Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Janete Magalhães
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: da Silva, Sandra Kretli, Zanotti Guerra Frizzera Delbo, Tânia Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6119
Resumo: Este artigo apresenta os movimentos de uma pesquisa gerados na tentativa de capturar as forças e potências que as imagens-cinema provocam, afetam, deslocam, inventam, rasuram, engendrando, nas linhas de forças, de vida e de escrita, a cartografia de um corpo coletivo, vibrátil, pulsante e desejante para se pensar processos de vida, de currículo, de docência, de infância. A aposta é na força e potência do encontro com as imagens cinematográficas, que faz a língua pegar delírio e impulsiona o pensamento para outros possíveis, o que provoca o pensar de outra forma e possibilita a invenção de movimentos curriculares, de infância e de docência. Acredita-se que os “usos” das imagens-cinema nos cotidianos escolares promovem o desalojar, rompem com os modos de pensar dogmáticos que impedem o plano de imanência fluir e abrem possibilidades de fazer a vida florescer.
id FURG-2_83eeb364a7c56f51c30e8e0628fb32d2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/6119
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírioCurrículoimagem-cinemacotidiano escolarEste artigo apresenta os movimentos de uma pesquisa gerados na tentativa de capturar as forças e potências que as imagens-cinema provocam, afetam, deslocam, inventam, rasuram, engendrando, nas linhas de forças, de vida e de escrita, a cartografia de um corpo coletivo, vibrátil, pulsante e desejante para se pensar processos de vida, de currículo, de docência, de infância. A aposta é na força e potência do encontro com as imagens cinematográficas, que faz a língua pegar delírio e impulsiona o pensamento para outros possíveis, o que provoca o pensar de outra forma e possibilita a invenção de movimentos curriculares, de infância e de docência. Acredita-se que os “usos” das imagens-cinema nos cotidianos escolares promovem o desalojar, rompem com os modos de pensar dogmáticos que impedem o plano de imanência fluir e abrem possibilidades de fazer a vida florescer.Universidade Federal do Rio Grande2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6119Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 205-220Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 205-2202316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/6119/3934Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Janete Magalhãesda Silva, Sandra KretliZanotti Guerra Frizzera Delbo, Tânia Mara2018-05-08T14:47:36Zoai:periodicos.furg.br:article/6119Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-05-08T14:47:36Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio
title Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio
spellingShingle Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio
Carvalho, Janete Magalhães
Currículo
imagem-cinema
cotidiano escolar
title_short Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio
title_full Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio
title_fullStr Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio
title_full_unstemmed Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio
title_sort Movimentos de invenções curriculares no cotidiano escolar: a potência da imagem-cinema fazendo a língua pegar delírio
author Carvalho, Janete Magalhães
author_facet Carvalho, Janete Magalhães
da Silva, Sandra Kretli
Zanotti Guerra Frizzera Delbo, Tânia Mara
author_role author
author2 da Silva, Sandra Kretli
Zanotti Guerra Frizzera Delbo, Tânia Mara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Janete Magalhães
da Silva, Sandra Kretli
Zanotti Guerra Frizzera Delbo, Tânia Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
imagem-cinema
cotidiano escolar
topic Currículo
imagem-cinema
cotidiano escolar
description Este artigo apresenta os movimentos de uma pesquisa gerados na tentativa de capturar as forças e potências que as imagens-cinema provocam, afetam, deslocam, inventam, rasuram, engendrando, nas linhas de forças, de vida e de escrita, a cartografia de um corpo coletivo, vibrátil, pulsante e desejante para se pensar processos de vida, de currículo, de docência, de infância. A aposta é na força e potência do encontro com as imagens cinematográficas, que faz a língua pegar delírio e impulsiona o pensamento para outros possíveis, o que provoca o pensar de outra forma e possibilita a invenção de movimentos curriculares, de infância e de docência. Acredita-se que os “usos” das imagens-cinema nos cotidianos escolares promovem o desalojar, rompem com os modos de pensar dogmáticos que impedem o plano de imanência fluir e abrem possibilidades de fazer a vida florescer.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6119
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6119/3934
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 25 No. 1 (2016); 205-220
Momento - Diálogos em Educação; v. 25 n. 1 (2016); 205-220
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249484455936