O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462
Resumo: Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária da matemática inicial, em escolas de Educação Infantil. Esse reconhecimento servirá de base para uma análise que localize a valorização social e cultural para as práticas matemáticas da criança, com resultado na futura aprendizagem formal do conhecimento na área. A primeira parte do texto apresenta considerações de autores envolvidos com o desenvolvimento humano e sua ligação direta com as práticas sociais e culturais. Trazemos, na segunda parte do texto, algumas contribuições de autores diretamente ligados com a área da matemática inicial e suas convicções acerca da importância do papel do contexto sociocultural para o desenvolvimento de ferramentas cognitivas, específicas na criança. A terceira e última parte do texto apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, com crianças entre 2 e 5 anos e adultos profissionais, com análise dos momentos vivenciados na apresentação espontânea de conceitos numéricos iniciais.
id FURG-2_6f6f2c0b12894b57f2c229d2a42a7c83
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/1462
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantilContexto sociocultural. Desenvolvimento cognitivo da criança. Matemática inicial na Educação Infantil.Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária da matemática inicial, em escolas de Educação Infantil. Esse reconhecimento servirá de base para uma análise que localize a valorização social e cultural para as práticas matemáticas da criança, com resultado na futura aprendizagem formal do conhecimento na área. A primeira parte do texto apresenta considerações de autores envolvidos com o desenvolvimento humano e sua ligação direta com as práticas sociais e culturais. Trazemos, na segunda parte do texto, algumas contribuições de autores diretamente ligados com a área da matemática inicial e suas convicções acerca da importância do papel do contexto sociocultural para o desenvolvimento de ferramentas cognitivas, específicas na criança. A terceira e última parte do texto apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, com crianças entre 2 e 5 anos e adultos profissionais, com análise dos momentos vivenciados na apresentação espontânea de conceitos numéricos iniciais.Universidade Federal do Rio Grande2010-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462Momento - Diálogos em Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 137-153Momento - Diálogos em Educação; v. 19 n. 1 (2010); 137-1532316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462/800Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSenna, Maria Teresa Telles Ribeiro2023-01-05T15:57:20Zoai:periodicos.furg.br:article/1462Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-01-05T15:57:20Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil
title O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil
spellingShingle O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil
Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro
Contexto sociocultural. Desenvolvimento cognitivo da criança. Matemática inicial na Educação Infantil.
title_short O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil
title_full O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil
title_fullStr O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil
title_full_unstemmed O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil
title_sort O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil
author Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro
author_facet Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto sociocultural. Desenvolvimento cognitivo da criança. Matemática inicial na Educação Infantil.
topic Contexto sociocultural. Desenvolvimento cognitivo da criança. Matemática inicial na Educação Infantil.
description Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária da matemática inicial, em escolas de Educação Infantil. Esse reconhecimento servirá de base para uma análise que localize a valorização social e cultural para as práticas matemáticas da criança, com resultado na futura aprendizagem formal do conhecimento na área. A primeira parte do texto apresenta considerações de autores envolvidos com o desenvolvimento humano e sua ligação direta com as práticas sociais e culturais. Trazemos, na segunda parte do texto, algumas contribuições de autores diretamente ligados com a área da matemática inicial e suas convicções acerca da importância do papel do contexto sociocultural para o desenvolvimento de ferramentas cognitivas, específicas na criança. A terceira e última parte do texto apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, com crianças entre 2 e 5 anos e adultos profissionais, com análise dos momentos vivenciados na apresentação espontânea de conceitos numéricos iniciais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1462/800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 19 No. 1 (2010); 137-153
Momento - Diálogos em Educação; v. 19 n. 1 (2010); 137-153
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249016791040