Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6843 |
Resumo: | A História da Matemática (HM) representa uma ferramenta pedagógica que pode ser considerada como uma metodologia de ensino promissora para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, discute-se neste artigo teórico, a Perspectiva sociocultural da HM como uma possibilidade didática, em que a época na qual o conhecimento matemático foi construído e, também, o contexto sociocultural no qual esse conhecimento foi desenvolvido devem ser analisados. Assim, conhecer a HM pode instrumentalizar os professores para entenderem algumas dúvidas e questionamentos dos alunos, que podem parecer simples à primeira vista, mas se forem analisados historicamente, foram problemas que ocuparam, durante séculos, as mentes grandiosas de muitos matemáticos. |
id |
UFOP_4ff61da961c1f65d7901b7e0ab80cd17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/6843 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática.Reflections about the socio-cultural perspective of history of mathematics.Perspectiva socioculturalHistória da MatemáticaContexto socioculturalSociocultural PerspectiveHistory of MathematicsA História da Matemática (HM) representa uma ferramenta pedagógica que pode ser considerada como uma metodologia de ensino promissora para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, discute-se neste artigo teórico, a Perspectiva sociocultural da HM como uma possibilidade didática, em que a época na qual o conhecimento matemático foi construído e, também, o contexto sociocultural no qual esse conhecimento foi desenvolvido devem ser analisados. Assim, conhecer a HM pode instrumentalizar os professores para entenderem algumas dúvidas e questionamentos dos alunos, que podem parecer simples à primeira vista, mas se forem analisados historicamente, foram problemas que ocuparam, durante séculos, as mentes grandiosas de muitos matemáticos.The study of History of Mathematics can be considered as an important tool for teachers and can be considered a promising teaching methodology in the teaching and learning of Mathematics. In this theoretical article, the sociocultural perspective of the History of Mathematics as a didactic possibility is discussed, primarily the need to consider the context in which mathematical knowledge along with its sociocultural contexts was developed. Knowing how to use the History of Mathematics can equip teachers to better understand both the doubts and questions of their students, which may seem simple at fi rst glance, but if examined historically, present problems that occupied the great minds of many mathematicians.2016-08-18T12:32:31Z2016-08-18T12:32:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. Revista Acta Scientiae, v. 17, p. 91-107, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/956>. Acesso em: 07 ago. 2016.2178-7727http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6843Os trabalhos publicados na Acta Scientiae estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Davidson Paulo AzevedoRosa, MiltonViana, Marger da Conceição Venturaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-09-27T17:14:26Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6843Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-09-27T17:14:26Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. Reflections about the socio-cultural perspective of history of mathematics. |
title |
Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. |
spellingShingle |
Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. Oliveira, Davidson Paulo Azevedo Perspectiva sociocultural História da Matemática Contexto sociocultural Sociocultural Perspective History of Mathematics |
title_short |
Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. |
title_full |
Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. |
title_fullStr |
Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. |
title_sort |
Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. |
author |
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo |
author_facet |
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo Rosa, Milton Viana, Marger da Conceição Ventura |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Milton Viana, Marger da Conceição Ventura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo Rosa, Milton Viana, Marger da Conceição Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perspectiva sociocultural História da Matemática Contexto sociocultural Sociocultural Perspective History of Mathematics |
topic |
Perspectiva sociocultural História da Matemática Contexto sociocultural Sociocultural Perspective History of Mathematics |
description |
A História da Matemática (HM) representa uma ferramenta pedagógica que pode ser considerada como uma metodologia de ensino promissora para o ensino e a aprendizagem em Matemática. Assim, discute-se neste artigo teórico, a Perspectiva sociocultural da HM como uma possibilidade didática, em que a época na qual o conhecimento matemático foi construído e, também, o contexto sociocultural no qual esse conhecimento foi desenvolvido devem ser analisados. Assim, conhecer a HM pode instrumentalizar os professores para entenderem algumas dúvidas e questionamentos dos alunos, que podem parecer simples à primeira vista, mas se forem analisados historicamente, foram problemas que ocuparam, durante séculos, as mentes grandiosas de muitos matemáticos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-08-18T12:32:31Z 2016-08-18T12:32:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. Revista Acta Scientiae, v. 17, p. 91-107, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/956>. Acesso em: 07 ago. 2016. 2178-7727 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6843 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. Reflexões sobre a perspectiva sociocultural da história da matemática. Revista Acta Scientiae, v. 17, p. 91-107, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/956>. Acesso em: 07 ago. 2016. 2178-7727 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002808843042816 |