O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462 |
Resumo: | Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária da matemática inicial, em escolas de Educação Infantil. Esse reconhecimento servirá de base para uma análise que localize a valorização social e cultural para as práticas matemáticas da criança, com resultado na futura aprendizagem formal do conhecimento na área. A primeira parte do texto apresenta considerações de autores envolvidos com o desenvolvimento humano e sua ligação direta com as práticas sociais e culturais. Trazemos, na segunda parte do texto, algumas contribuições de autores diretamente ligados com a área da matemática inicial e suas convicções acerca da importância do papel do contexto sociocultural para o desenvolvimento de ferramentas cognitivas, específicas na criança. A terceira e última parte do texto apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, com crianças entre 2 e 5 anos e adultos profissionais, com análise dos momentos vivenciados na apresentação espontânea de conceitos numéricos iniciais. |
id |
FURG-2_6f6f2c0b12894b57f2c229d2a42a7c83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/1462 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantilContexto sociocultural. Desenvolvimento cognitivo da criança. Matemática inicial na Educação Infantil.Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária da matemática inicial, em escolas de Educação Infantil. Esse reconhecimento servirá de base para uma análise que localize a valorização social e cultural para as práticas matemáticas da criança, com resultado na futura aprendizagem formal do conhecimento na área. A primeira parte do texto apresenta considerações de autores envolvidos com o desenvolvimento humano e sua ligação direta com as práticas sociais e culturais. Trazemos, na segunda parte do texto, algumas contribuições de autores diretamente ligados com a área da matemática inicial e suas convicções acerca da importância do papel do contexto sociocultural para o desenvolvimento de ferramentas cognitivas, específicas na criança. A terceira e última parte do texto apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, com crianças entre 2 e 5 anos e adultos profissionais, com análise dos momentos vivenciados na apresentação espontânea de conceitos numéricos iniciais.Universidade Federal do Rio Grande2010-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462Momento - Diálogos em Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 137-153Momento - Diálogos em Educação; v. 19 n. 1 (2010); 137-1532316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462/800Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSenna, Maria Teresa Telles Ribeiro2023-01-05T15:57:20Zoai:periodicos.furg.br:article/1462Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-01-05T15:57:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil |
title |
O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil |
spellingShingle |
O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro Contexto sociocultural. Desenvolvimento cognitivo da criança. Matemática inicial na Educação Infantil. |
title_short |
O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil |
title_full |
O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil |
title_fullStr |
O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil |
title_sort |
O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil |
author |
Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro |
author_facet |
Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto sociocultural. Desenvolvimento cognitivo da criança. Matemática inicial na Educação Infantil. |
topic |
Contexto sociocultural. Desenvolvimento cognitivo da criança. Matemática inicial na Educação Infantil. |
description |
Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária da matemática inicial, em escolas de Educação Infantil. Esse reconhecimento servirá de base para uma análise que localize a valorização social e cultural para as práticas matemáticas da criança, com resultado na futura aprendizagem formal do conhecimento na área. A primeira parte do texto apresenta considerações de autores envolvidos com o desenvolvimento humano e sua ligação direta com as práticas sociais e culturais. Trazemos, na segunda parte do texto, algumas contribuições de autores diretamente ligados com a área da matemática inicial e suas convicções acerca da importância do papel do contexto sociocultural para o desenvolvimento de ferramentas cognitivas, específicas na criança. A terceira e última parte do texto apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, com crianças entre 2 e 5 anos e adultos profissionais, com análise dos momentos vivenciados na apresentação espontânea de conceitos numéricos iniciais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462/800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 137-153 Momento - Diálogos em Educação; v. 19 n. 1 (2010); 137-153 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1775493249016791040 |