Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodeghiero, Carolina Campos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sperotto, Rosária Ilgenfritz, Ávila, Christiano Martino Otero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7806
Resumo: Este estudo é o resultado de uma investigação realizada com estudantes de licenciaturas quando expostos ao conceito de Aprendizagem Criativa e a linguagem de programação em blocos. Objetivando conhecer as potencialidades apresentadas pelos acadêmicos quando desafiados a elaborar estratégias de ensino para sua execução interdisciplinar atentando para a valorização cultural, empregamos como metodologia uma oficina de AC e posteriormente uma capacitação para utilizar a plataforma Scratch. Por meio desta, elaboraram produtos constituídos de projetos e roteiros como Objetos de Aprendizagem. Fora do ambiente de sala de aula, a comunicação entre os estudantes e os professores foi estabelecida por meio do Moodle, bem como pelo site de rede social Facebook. Como resultado, os 28 projetos elaborados podem ser considerados espécies de indicadores da AC que sugerem metodologias de trabalho inovadoras para o campo do ensino e da aprendizagem.
id FURG-2_869fe5d381b6d7fdb4f10d614769abf8
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7806
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superiorAprendizagem criativaroteiros de final aberto em Scratchcomunidade virtualAprendizagem CriativaEste estudo é o resultado de uma investigação realizada com estudantes de licenciaturas quando expostos ao conceito de Aprendizagem Criativa e a linguagem de programação em blocos. Objetivando conhecer as potencialidades apresentadas pelos acadêmicos quando desafiados a elaborar estratégias de ensino para sua execução interdisciplinar atentando para a valorização cultural, empregamos como metodologia uma oficina de AC e posteriormente uma capacitação para utilizar a plataforma Scratch. Por meio desta, elaboraram produtos constituídos de projetos e roteiros como Objetos de Aprendizagem. Fora do ambiente de sala de aula, a comunicação entre os estudantes e os professores foi estabelecida por meio do Moodle, bem como pelo site de rede social Facebook. Como resultado, os 28 projetos elaborados podem ser considerados espécies de indicadores da AC que sugerem metodologias de trabalho inovadoras para o campo do ensino e da aprendizagem.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/780610.14295/momento.v27i1.7806Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 188-207Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 188-2072316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/7806/5368Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodeghiero, Carolina CamposSperotto, Rosária IlgenfritzÁvila, Christiano Martino Otero2018-09-14T17:22:03Zoai:periodicos.furg.br:article/7806Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior
title Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior
spellingShingle Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior
Rodeghiero, Carolina Campos
Aprendizagem criativa
roteiros de final aberto em Scratch
comunidade virtual
Aprendizagem Criativa
title_short Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior
title_full Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior
title_fullStr Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior
title_full_unstemmed Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior
title_sort Aprendizagem criativa e scratch: possibilidades metodológicas de inovação no ensino superior
author Rodeghiero, Carolina Campos
author_facet Rodeghiero, Carolina Campos
Sperotto, Rosária Ilgenfritz
Ávila, Christiano Martino Otero
author_role author
author2 Sperotto, Rosária Ilgenfritz
Ávila, Christiano Martino Otero
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodeghiero, Carolina Campos
Sperotto, Rosária Ilgenfritz
Ávila, Christiano Martino Otero
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem criativa
roteiros de final aberto em Scratch
comunidade virtual
Aprendizagem Criativa
topic Aprendizagem criativa
roteiros de final aberto em Scratch
comunidade virtual
Aprendizagem Criativa
description Este estudo é o resultado de uma investigação realizada com estudantes de licenciaturas quando expostos ao conceito de Aprendizagem Criativa e a linguagem de programação em blocos. Objetivando conhecer as potencialidades apresentadas pelos acadêmicos quando desafiados a elaborar estratégias de ensino para sua execução interdisciplinar atentando para a valorização cultural, empregamos como metodologia uma oficina de AC e posteriormente uma capacitação para utilizar a plataforma Scratch. Por meio desta, elaboraram produtos constituídos de projetos e roteiros como Objetos de Aprendizagem. Fora do ambiente de sala de aula, a comunicação entre os estudantes e os professores foi estabelecida por meio do Moodle, bem como pelo site de rede social Facebook. Como resultado, os 28 projetos elaborados podem ser considerados espécies de indicadores da AC que sugerem metodologias de trabalho inovadoras para o campo do ensino e da aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7806
10.14295/momento.v27i1.7806
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7806
identifier_str_mv 10.14295/momento.v27i1.7806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7806/5368
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 188-207
Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 188-207
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493249846214656