de ensino de Esteio. Palavras-chave: Lei Federal nº 10.639/03. Ciclo de Políticas. Ações Afirmativas na Educação Básica. |
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Caminhos percorridos para a implementação da lei nº 10.639/03 nas escolas da rede municipal de ensino de Esteio-RSEste artigo apresentar os resultados da pesquisa que investigou como a política antirracista (Lei Federal 10.639/03) foi recontextualizada pelo magistério municipal de Esteio, representado pelo Grupo de Estudo sobre Africanidades no período de 2003 a 2008. A pesquisa tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo iluminado pelo paradigma da Teoria Crítica. A pesquisa indicou que os professores não tomam os textos das políticas como meros executores. Esses atores sociais são capazes de interpretar, reinterpretar e recriar as políticas no contexto da prática cotidiana das escolas. O Grupo de Estudos sobre Africanidades materializa o processo e os movimentos de interpretação e reinterpretação dos instrumentos antirracistas na rede municipal de ensino de Esteio. Palavras-chave: Lei Federal nº 10.639/03. Ciclo de Políticas. Ações Afirmativas na Educação Básica.Universidade Federal do Rio Grande2014-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4224Momento - Diálogos em Educação; Vol. 22 No. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/03Momento - Diálogos em Educação; v. 22 n. 1 (2013): Educação, ensino e diversidade etnicorracional: leis, normas e práticas educativas - os 10 anos da lei 10.639/032316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/4224/2735Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Wagner dos SantosMolina, Rosane Kreusburg2018-05-08T14:49:48Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/4224Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:49:48Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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